PodCast: Crie seu programa de rádio

Hoje participei da oficina PodCast: Crie seu programa de rádio, conduzido pelo professor Ricardo Senise durante a III Semana Acadêmica Anhembi Morumbi.

Senise coordena 2 podcasts: 5a1: o podcast do Senise e 3 na Copa.

O programa de edição de áudio indicado foi o Audacity e Senise demonstrou o uso do software.

Depois de selecionada uma faixa com a ferramenta de seleção, Efeitos/Repetir serve para repetir uma faixa, indicando inclusive com que tempo ficará a sua nova faixa, após a repetição. Do lado esquerdo da faixa, há opções para emudecer ou tocar apenas aquela faixa, diminuir ou aumentar volume e balancear canais direito/esquerdo.

[photopress:Foto1b_1_2.gif,thumb,vazio]

Opções para exportar: WAV, MP3 (precisa baixar a lame_enc.dll para essa opção funcionar) e Ogg Vorbis (para padrões de software livre).

Para gravar é simples: conectado o microfone, clicando em gravar já abre uma nova faixa que começa a gravar o que você estiver falando.

A ferramenta envelope permite que você altere o volume em passagens do áudio para adequar por exemplo o bg com a gravação da fala.

[photopress:Foto2.gif,thumb,vazio]

Uma opção interessante é gravar um backup com 128Kbps e outra para publicar em 64Kbps – Editar/Preferências/Formato de Arquivos.

Foi indicado o liberated syndication para divulgar o podcast, para o qual você tem que pagar um plano mensal. O UOL Mais também oferece gratuitamente a possibilidade de publicar.

O ustream.tv faz transmissão ao vivo de áudio e vídeo.

Como eu já hospedo arquivos no meu serviço da Locaweb, fui até o Internet Archive, copiei um código de embed para o player de um mp3 hospedado lá, troquei o endereço para um arquivo em que toco All of Me no violão, hospedado na Locaweb, e funcionou:

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Música. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>