Vivências, Benefícios e Limitações

Em 29/06/2009, o Rodrigo Gecelka fez a sua apresentação de TCC de especialização em EaD no Second Life.

[photopress:tcc_rodrigo_009low.jpg,full,vazio]

Cheguei um pouco atrasado mas tive o prazer de acompanhar parte da apresentação. Foi uma experiência muito interessante porque, a distância, pessoas de todo o Brasil (e do mundo) puderam “estar presentes no local” da apresentação, ouvindo o Rodrigo, vendo os slides, ouvindo os comentários da banca e inclusive interagindo no final da apresentação com todos.

Assistir a uma banca no Second Life é diferente de assistir a uma banca por videoconferência. Por videoconferência, tudo funciona como se você estivesse enxergando por um buraco na fechadura, e enxergando pessoas que estão distribuídas em lugares diferentes, uma por uma, ou seja, não há o compartilhamento de um espaço virtual. Durante a apresentação do Rodrigo, ao contrário, houve uma sensação de presença, de compartilhamento do espaço virtual onde ocorreu a apresentação.

[photopress:tcc_rodrigo_007low.jpg,full,vazio]

Sobre o trabalho do Rodrigo não é preciso falar, é uma das pessoas que se destaca no uso do Second Life em educação no Brasil, coordenando as interessantíssimas atividades da ilha do Sebrae no SL.

Foi um prazer estar presente e foi a primeira defesa de TCC a que assisti em um mundo virtual. Parabéns para o Rodrigo, parabéns para o Sebrae, parabéns para a banca e parabéns para todos que estavam presentes por lá, aliás muitos.

Foi também interessante que a apresentação do Rodrigo ocorreu dias após o Second Life ser declarado “morto” por alguns Velhos do Restelo de plantão, pelo encerramento da parceria com a Kaizen no Brasil. Na verdade, o SL continua vivo, e mais vivo do que nunca em educação, e a apresentação do Rodrigo foi uma prova disso.

A seguir, a apresentação com áudio e slides:

Apresentação TCC from gecelka on Vimeo.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Vivências, Benefícios e Limitações

  1. Pingback: O indiscreto charme das conspirações nas tecnologias avançadas « Blog da Contemplação

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » A Construção do Conhecimento nos Metaversos: educação no Second Life

  3. Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Design de Interação na Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D e 2D

  4. Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Second Life morreu? (a velha questão que não morre…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>