MTV Debate – O ensino à distância é eficaz?

Nesta semana houve um debate na MTV, “moderado” pelo Lobão, sobre Educação a Distância.

Algumas passagens (não são transcrições):

Marcos Ferreira – professor no curso de pedagogia da USP: o que tem guiado boa parte da implantação da tecnologia educacional e da EaD na América Latina e no Brasil nos últimos 40 anos foi decorrente dos acordos MEC-USAID (United States Agency for International Development), em que o tecnicismo é o modelo pedagógico. Esse modelo pedagógico, baseado nas ideias de Skinner, procura limitar a autonomia do professor na organização do conteúdo e da prática educacional, ou até mesmo, no limite, eliminá-lo (e é o que temos visto em muitos modelos de EaD no Brasil, com os impostutores). [...] EaD no meu ponto de vista é disponibilizar informação (ich!), mas não é formação, porque na formação você precisa de um contexto educativo, vida universitária, vida escolar. [...] Todo autodidata é orfão; ensino a distância é você limitar as pessoas a essa orfandade (ich!!).

Ciro Correia – Sindicato Docentes Instituições de Ensino Superior: os países que se desenvolveram investiram massiçamente em educação, o governo brasileiro teria recursos para investir, investe inadequadamente e quer agora usar a EaD para resolver o problema. [...] A EaD é propaganda de que o governo está fazendo alguma coisa pela educação, sem fazer. [...] O governo está colocando a EaD como política pública, porque ele não quer investir em educação presencial. [...] O ensino a distância é limitado porque não pressupõe interação (ich!! só se for alguns modelos que existem por aí).

Werciley Silva – Diretor da Escola Virtual: não é uma questão de estar negando ou não a educação a distância, são situações contemporâneas que nós não temos como negar mais, temos que saber lidar com essas situações. [...] Não estamos discutindo EaD, mas como ela está sendo implementada no país (mas então existe alguma coisa “pura” como A EaD, ou como disse o Lobão, o Ensino a Distância “em si”?)

Lobão – o aluno que grava a aula chata e coloca no youtube não pode ser argumento em defesa da EaD, ao contrário, pode ser considerado o idiota da objetividade, que mais detesta a informação.

Secretário da SEED – no Brasil fazemos educação semipresencial, então com interação nos polos, em que os alunos não interagem com o professor, mas entre eles, mediados por um tutor (mas só no semipresencial há interação? nos polos então prescinde-se da figura do professor? e a velha pergunta – qual é o papel do tutor na UAB?)

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a MTV Debate – O ensino à distância é eficaz?

  1. Daiana Trein disse:

    eu assisti ao debate… sem foco, sem argumentações coerentes…. e o “mediador” fez um verdadeiro circo com o assunto, sem contar os absurdos que ele dizia…

    autodidata é órfão?
    coisa pura?

    ai ai

  2. Fabiana disse:

    Totalmente sem fundamento! Eles simplesmente levaram ao programa pessoas que não sabiam oq estavam dizendo. Oq eles acham que é EaD? Dizer que “o ensino a distância é limitado porque não pressupõe interação” foi mto difícil de engolir…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>