O Design de Interação na Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D e 2D

Hoje passei uma tarde muito agradável. Fui convidado para participar da qualificação da banca de mestrado da Andrea Corrêa Silva no Centro Universitário Senac.

Tive o prazer de conhecer o seu orientador, Romero Tori, que conhecia apenas de leituras e de ouvir falar – muito bem. Da banca participou também o professor Edson do Prado Pfunzenreuter, que conheci pessoalmente no SBGames deste ano.

A Aerdna Beaumont, para quem a conhece do Second Life, está escrevendo sobre o Sloodle e o Projeto Sakai – Tidia Ae-3D. Mais um trabalho, portanto, a se somar aos TCCs e dissertações já produzidos no Brasil que abordam o Second Life, como da Elizabete Terezinha Gomes, do Rodrigo Gecelka, da Daiana Trein e do Bruno da Costa Corrêa, além de outros que estão em andamento.

Inicialmente ela fez uma apresentação muito segura do trabalho, e então foi minha vez de falar. Fiz diversos comentários, com o objetivo de ajudar a Andrea a encaminhar a conclusão da dissertação. Em seguida, o professor Edson fez suas considerações, algumas delas sugerindo que o tema da Educação a Distância e do uso de mundos virtuais fosse conectado com universos mais amplos, no campo das ciências humanas. Aprendi muito com os comentários dele.

Depois da banca, fomos tomar um café e fiquei muito honrado pois o Romero Tori disse que já havia lido o meu livro Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. Quando a gente publica um livro, não tem noção da rapidez com que ele viaja e quem o lê. O Romero inclusive está para lançar um livro, Educação Sem Distância – As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem – assim que sair prometo uma resenha por aqui.

Bancas nem sempre são momentos de prazer e de troca de conhecimentos. Muitas vezes o orientador preocupa-se em defender o trabalho do orientando, bloqueando as possibilidades de críticas, e/ou se estabelece uma relação de litígio entre a banca e o orientando, mas a banca de hoje foi um momento de verdadeira construção colaborativa de conhecimento, da qual não apenas a Andrea saiu mais rica, mas todos nós. Saí de lá muito feliz, e agora até a defesa do mestrado da Andrea!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a O Design de Interação na Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D e 2D

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » O Design de Interação na Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D e 2D [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Andrea disse:

    Prof. Mattar só posso agradecer a banca, foi maravilhosa, se toda banca fosse assim queria uma por mês. Já estou trabalhando para atender a todas as colaborações feita por você e pelo Prof. Edson. Não sai mais rica, sai milionaria!
    Agora trabalharei com mais vontade ainda até a defesa.

  3. Edson Pfutzenreuter disse:

    Fico honrado ao saber que colaborei para uma tarde prazerosa e produtiva.

  4. Pingback: De Mattar » Blog Archive » The Virtual Worlds Story Project & Ana Paula Lopes

  5. Pingback: De Mattar » Blog Archive » A convergência digital na formação docente

  6. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Reconhecendo Estilos de Aprendizagem em Mundos Virtuais 3D como Subsídio para o Design Educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>