Bibliografia sobre Games em Educação

Esta é a bibliografia de games em educação sobre a qual vou me debruçar intensamente nos próximos 2 meses – alguma coisa já andei inclusive resenhando por aqui. Mais alguma sugestão?

ABT, Clark C. Serious games. University Press of America, 2002.

ALDRICH, Clark. Learning by doing: a comprehensive guide to simulations, computer games, and pedagogy in e-learning and other educational experiences. San Francisco, CA: Pfeiffer, 2005.

ALVES, Lynn. Game over: jogos eletrônicos e violência. Siciliano, 2005.

ANNETTA, Leonard A. (Editor). Serious educational games: from theory to practice. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.

BECK, John C.; WADE, Mitchell. Got game: how the gamer generation is reshaping business forever. Harvard Business School Press, 2004.

BECK, John C.; WADE, Mitchell. The kids are alright: how the gamer generation is changing the workplace. Harvard Business School Press, 2006.

BERGERON, Bryan. Developing serious games (Game Development Series). Charles River Media, 2006.

BOGOST, Ian. Persuasive games: the expressive power of videogames. The MIT Press, 2007.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harper Perennial, 2008

GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2004.

GEE, James Paul. Good video games and good learning: collected essays on video games, learning and literacy (New Literacies and Digital Epistemologies). Peter Lang Publishing, 2007.

GEE, James Paul. Why video games are good for your soul. Australia: Common Ground, 2005.

GIBSON, David; ALDRICH, Clark; PRENSKY, Marc. Games and simulations in online learning: research and development frameworks. Hershey, PA: Information Science Publishing, 2007.

HUTCHISON, David. Playing to learn: video games in the classroom. Westport, CT: Libraries Unlimited, 2007.

IUPPA, Nicholas; BORST, Terry. Story and simulations for serious games: tales from the trenches. Focal Press, 2006.

MENDES, Cláudio Lúcio. Jogos eletrônicos: diversão, poder e subjetivação. Papirus, 2006.

MOITA, Filomena. Game on - jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. Alinea, 2007.

PERUCIA, Alexandre Souza; BERTHEM, Antônio Córdova de; BERTSCHINGER, Guilherme Lage. Desenvolvimento de jogos eletrônicos. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2007.

PRENSKY, Marc. Digital game-based learning: practical ideas for the application of digital game-based learning. St. Paul, MN: Paragon House, 2007.

PRENSKY, Marc. Don’t bother me mom–i´m learning! Paragon House Publishers, 2006.

QUINN, Clark N. Engaging learning: designing e-learning simulation games (Pfeiffer Essential Resources for Training and HR Professionals). Pfeiffer, 2005.

SHAFFER, David. How computer games help children learn. New York: Palgrave Macmillan, 2006.

THOMPSON, Jim; BERBANK-GREEN, Barnaby; CUSWORTH, Nic. Game design: principles, practice, and techniques – the ultimate guide for the aspiring game designer. Wiley, 2007.

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4 respostas a Bibliografia sobre Games em Educação

  1. erickgoes disse:

    Olá Joao

    Nao tenho nada a acrescentar na sua lista bibliográfica. Só gostaria de parabeniza-lo por elencar estes livros. Será de grande ajuda para mim e outras pessoas que buscam informação contextualizada sobre o tema dos jogos na educação. Obrigado e parabéns pelo blog.

    \__/
    (oo)
    _||_
    erick
    Projeto Ekaaty Educacional

  2. João Mattar disse:

    Erick, nos próximos 2 meses eu estarei devorando o que ainda resta desta bibliografia e resenhando os livros por aqui. Espero realmente que sirva para vocês, para ajudar a dar um impulso nas pesquisas sobre games em educação.

  3. Renato disse:

    Uau, isso vale ouro e vai ser deveras útil. Um livro que gostei em termos de game design foi o Game Design Workshop do Tracy Fullerton. Ele aborda pouco o potencial educacional mas os testemunhos de grandes designers são bem interessantes. Em um destes, Ian Bogost da Persuasive Games explica como jogos podem ser usados para expressar idéias, sendo ótimo para explicar e instigar o imenso potencial educacional dos jogos. Inclusive estou trabalhando nele como um post futuro no meu blog.

    Serviu para me confirmar por outra fonte aquela sua idéia de que os designers instrucionais tem muito a aprender com os designers de jogo.

  4. Eri disse:

    João,
    Seguem mais duas..sendo uma delas free. Confesso que não li nenhum deles pq não estão no meu foco de pesquisa neste momento, mas se é MIT é bom!!!! rsrrsrs
    The Civic Potential of Video Games http://mitpress.mit.edu/catalog/item/default.asp?ttype=2&tid=11851

    The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning (free) coloquei o link para esse e outro do MIT Press no meu blog http://www.erigleidson.com/blog/?p=355

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