ERPs Educacionais

ERP – Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão da informação que procura integrar os dados e processo das empresas. Existem ERPs voltados especificamente para o setor educacional.

A SunGard Higher Education é uma das empresas que oferece serviços e sistemas ao setor de educação em vários países. Hoje, ela atende 1.600 organizações de ensino superior e 10 milhões de alunos, oferendo soluções administrativas, acadêmicas e de gerenciamento de tecnologia da informação, dentre outras. Pelo que é possível entender do seu site, entretanto, a empresa não oferece p.ex. um LMS, ou seja, seus sistemas não chegam no nível da tecnologia educacional propriamente dita.

A empresa já tem uma subsidiária no Brasil, lançou o SunGard Banner em português e fechou negócios com 2 importantes instituições de ensino superior, a Anhembi Morumbi e a Insper (novo nome para o IBMEC em São Paulo).

Seus planos de longo prazo são ambiciosos – cf. p.ex. SunGard Higher Education quer liderar mercado de ERP educacional no Brasil e SunGard HE: liderança no Brasil em cinco anos. Além de continuar a focar nas instituições de grande porte, a SunGard pretende também trazer para o Brasil o PowerCampus, para instituições de menor porte.

Seu principal concorrente, no Brasil e no mundo, é a Oracle, que também oferece sistemas para educação e por aqui já tem clientes de peso como Anhanguera, Unisul e Aliança Francesa.

Vamos acompanhar os próximos rounds a briga e o desenvolvimento do setor no Brasil, que ainda é dominado pelos sistemas caseiros, desenvolvidos nas próprias instituições de ensino. O que eu quero mesmo é entender um pouco melhor até que ponto esses sistemas entram realmente na área da Tecnologia Educacional, incluindo programas de formação de professores, por exemplo, ou ficam restritos à área de gestão.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração, Computação, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a ERPs Educacionais

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » ERPs Educacionais [joaomattar.com] on Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>