Congresso Second Life na Educação – Capítulo Rio de Janeiro – 28/06/2008

Espero conseguir, durante o Carnaval, colocar meus posts sobre os eventos do ano passado em dia. Aqui vai então o primeiro, o capítulo do Congresso Second Life na Educação realizado no Rio de Janeiro em 28/06/2008, que eu cobri pelo meu Twitter – navegue pelos Older até chegar na data.

Carlos Valente abriu o evento com Educação: Colaborativa, Imersiva e Pervasiva, falando sobre web e EaD 3.0.

Em seguida apresentei o case: Pearson – ABC da EaD no Second Life, falando sobre o curso que tenho ministrado sobre EaD no Second Life.

Marcos Archanjo continuou com o case: Universidade do Brasil Virtual – Grids Oficial e Open Source na Educação, falando sobre o seu projeto da UBV – Universidade Virtual do Brasil.

Ricardo Newton continuou com o case: Arte No Second Life – Uso do SL como ambiente de aprendizagem para os alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ, falando sobre exibições de arte no SL.

Em seguinda tivemos uma linda apresentação à distância da Unisinos no SL com a Daiana Trein, quando todos tiveram a oportunidade de passear pela ilha e conhecer o excelente trabalho que eles desenvolvem por lá.

O Sebrae fez depois uma apresentação da Ilha do Empreendedor.

Rodolfo Nakamura falou então de web 2.0 em SLOODLE = SL + MOODLE, mencionando o Mogulus – iptv.

Cezar Taurion apresentou o excelente case: IBM – Novas Tecnologias, falando sobre web 2.0 e mundos virtuais. A IBM tem (tinha na época) 50 ilhas, 14.000 avatares e 100 cursos no Second Life, e está se preparando estrategicamente para seus próximos empregados. A Web 3D é uma evolução da Net. Confiamos mais na nossa net social do que marketing. O SL satisfaz 2 aspectos da nossa natureza: social e visual. Capitalistas de risco estão investindo dinheiro nos mundos virtuais. O Deutsche bank testa o design de sua arquitetura antes de construir. Circuit City e Sears também estão no negócio. É possível simular uma apresentação para um cliente, e também simular como lidar com comportamentos estranhos em uma reunião. O SL pode ser utilizado para integrar trabalhadores e valores em uma empresa multinacional. Mundos virtuais desenvolvem líderes reais. As pessoas mudam de profissão algumas vezes durante a vida. O sucesso na EaD está ligado ao nível de conhecimento e consciência da web 2.0. Os manuais da IBM são wikis desenvolvidos com os clientes. A IBM tem mais de 50.000 blogs e o blog do Cezar Taurion tem 6.000 acessos por dia! As caras da platéia mostravam como o tema é interessante.

Júlio César começou o case: ESAB – a Experiência Educacional da ESAB nos mundos virtuais e em ambientes de EaD. Para ter sucesso em educação no Second Life, você deve estar inserido nos aspectos sociais do SL. Mas ele logo foi interrompido porque o auditório precisava ser fechado – o Rio de Janeiro tornava-se perigoso depois das 16 horas nos arredores da Faculdade CCAA, onde ocorreu o evento.

Não tivemos então a mesa redonda que deveria envolver, além de alguns dos palestrantes, Elomar (ABED) e Maria Teresa (CCAA), nem o lançamento da Revista “Avatar Mundos Virtuais”, nem a conclusão e a sinalização para trabalhos futuros. Mas no meio disso tudo tivemos um rápido intervalo para lunch break.

Infelizmente ainda não há previsão se ocorrerá um próximo evento, além dos capítulos São Paulo e Rio de Janeiro.

De lá fui encontrar meu mano Vinícius e no dia seguinte passeei pelo Centro do Rio. Visitei a Igreja da Candelária, linda por dentro e por fora – em frente tem uma cruz em homenagem aos 8 adolescentes mortos na madrugada de 23/07/1993. Na Casa França Brasil vi a mostra Mulheres Reais, Modas e Modos no Rio de Dom João VI. No Centro Cultural Banco do Brasil tem um elevador bem antigo que nos leva à biblioteca. Estava tendo o Nippon – 100 anos de Integração Brasil-Japão, organizada pela Denise Mattar (que não sei se é minha prima), incluindo mostra de Mangás e Animes e apresentação de música – tambores. Antes de voltar passei pelo MAM (esperava mais do museu) e me fascinaram Trinta Reais – obra construída com carpetes recortados, e as mostras de Daniel Senise e Pablo di Giulio.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Congresso Second Life na Educação – Capítulo Rio de Janeiro – 28/06/2008

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Second Life morreu? (a velha questão que não morre…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>