A Anti-RP

Faz tempo que estou me controlando para escrever sobre o caso da aluna da Uniban. Na verdade, muita gente já escreveu rapidamente sobre o tema, quando ela foi hostilizada na saída da Universidade na semana passada, e eu também queria entender um pouco melhor o que tinha acontecido, porque tudo parecia muito absurdo.

Agora, entretanto, o absurdo tornou-se surreal com a expulsão da aluna e publicação de nota nos jornais de domingo, por parte da Uniban.

Em vez de escrever e fazer uma reflexão de moral, sociológica etc., preferi registrar neste post alguns (apenas alguns) lances da anti-mídia gratuita que a Uniban conseguiu criar com a decisão. O post será, obviamente, atualizado nos próximos dias.

Para começar, só um pouquinho de teoria. Após tratar de Propaganda, Promoção, e Eventos e Experiências, o cap. 18 do livro Administração de Marketing (Kotler e Keller; Pearson, 12. ed.) termina abordando Relações Públicas (RP). Em termos de custo, as atividades de relações públicas costumam ser bem menos onerosas do que a propaganda:

“A empresa não paga pelo espaço ou pelo tempo obtido na mídia; ela só paga para sua equipe desenvolver e divulgar fatos relevantes e gerenciar determinados eventos. Se a empresa desenvolver algo realmente cativante, o meio jornalístico poderá se interessar pelo assunto e gerar o equivalente a milhões de dólares em anúncios. Alguns especialistas afirmam que os consumidores são cinco vezes mais propensos a ser influenciados pela mensagem editorial do que pela propaganda.” (p. 594).

Bom, então aqui vai uma pequena coleção da mídia gratuita, anti-institucional, que a Uniban conseguiu em poucas horas desta noite/madrugada – e isso tudo independente dos vídeos com ela sendo expulsa e chamada de “puta” que rolaram pela Internet, e toda a repercussão que o episódio tomou:

Uma nova anti-marca: Unitaliban (e quanto tempo leva para criar e principalmente consolidar uma marca!)

Nota de Repúdio à UNIBAN (Universidade Bandeirantes) – abaixo-assinado

As poucas notícias e posts que saíram até agora sobre a expulsão já conseguiram mais de 1.000 comentários (negativos, é claro) cada.

Algumas imagens como Pátio da UNIBAN “momento de descontração”, Unitaliban abre inscrições após sucesso publico na GLOBO.com http://is.gd/4PTL6, E com vocês, a nova farda da Uniban!

A Queda da Uniban (no YouTube):

Artigo que saiu rapidamente na Folha Online – Expulsão de aluna hostilizada na Uniban atesta incompetência, diz entidade e vários outros, incluindo manifestações de várias entidades: Ministra condena medida e diz que expulsão de aluna é intolerância, UNE condena decisão da Uniban e defende bolsa para aluna expulsa, UNE considera descabida expulsão de estudante da Uniban, Secretaria cobra explicação sobre expulsão de universitária, MEC irá cobrar explicações da Uniban por expulsão de aluna e já chegou até o New Tork Times: Brazil Student Expelled After Wearing Mini-Dress.

A educação pelo sangue e pela humilhação, um post de Paulo Ghiraldelli (além de muitos outros que surgiram rapidamente nesta noite), além do vídeo que ele já tinha produzido

Rápida edição do verbete Universidade Bandeirante de São Paulo na Wikipédia.

Tweet que está viajando pela Web, organizando uma demonstração:
DRESS DAY. TODO MUNTO DE VESTIDO, SE POSSIVEL CURTO DESFILANDO VAI SER NO DIA 20/11 AS 21HS.. EM FRENTE A UNIBAN DE SBC e SP…
(apesar de que os artigos na imprensa nesta final de semana já falam de outra manifestação, organizada pelo Movimento Feminista de São Paulo, já para esta segunda-feira, 9/11, às 18 horas, em frente à Uniban, em que as manifestantes deverão comparecer usando minissaias ou vestidos curtos.

Tweets, posts etc. que remetem à leitura (invertida agora) da missão, visão & valores da instituição e à “provável lista dos responsaveis pela expulsão”

Reação do presidente do PT no Twitter (dentre outras):
@ricardoberzoini Uniban expulsa aluna assediada por usar vestido curto em aula. Uma universidade dessas merece ser fechada. Fascismo puro

Outro tweets rodando:
@ No curso de História, as aulas sobre Inquisição na UNIBAN são práticas
@ se o vestibular da UNIBAN ainda tiver uns 10 inscritos podemos afirmar:existe mais de 1 pessoa burra nesse mundo
@ é absurdo, ridículo, vergonhoso e patético, inclusive para quem continuar estudando na UNIBAN
@ O que é pior que tomar pau no vestibular? Passar em primeiro na Uniban
@ Uniban = UNiversidade do Incentivo à BArbárie Neonazista
@ Uniban = Universidade de Bandidos
@ imagina o curriculo desse povo q se fornou na uniban agora… queima filme total
@ Os alunos dessa universidade serão prejudicados em processos de recrutamento.
(isso para não reproduzir os tweets que têm palavrões e palavras de baixo calão, não apenas contra a Uniban, mas também contra seus alunos)
A Uniban, é claro, chegou rapidamente ao primeiro lugar dos Tweets em português no Twitter

Enfim, um material que serve de fonte para um belo curso de marketing.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a A Anti-RP

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » A Anti-RP [joaomattar.com] on Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>