The Non-Designer’s Web Book

WILLIAMS, Robin; TOLLETT, John. The non-designer’s web book: an easy guide to creating, designing and posting you own web site. 3rd ed. Berkeley, CA: Peachpit Press, 2006. Resenha de João Mattar.

Este é um dos 3 livros que faz parte da bibliografia básica do curso Internet for Educators, que comecei nesta semana na Boise State University. Farei a resenha durante os próximos 2 meses, então enquanto este comentário não sumir daqui, a resenha está em construção.

Depois de uma rapidíssima Introdução, começam os capítulos.

Part One: Using the World Wide Web

Cap. 1 – What is the Web? traz informações básicas sobre a web: internet, modens, provedores, web, browsers, urls, plug-ins etc.

Part Two: Making Web Pages

Part Three: Design Issues on the Web

Cap. 6 – Basic Design Principles for Non-Designers apresenta 4 princípios básicos: alinhamento, proximidade, repetição e contraste, com vários exemplos coloridos. Algumas sugestões: escolha um alinhamento e utilize-o em toda a página, sem misturar alinhamentos; não centralize tudo; não utilize bordas para tabelas; faça com que os elementos distintos realmente pareçam distintos, e não semelhantes; crie um ponto focal.

Cap. 7 – Interface & Navigation explora a construção de interfaces e da navegação em sites. Há uma referência à Inspiration, que produz softwares para organização visual do pensamento. É também mencionada a ferramenta Art Directors Toolkit, com vários recursos de apoio ao trabalho do designer, e uma busca por rulers no Shareware.com, para ajudar a medir uma página. Há uma sugestão de se utilizar o design horizontal para a web, de repetir menus de texto para navegação mesmo quando usamos image maps ou botões, e principalmente no final da página, e de tirar o link dos botões ou menus para a página que o usuário está visitando, assim como o seu brilho.

Cap. 8 – Good and Bad Design apresenta princípios do bom e mau design, com vários exemplos coloridos. Exemplos de mau design: texto difícil de ler; elementos que distraem a atenção em relação às informações mais importantes; formatação inadequada; abuso das maiúsculas; não fica claro que os links são links; imagens sem alt labels; animações que nunca param; navegação pouco clara; muitas frames; página de entrada ou home page que não cabem num formato standard de 800 x 600 pixels; falta de ponto focal ou muitos pontos focais.

Part Four: Color, Graphics, and Type

Chapter 9: Color on the Web é um capítulo bem legal que aborda cmyk/rgb, cores indexadas, profundidade de bit, resolução de monitor e imagens, cores para web etc. Há referências a Colormix para criar e baixar cores híbridas e para o site Lynda, com informações, cursos e recursos para design.

Chapter 10: Graphic Definitions you must know fala sobre formatos de arquivos, como gif e jpeg, anti-aliasing, tamanho de arquivos de imagens, mapas de imagens, thumbnails, dentre outros pontos.

Chapter 12: Typography on the Web apresenta a importante orientação para o uso de fontes e texto na web. Algumas sugestões: fontes sans serif; evitar linhas muito longas; gerar contraste entre o texto e o fundo; não sublinhe nem use cor de hiperlinks no texto; aspas, apóstrofes etc. com código especial. São também analisados os problemas com browsers, plataformas e resoluções de monistores que geram visualizações diferentes de páginas na web, e apresentado brevemente o uso de CSS.

Chapter 16: Tables destrincha o código necessário para utilizar tabelas.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, Edtech502, Resenhas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a The Non-Designer’s Web Book

  1. Eu também uso nas minhas aulas JOÃO, o mesmo livro dessa autora com nome de ator e cantor: Robin WILLIAMS. É o excelente “Design para Quem Não é Designer”, que vale a pena como referência nessa difícil e polêmica área de estética digital …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>