Uma lista (em eterna construção) de posts, artigos, dissertações, teses, livros etc. disponíveis online, que tratam do uso pedagógico de blogs (sugestões para ampliá-la são muito bem-vindas):
ABREU, Maria Rosa Ravelli et al. To blog or not to blog. 05/2007. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.
AMORIM, Cláudia Colla de. Compartilhando e construindo conhecimento: ação mediada entre crianças e adolescentes no desenvolvimento de blog pedagógico-literário em uma biblioteca pública da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. 2008. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – USP. Departamento de Letras Modernas. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
BEZERRA, Thélia Theófilo. Blogs educacionais e o desafio do ensinar e aprender na Internet: possibilidades de (re)construção do fazer pedagógico. Dissertação de Mestrado. 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.
FERNÁNDEZ, Ana María Alonso. El blog en la enseñanza del Español como lengua extranjera. Dissertação de Mestrado, UNED – Universidade Nacional de Educación a Distancia, 2011.
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Leiria, Portugal, 16-18 Novembro de 2005.
GRANBERG, Carina. Social software for reflective dialogue: questions about reflection and dialogue in student teachers’ blogs. Technology, Pedagogy and Education, vol. 19, n. 3, October 2010, p. 345-360.
GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, V. 3 Nº 1, Maio, 2005.
HENDRON, John G. RSS for educators: blogs, newsfeeds, podcasts, and wikis in the classroom. Washington, DC: ISTE, 2008.
KJELLBERG, S. I am a blogging researcher: Motivations for blogging in a scholarly context. First Monday, 15(8), ago. 2010.
RICHARDSON, Will. Blogs, Wikis, Podcasts, and other Powerful Web Tools for Classrooms. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2006.
RODRIGUES, Claudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola. Dissertação de Mestrado. 2008. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.
TRESCASTRO, Lorena Bischoff; SILVA, Cilene Maria Valente da. Blog: aprendizagem interativa na formação continuada de professores. 2009. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.
Muito bom! To anotando… Vc sabe que as escolas do estado do rj estão sendo informatizadas a toque de caixa e aos professores exigidas habilidades complexas de uso das ferramentias virtuais. Então esta bibliografiajá ajuda e muito. O negócio tá sério aqui. Obrigada Bjos
Bacana, Vou dar uma conferida
Oi Cláudia, acho que este movimento tende a ocorrer em todas as escolas, não só do Rio. Acabo de voltar de um processo de formação de professores numa escola em Campinas, e tenho feito isso em várias escolas: ajudar os professores nessa transição para o uso de tecnologias em educação.
Aqui em Pernambuco não é diferente. Mas as escolas que já contam com laboratórios de informática possuem estes espaços basicamente como adornos, pois são sub-utilizados. Numa escola estadual onde leciono, praticamente ninguém – além de mim – utilizou o laboratório com finalidade didática nos últimos 4 anos, pois desenvolver qualquer atividade neste espaço é uma cruzada de verdadeiros esforços e falta de apoio geral. Quando escola apóia, esbarra nas exigências de carga-horária em sala de aula ou temos que lidar com as limitações do espaço e estrutura (até o ano passado, eram 10 PCs para uma escola com mais de 1.200 alunos).
A escola recebeu mais 10 micros este ano e estamos aguardando mais 15 (podendo trabalhar com 35 micros numa sala de aulas), pois agora fomos “elevados” ao patamar de escola de referência em Ensino Médio e trabalharemos em regime semi-integral. Isto potencializa o trabalho, mas ainda faltam projetos para colocar em ação e falta de visão por parte da gestão do sistema educacional, que quer retirar da escola os 10 computadores antigos por reconhecer que eles agora são enquadrados na categoria de “sucata”, embora estejam funcionando muito bem.
Enfim, a aplicação da tecnologia informatizada nas escolas públicas depende não apenas da habilitação dos professores mas, principalmente, da capacitação dos próprios gestores dos sistemas educacionais, que, no máximo, enxergam a utilização de computadores como fetiches publiciátios, pois eles adoram inaugurar laboratórios para chamar a atenção, mas não oferecem condições para que eles sejam utilizados.
Muito bem colocado, Paulo, há vários desafios além da formação dos professores. Tenho na verdade sido um evangelizador não só dos professores, mas também dos gestores, técnicos etc. É necessária uma verdadeira Cruzada de Tecnologia Educacional!
Conheça a inclusao Digital Inteligente
http://www.inclusaodigitalinteligente.com.br
Entrevista de Mauricio Oppitz no Programa Educação e Cidadania
REDE RECORD em 24.02.2010
EM DOIS BLOCOS – Videos postados no youtube –
Video 1
http://www.youtube.com/watch?v=kvsQqTrZGLM
Video 2
http://www.youtube.com/watch?v=EPLek0RsYjU
Pingback: Web 2.0 no meu Diigo (weekly) « Web 2.0 PT
Pingback: Blogs & Educação | De Mattar : Link Mundial
Minha contribuição de leitura sobre blog que fala também do método de pesquisa na web, a netnografia.
MONTARDO, S.P., PASSERINO, L. (2006). Estudo dos blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitações. RENOTE, Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, 2006
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa1/leituras/estudo_dos_blogs.pdf
Caro prof. João Mattar: Estou aproveitando bastante os textos indicados em seu curso. No caso do uso dos Blogs na Educação, aproveito para sugerir um, “A produção colaborativa de textos em Ambientes de Aprendizagem”, escrito por Rosemary Santos da UERJ (aluna do prof. Marco Silva), FML que aproveitou a experiência realizada em uma das Atividades Lúdicas por mim desenvolvida – Karingana – no Projeto Tonomundo
Pena que o Portal do citado projeto não está mais ativo. Mas a experiência foi muito boa. Abraços e obrigada pelas indicações
Em tempo: o endereço do PDF é este
http://www.educacao.uerj.br/SemanaEducacao2008/Trabalhos/arq234.pdf
Vera, legal que você está aproveitando os textos e o material do curso, selecionei-os com muito carinho! Muito legal também que a gente esteja conseguir sair do Moodle e frequentar outros ambientes, como blogs, Facebook etc. Gostei muito do texto da Rosemary, a partir de agora faz parte das minhas referências!
Vera, mas faltou no artigo uma descrição mais desenvolvida da atividade, uma análise e uma avaliação dos resultados, não?
Professor Mattar, parabéns pela indicação dos blogs. Estamos elaborando a versão de nosso portal eiclik 2.0 e o seu material tem contribuido bastante. Abraço. Fabiane
goistei muito me ajudou muito em diversas pesquisas muito legal!!!!!!!!