Bancas de Trabalhos Interdisciplinares – reflexões

Venho registrando ultimamente alguns posts na categoria Metodologia. Nesta semana participei de 4 bancas de Trabalhos Interdisciplinares na Anhembi Morumbi, então quero aproveitar para fazer algumas reflexões.

Como neste semestre os alunos desenvolveram artigos científicos, os comentários de metodologia a seguir estão baseados em:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, maio 2003.

1. Um artigo científico, segundo a NBR 6.022, deve estar dividido em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, ou seja, ele não deve ser escrito corrido, sem nenhuma divisão. O Desenvolvimento, que corresponde à parte principal do artigo e não deve necessariamente ter esse título, por sua vez deve estar dividido em seções e subseções numeradas, em função da abordagem do tema e do método. A numeração ajuda muito a localizar o leitor em que seção o texto está.

2. Artigos podem ter glossários, anexos e apêndices, após as referências.

3. Artigos podem também conter ilustrações e tabelas.

4. Têm, no plural, continua tendo acento – ‘eles têm’. Isso não mudou com a reforma ortográfica!

5. Para a produção de trabalhos em grupo, é necessário desenvolver com os alunos uma metodologia de escrita coletiva, para evitar que os textos fiquem muito desiguais – bem escritos em uma parte, mal escritos em outra, ou com mudanças bruscas de tom. Pretendo trabalho isso, na teoria e na prática, com meus alunos no semestre que vem, e registrarei o processo e os resultados por aqui.

6. O orientador de um trabalho, TCC, dissertação ou tese acaba se envolvendo com o aluno ou grupo, e por isso sua avaliação dos resultados acaba sendo contaminada pela vivência do processo. Por isso a avaliação da banca é essencial, porque a banca enxerga o resultado descolado processo e pode lançar perspectivas sobre o trabalho que nem o(s) aluno(s) nem o orientador enxergam.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação, Metodologia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Bancas de Trabalhos Interdisciplinares – reflexões

  1. Mayara Graciano disse:

    Bacana ler isso, professor! São pontos importantes não só pros professores, como pra nós alunos. Ficarei mais atenta no próximo semestre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>