Bibliografia Aristóteles

Como já fiz com Platão, segue uma incompleta e despretensiosa bibliografia de e sobre Aristóteles, incluindo algumas coisas que já li ou consultei, tenho (*) ou sonho em ter, e referências obrigatórias.

Não há tradução das obras completas de Aristóteles para o português. A coleção Os Pensadores apresenta as traduções de Ética a Nicômaco e Arte Poética*. Destaque também para uma tradução da Metafísica por Leonel Vallandro (Globo) e da Política (do francês), livros I a VI, por Roberto Leal Pereira (Martins Fontes)

A tradução mais importante para o inglês (que tenho) é:

BARNES, J. (Ed.). The Complete Works of Aristotle, Volumes I and II, Princeton: Princeton University Press, 1984. (tenho a fourth printing, 1991)

Há também um conjunto de traduções comentadas para o inglês publicadas pela Oxford University, Clarendon Aristotle Series.

Ao redor de 15.000 páginas de comentários a Aristóteles foram reunidas em 23 volumes em Berlim pela editora Reimer, entre 1882 e 1909, na Commentaria in Aristotelem Grace. Inclui comentários dos peripatéticos do século II a IV, dos neoplatônicos até o século VI e de um grupo de estudiosos reunidos ao redor da princesa bizantina Ana Comnena, no século XII. Eles se mantiveram sem tradução para nenhuma língua moderna até que, em 1987, iniciou-se o Ancient Commentators Project, dirigido pelo professor Richard Sorabji do King’s College London, que pretende traduzir os mais comentários importantes, junto com textos filosóficos relacionados da Antiguidade. Já foram publicados 78 volumes acompanhados de alguns volumes com explicações, com mais ou menos 30 por vir.

O Aristoteles Latinus project, por sua vez, pretende produzir uma edição crítica de todas as traduções medievais para o latim de Aristóteles, dentre outros objetivos. Essas versões foram a base dos estudos de ciências e filosofia da Idade Média e foi através delas que as obras de Aristóteles passaram a ser lidas no Ocidente. 27 volumes já foram publicados nos últimos 50 anos.

Na web, cf. Articles on Aristotle, uma coleção de artigos sobre Aristóteles organizada por tópicos, e Aristotle Bibliography, um banco de dados de publicações sobre Aristóteles, mantido pelo Dr. Richard Ingardia, da St John’s University.

Dentre os comentaristas, algumas pérolas:

ANAGNOSTOPOULOS, G. The Blackwell Guide to Aristotle. Oxford: Blackwell, 2007.

BARNES, J. Aristotle. Oxford: Oxford University Press, 1982.

BARNES, J. The Cambridge Companion to Aristotle. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

GOLDSCHMIDT, V. Temps physique et temps tragique chez Aristote. Paris: Vrin, 1978.

JAEGER, W. Aristotle: fundamentals of the history of his development. Oxford: Oxford University Press, 1934.

LEAR, J. Aristotle: the desire to understand. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.*

PORCHAT PEREIRA, O. Ciência e dialética em Aristóteles. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.

ROSS, W. D. Aristotle. London: Methuen and Co., 1923. (há uma tradução portuguesa da Publicações Dom Quixote).

SHIELDS, C. The Oxford Handbook on Aristotle. Oxford: Oxford University Press, 2008.

TAYLOR, A. E. Aristotle. New York: Dover, 1995.*

WOLFF, F. Aristóteles e a política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

Sugestões?

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Filosofia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>