YouTube, Vídeos & Educação

Já andei visitando o tema por aqui em diversos posts e páginas, como: YouTube na Educação, Vídeos para Ensino Fundamental e Médio, Vídeos & YouTube, YouTube na Educação e YouTube, Vídeos & Educação, dentre outros. Mas chegou a hora de revisitá-lo, tanto porque novos feeds se acumularam, quanto porque estou utilizando vídeos com meus alunos neste semestre na Universidade Anhembi Morumbi. Então aqui vão alguns flashs.

O recurso de anotações nos vídeos foi introduzido no ano passado pelo YouTube, mas desde o início deste ano está mais simples: agora aparece um símbolo enquanto você assiste ao seu vídeo, você clica onde quiser e adiciona as anotações, sem ter que passar pelo editor:

[photopress:Anota____es.gif,full,vazio]

Além de excluir com frequência vídeos que tocam clips protegidos por direitos autorais, desde o início do ano o YouTube está implementando a remoção automática de faixas de áudio dos vídeos. Quando o áudio do seu vídeo estiver mudo, você provavelmente encontrará embaixo dele a seguinte mensagem:

[photopress:Direitos_Autorais_YouTube.gif,full,vazio]

O site Converta converte e já baixa automaticamente vídeos do YouTube em diferentes formatos.

Começa a ser possível agora, legalmente, baixar vídeos do YouTube para assistir offline – cheque YouTube Goes Offline, projeto ao qual instituições de ensino começam a se filiar, oferecendo inclusive os vídeos para baixar de graça.

Richard Buckland, professor de ciência da computação da University of NSW em Sydney, Austrália, tem gravado e disponibilizado suas aulas no YouTube, permitindo que alunos do ensino médio participem dos seus cursos à distância da mesma maneira que seus alunos universitários, o que pode contar inclusive como crédito caso o aluno queira posteriormente estudar na universidade. Ou seja, o aluno, mesmo não matriculado ainda na universidade, pode assistir às aulas e fazer as atividades, e depois, se quiser estudar na NSW, terá os créditos dessas atividades validados. O canal é UNSW eLearning e esta é a primeira aula – Lecture 1: Higher Computing 1:

Sarah Perez discute a experiência em: Forget iTunes U: Students Now Getting College Credit via YouTube.

Até o Vaticano agora tem um canal no YouTube.

Wibe7.tv faz buscas no YouTube retornando apenas thumbnails, sem texto.

VideoSurf utiliza estratégias interessantes para buscar, encontrar e assistir a vídeos online. A busca dos vídeos é feita por identificação visual, e não texto, em momentos visuais indexados, possibilitando que o usuário navegue por cenas, pessoas ou momentos em seus resultados.

O Embedr possibilita a criação de listas de reprodução (playlists) de diversos serviços de vídeo, é muito simples de usar e o resultado fica muito bonito. Criei rapidamente esta Playlist sobre Comportamento do Consumidor com vídeos do Dailymotion, Vimeo e YouTube:

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Video. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a YouTube, Vídeos & Educação

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Vídeos Online em Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>