Os meus alunos de Design de Games na Universidade Anhembi Morumbi têm que desenvolver um Trabalho Interdisciplinar muito interessante neste semestre: criar um game para web em Flash partindo de um conto.
Cada grupo criou um blog (um grupo preferiu um wiki) que registrará durante o semestre o processo de produção do game, até sua versão final que será disponibilizada também na web. Aqui estão os blogs recém-criados. Deixem seus primeiros comentários por lá para animar os grupos, acompanhem o trabalho durante o semestre e participem com sugestões sempre que puderem:
Turma MA3
Beef Domburi
Realidade Elétrica
Paper Gamer’s
Turma MB3
Defenestrados
Arrombador Project
Turma MC3
http://www.climbinggoats.weebly.com
http://functionant.blogspot.com/
http://capivaragames.wordpress.com
http://www.seidengames.blogspot.com
http://rndgames.wordpress.com/
Turma VA3
Turma NA3
http://tarjapretagames.blogspot.com/
http://biribinhastudio.blogspot.com/
http://ugwbrazil.blogspot.com/
http://amigosdogilson.blogspot.com/
http://firehorsegames.blogspot.com/
Legal, professor!
Ficarei de olho nos blogs!
Abraço!
Que legal! Estou indo dar uma espiadinha rsrs
Opa Prof. Mattar
A ideia é legal pena a tecnologia escolhida. Usar tecnologias proprietárias é ruim em vários sentidos! fará as soluções obsoletas em pouquíssimo tempo…
Oi, Sérgio, não entendi de que tecnologias proprietárias você está falando, do Flash?
Opa Prof. Mattar.
Sim, me refiro ao Flash!
abs
Pois é, Sérgio, entendo o que você quer dizer mas acho que dá uma boa discussão. Muita coisa que só o Flash fazia antes, hoje já é realizada por outros softwares. Ele se tornou uma referência para diversos tipos de produção multimídia, e imagino que no futuro o que tiver sido desenvolvido em Flash poderia facilmente ser transportado para outros softwares, além de que, para o usuário, é preciso apenas ter o Flash Player, que é gratuito. De qualquer maneira, esse tipo de atividade já vem sendo desenvolvida na Anhembi há alguns semestres e eu não opinei diretamente sobre o uso do Flash, mas posso tocar nesse assunto na nossa próxima reunião de departamento. Abração
Eu falo da experiência de simulações em física feitas em flash… depois que os autores abandonam o projeto por vários motivos eles morrem…
Se as mesmas simulações fossem feitas com tecnologias abertas (python, pygame, etc), elas poderiam ser continuadas por eventuais usuários…. uam vez que as ferramentas de desenvolvimento são livres (além do código)…
Óbvio que isto não desmerece o trabalho mas é um item que pode impactar no médio e longo prazo!
abs
Oi prof. Mattar
Quando for realizado o seminário de Jogos aqui na Uneb, traga os grupos para apresentar algo ou simplesmente para falar do curso e expectativas. É bom que eles conheçam de perto o que está sendo produzido por aí afora e tenham contato com o pessoal dos jogos por aqui também. Um beijo.
Olá prof. Mattar,
Vim comentar alguns comentários do seu blog huahauas
Sobre a utilização de tecnologias como o Flash vs. OpenSource, creio que a escolha do flash como plataforma foi muito bem resolvida, já que 99% dos browsers já vem com ele instalado, fora que o objetivo desse projeto é produzir um game em flash para web.
O curso da Anhembi não é voltado para programação, então apenas quem estudou as linguagens opensource como python saberia fazer um jogo dessa maneira (que não é proibido, apenas recomendado o uso do flash, já que temos uma matéria sobre ActionScript e professores que podem ajudar).
O Flash, como todos os softwares, vão evoluindo com o tempo, e como lançou sua última versão a pouco tempo (CS4), difícilmente vai ficar obsoleto no tempo que Sérgio se referiu…
Sem falar que o mercado para jogos em flash é bem grande e esse software muito requerido, especialmente no Brasil.
Kariene, seria muito legal apresentar nossos jogos depois de prontos, mas a Uneb não fica na Bahia? É um pouquinho longe daqui… =P
Mattar, arrume o link da empresa Climbing Goats Entertainment:
http://www.climbinggoats.weebly.com e não http://www.kontain.com/climbinggoat
Mariana, muito legal você passar por aqui. O Seminário realizado anualmente na Bahia é uma referência em uso de games em educação, e fiz inclusive um resumo do evento do ano passado em:
http://blog.joaomattar.com/iv-seminario-jogos-eletronicos-educacao-e-comunicacao/
Seria realmente muito interessante vocês participarem, e inclusive já conversei com o Delmar que a idéia é o seminário não ficar restrito à Bahia, então poderíamos organizar uma versão aqui na Anhembi.
Guilherme, já arrumei, obrigado!
Mattar, muda a url do nosso blog de darkpigy.blogspot.com para darkpigg.blogspot.com. ^^
Valeu!!
Mudado!
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Games baseados em contos
Olá professor Mattar eu gostaria de uma ajuda em 2011 estarei entrando na anhembi morumbi estava precisando de uma ajuda pois estou com muitas duvidas sobre o curso e sobre o que eu poderei fazer depois da graduação…
Eu já prestei a faculdade esse ano e passei porem ainda estou no segundo colegial então preciso terminar o ensino médio para poder cursar gostaria muito mesmo de um Email para que eu possa conversar com você e tirar duvidas sobre a faculdade entre outras coisas.
se puder por favor mandar um Email para kaique.anakin@gmail.com
Obrigado desde já
Olá galera, sou novo aqui, mas sou antigo em um dos jogos mais divertidos da ongame o “HeroOnline” não sei se todos
já ouviram falar, mas estou divulgando para que todos possam entrar e conhecer este Game acessem o site e baixem o Cliente:
http://hero.ongame.com.br/download/client.php?men=1
vou deixar um vídeo só para vocês terem uma idéia de como é o Game, vejam outros vídeos se intereçarem também, meu nick name no jogo é “kiradaisho” te vejo lá!!!
http://www.youtube.com/watch?v=gEHCBv8j6DI