Clube da Luta (Fight Club)

Neste sábado assisti em DVD Clube da Luta (Fight Club).

Atenção: escrevo posts para refletir sobre filmes sem me preocupar em esconder o final. Portanto, se você não assistiu a este filme mas algum dia pretende assisti-lo, sugiro que pare de ler e só volte aqui depois, senão este post poderá acabar funcionando como um spoiler!

Atores: Edward Norton, Helena Bonham Carter, Meat Loaf, Brad Pitt, Jared Leto, Meat Loaf, Zach Grenier
Direção: David Fincher
Ano de produção: 1998
País de produção: Estados Unidos
Duração: 139 min.
Colorido

Um homem começa a frequentar grupos de apoio (p.ex. para pacientes com câncer) e conhece uma mulher.

Depois que conhece um homem numa viagem de avião, abandona os centros e funda com o novo amigo o Clube da Luta, que se espalha por várias cidades. Seu amigo começa a se relacionar com a mulher que ele tinha conhecido nos centros de apoio.

O Clube da Luta se transforma numa associação terrorista.

No final, descobrimos que os 2 amigos são na verdade duas personalidades da mesma pessoa.

Cf. o trailer:

Volto ao post nos próximos dias para refletir sobre o filme e a violência.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Cinema. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Clube da Luta (Fight Club)

  1. Acompanho constantemente seus posts e resenhas de filmes, mas acredito que nesse caso o seu comentário seja um verdadeiro “spoiler” e que vai tirar a graça do filme pra muita gente.

    Eu sou um fã de carteirinha do filme e pra mim o fato de os dois personagens principais de filme serem a mesma pessoa seja só a cereja do sunday… mas pra muita gente, descobrir isso no fim seja o ápice do filme.

  2. João Mattar disse:

    Estevão, alguém já fez um comentário semelhante no Twitter sobre um dos meus recentes posts sobre filmes, ao qual inclusive não respondi. O problema é o seguinte: não estou fazendo esses posts sobre filmes pensando em alguém que não assistiu o filme, mas estou fazendo para discutir os filmes, analisá-los etc. Então no fundo não estou me preocupando muito se conto os “finais” ou não. Quando um crítico faz uma resenha de um filme pensando em promover o filme ou algo parecido, preocupa-se realmente em não contar os finais. Eu estou na verdade procurando registrar as minhas leituras dos filmes, e então não faria muito sentido se escondesse os finais. Sei que isso acaba criando um problema para quem não assistiu, talvez eu devesse escrever no início das resenhas – vou contar o final, rs, mas sério, alertando a pessoa que, se não assistiu, não leia mais e volte só depois de ter assistido. Nesta resenha, p.ex., pretendo ainda escrever muita coisa, inclusive porque estou com um livro que analisa o filme, do ponto de vista filosófico. Pretendo portanto explorar essa questão da dupla personalidade etc. etc. Enfim, reconheço que é um problema, mas de outro jeito, para os meus objetivos, talvez saísse pior. Vou pensar melhor nisso, valeu pelo toque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>