A Convergência Digital na Formação Docente

Hoje ministrei a palestra A convergência digital na formação docente durante o I Enped – Encontro Nacional de Professores em Educação a Distância.

Utilizei o WebWork, um sistema muito interesssante de Webconferência que permite a comunicação com áudio e vídeo e o compartilhamento de conteúdo, ao vivo e em tempo real.

Fiz o upload dos slides que utilizei para o Slideshare:

Foi uma experiência muito gratificante, com vários comentários e perguntas interessantes pelo chat de texto, além das falas do Enilton Ferreira Rocha (organizador do evento), da Renata Kurtz (da LivreDocência) e da Andrea Silva (de cuja qualificação de mestrado já falei por aqui). Tivemos participantes de vários Estados do Brasil – SP, RJ, MG, RS, PA, BA etc.

Em determinado momento, os slides e a palestra caminhavam para um lado, enquanto as discussões no chat caminhavam para outro, o que acaba tornando a videoconferência muito dinâmica. Além disso, os “alunos” completaram minha fala com conceitos, nomes de livros e links, numa verdadeira construção coletiva de conhecimento.

Mais de uma pessoa pediu um exemplo de EaD não fordista, em que o tutor não é um impostutor e em que a ênfase não é colocada primordialmente na produção de conteúdo. Consegui na hora me lembrar de vários: os mestrados do Edtech – Department of Educational Technology da Boise State University; o trabalho que fiz no Colégio Progresso (aliás, não voltado especificamente para a EaD, mas para a capacitação na utilização de tecnologias em educação, inclusive presencial); o trabalho desenvolvido na LivreDocência; e o próprio Enped – ou seja, os alunos estão vivenciando uma EaD não fordista no próprio curso, já que os professores, como José Manuel Moran, Joelma de Riz, Daniel Pattaca, Marco Silva e Enilton Ferreira Rocha não foram obrigados a usar um conteúdo pronto e limitados em suas atuações como tutores – ao contrário, organziram livremente seus próprios conteúdos e serão os maestros da interação durante o evento.

Um slide que levantou várias questões foi o da editora Flat World Knowledge, que estou acompanhando desde o nascimento. As editoras estão sofrendo, da mesma maneira como sofreu a indústria da música, não apenas com as cópias piratas, mas também com a concorrência do conteúdo digital, muitas vezes de uso livre e gratuito. Portanto, acompanhar soluções inovadoras como a da Flat World Knowledge pode nos ajudar a enxergar caminhos para a EaD, mesmo porque as fronteiras entre uma editora, uma produtora de conteúdo e uma instituição de ensino devem se dissolver cada vez mais. O exemplo levantou várias questões: direitos autorais, modificação do conteúdo, autoria etc., todas importantes para nos fazermos também quando pensamos na EaD.

Me pediram também uma bibliografia sobre o tema da palestra. Vou prepará-la com muito carinho e logo coloco por aqui.

Depois de 1 hora e meia de palestra e discussões, palavras de agradecimento muito gentis da “plateia” serviram para dar mais força para eu continuar a fazer o que tenho feito nestes últimos anos: uma EaD séria e de qualidade!

Espero agora acompanhar os interessantes debates nos fóruns do evento, do qual já estamos ansiosamente aguardando a segunda versão, que estão sendo realizados no Moodle, além das outras palestras, oficinas e cursos – cf. a programação completa.

Parabéns, Enilton, e parabéns a todos que participaram da atividade de hoje, e obrigado!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

7 respostas a A Convergência Digital na Formação Docente

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » A Convergência Digital na Formação Docente [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Angela disse:

    Professor!
    Que belo presente nos deu!
    Ler seu post e sentir-me parte dessa construção, faz acreditar que estamos no caminho!
    Obrigada por suas palavras enriquecedoras! Obrigada por me fazer pensar e entender melhor os caminhos da EAD! Sou uma principiante em todo esse processo, mas orgulhosa dos mestres que estou seguindo!
    Parabéns!
    …com carinho
    Angela Picada Roveder
    Santa maria RS – UFSM
    ENPED (aluna)

  3. Cristina Zaragoza disse:

    Olá Profº João!! :-D

    Faço minhas as palavras da colega Angela, também sou iniciante e me sinto privilegiada em aprender com tanta qualidade, eu já tinha lido sobre o modelo fordista e seus esclarecimentos foram essenciais para minhas construções e atuação na EaD.

    Parabéns e muito obrigada!
    Forte abraço,
    Cristina Zaragoza – Caçapava – SP

  4. Gisele Morilha Alves disse:

    Bom dia Profº. João,
    Sou iniciante em EAD, estou iniciando mihas leituras nessa área e participar desse evento e assistir sua palestra tem auxiliado muito a minha aprendizagem.
    Parabéns, sinto que tenho muito a aprender.
    Obrigada,
    Abraços Gisele/MS

  5. LAURINDA MAIA disse:

    Professor,

    vejo que a sua marca é a simplicidade. Estive no MoodleMoot e foi da mesma forma.

    Uma pessoa com tamanho conhecimento se coloca nas discussões como um também aprendiz. Isto é dignidade.

    Aprendemos muito com essa sua forma de atuar. O senhor nos conduz à pesquisa. O assunto não encerra com o término da palestra.

    Enfim, foi mais um espaço de aprendizagem bastante agradável. Estou aprendendo muito. Também já estou na espera do 2 ENDEP

    Agradeço e te desejo sucesso.
    LAURINDA MAIA

  6. Sara Luíze disse:

    Prezado Prof João Mattar,

    Estive aqui em Porto Velho/RO assistindo virtualmente sua bela exposição sobre a convergência digital na docencia virtual.

    Compartilho com você e os demais colegas do 1º Enped, que ao desejar conhecer um pouco mais sobre a EAD o livro ABC da EAD foi o 1º dos eleitos. (Me possibilitou conhecer de forma rápida tudo que inicialmente precisava saber sobre o cenário da educação a distância.

    Confesso também que li outras bibliográfias suas e cito com muita segurança nos materiais didáticos voltados para a educação semipresencial e a distância em uma faculdade aqui da região.

    É sempre bom estar próximo mesmo que a quilomentros de distância de pessoas tão envolvidas neste processo que chamamos de ensino-aprendizagem.

    Parabéns pela palestra.

  7. João Mattar disse:

    Sara, muito obrigado pelas palavras e realmente este é um dos grandes benefícios da EaD – colocar pessoas assim tão distantes, fisicamente, cara a cara! Prazer tê-la por aqui e continuamos a nos falar virtualmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>