Virtual Worlds – Best Practices in Education

Quem acompanha este blog e/ou minhas publicações já deve ter ouvido falar da Second Life Best Practices in Education, realizada em Março de 2007. O encontro começou a ser organizado informalmente pela comunidade que trabalha com educação no Second Life e acabou se tornando um evento gigante e inesquecível. 1.300 participantes de todo o mundo se reuniram para discutir educação no Second Life. Foi a primeira conferência internacional de 24 horas que ocorreu inteiramente em um mundo virtual.

Todos ficamos aguardando a versão de 2008, que acabou não ocorrendo, mas a comunidade começou a se mexer para 2009.

O evento mudou de nome, inclusive porque são outros organizadores, e se chamará neste ano Virtual Worlds – Best Practices in Education – 2009 (VW-BPE) SL CONFERENCE. A idéia é que os trabalhos não se restrinjam ao Second Life, mas tratem da educação em mundos virtuais em geral. O VW-BPE ocorrerá de 27 a 29 de Março, é gratuito e está sendo inclusive apoiado pelo Linden Lab, através do Pathfinder.

Eu participo do VW-BPE 2009 Organization Committee e sou inclusive responsável por envolver a comunidade de língua portuguesa que trabalha com mundos virtuais, e especialmente com o Second Life, no evento.

Hoje acabamos de lançar o Call for Proposals. Existe a possibilidade de enviar trabalhos em outras línguas, que não o inglês. Gostaria muito que tivéssemos vários trabalhos apresentados sobre as experiências com educação que têm sido realizadas em português no Second Life, como as da Unisinos, Aveiro, Porto, Sebrae, ilha Vestibular Brasil, Bradesco, Cidade do Conhecimento, ESAB, Senac etc., e mesmo em outros mundos virtuais. Os abstracts/proposals devem ser enviados até 28 de Fevereiro (então fiquem atentos), e alguns serão selecionados para publicação.

Mas além dos trabalhos enviados regularmente para o evento, estou organizando uma sessão especial apenas sobre essas experiências com educação em nossa língua, no Second Life. Essa sessão será em português, até agora a única língua confirmada no evento além do inglês.

O VW-BPE está também aberto para patrocínios, stands e displays – quem chegar primeiro pega!

Hoje (domingo, 25/01), na Education Support Faire in Second Life, às 22:00 horas, e no dia 30, no mesmo horário, haverá uma apresentação oficial do evento, que tem inclusive um stand, e podemos nos encontrar por .

[photopress:SL_Education_Fair_002.gif,full,vazio]

Dei uma passadinha na feira e está muito legal:

[photopress:SL_Education_Fair_001.gif,full,vazio]

A abertura está sendo agora – 13:00, com o Pathfinder, no Pavillon:

[photopress:SL_Education_Fair_003.gif,full,vazio]

[photopress:SL_Education_Fair_004.gif,full,vazio]

Qualquer dúvida, em relação a qualquer coisa no VW-BPE, podem falar comigo.

Ajudem por favor a divulgar. Vamos marcar forte presença da comunidade de língua portuguesa no evento.

Há uma comunidade no Facebook sobre o evento (para a qual você está convidado a participar), um grupo no Flickr, um wiki e também uma conta no Twitter que você pode seguir:

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

15 respostas a Virtual Worlds – Best Practices in Education

  1. JOSÉ COSTA disse:

    BOA TARDE, PROF. MATTAR! FICO FELIZ PELO SENHOR, CREIO QUE O PROFESSOR TEM REVOLUCIONADO O ENSINO À DISTÂNCIA, MAS, NÃO SEI COMO COOPERAR, POIS, NÃO TENHO MUITOS RECURSOS ELETRÔNICOS. ESTOU APRENDENDO MUITO, SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, DESTE QUE COMPREI O “LIVRO EaD”. ESTOU DISPOSTO A COLOBORAR, DE ACORDO COM MINHAS POSSIBILIDADES. ABRAÇOS. JOSÉ.

  2. Francisco e Rute Possebom disse:

    Agradecemos por nos avisar. Vamos divulgar entre os colegas professores de EaD em Guarulhos. Parabéns pela iniciativa!

  3. Evanilda Martins disse:

    Boa tarde professor, estou muito interessada nesse modelo de educação, pois a 25 anos trabalho pelo metodo tradicional e busco a diversificação. Inclusive esse é o tema de um artigo que escrevo para um livro, através de seus ensinamentos tenho aprendido e aumentado minha bagagem de conhecimento. Gostaria de saber como posso colaborar, não encontro as regars ou algum meio que expresse o tipo de trabalho que possa ser encaminhado. em mais.
    Obrigada.
    Evanilda Martins – Poços de Caldas.

  4. João Mattar disse:

    José, se você conseguir acessar o Second Life e assistir algumas das palestras do evento, acho que vai aproveitar muito.
    Evanilda, você já leu o Call for Proposal?
    http://www.vwbpe.org/call-for-papers
    Está em inglês, eu trabalharei em uma tradução nos próximos dias.

  5. Olá Professor:

    Fiquei com dúvidas sobre o funcionamento do sistema todo. Seria interessante divulgar todos os procedimentos para instalação e requisitos de hardware, e como proceder para ter acesso…

    Obrigado..

  6. João Mattar disse:

    Oi, Darwin, acho que você está falando sobre a instalação do Second Life no computador. As exigências de hardware você encontra na página do Second Life: http://secondlife.com/support/sysreqs.php
    Fiz alguns micro-tutoriais sobre habilidades básicas que você precisa ter no SL: http://blog.joaomattar.com/category/informatica/second-life/microtutoriais-sl/
    Tenho também aqui no blog uma página com tutoriais, basicamente para construção de objetos: http://blog.joaomattar.com/12/
    Veja esse material e quaisquer dúvidas estou à disposição.
    Abraços

  7. João, muito interessante, vou transmitir ao Alan. Estou pressionado pelo tempo para a qualificação do doutorado e aí tenho que ser “rápido e focado” ! Abraço cordial do amigo Ilan.

  8. edna disse:

    Tenho interesse em participar nesse encontro e conhecer um pouco sobre esse evento. Abraço, Edna

  9. João Mattar disse:

    Legal, Edna. Você já entrou no Second Life?

  10. Murilo disse:

    Legal vou dar uma trackback depois

    abraço

  11. Pingback: De novo, Best Practices in Education 2009 « Education in virtual/real worlds

  12. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Virtual Worlds Best Practices in Education - Prazo: 28/02

  13. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Virtual Worlds Best Practices in Education - Programa Online

  14. Pingback: Virtual Worlds Best Practices in Education - Programa Online « Pequenos Mundos

  15. Olá professor João Mattar

    Estou disposto a colaborar no que se fizer necessário e, claro, estiver ao meu alcance.

    Atenciosamente

    Jurandir Rafael.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>