Programa Sessões em Português – Virtual Worlds Best Practices in Education

[photopress:VWBPE_Logo_Large_1.jpg,full,vazio]

Este é o programa das sessões em língua portuguesa que ocorrerão durante o Virtual Worlds Best Practices in Education no sábado, 13/03 (cf. tb. a apresentação que fiz do programa geral).

As inscrições estão abertas e são gratuitas, eu p.ex. já me inscrevi:

Confira também os treinamentos que ocorrerão antes da Conferência, em português, para novatos no Second Life.

***

13/03 – Sábado

VWBPE EAST 1

11:00 (Brasília) 06:00 am (SL)

Mesa-redonda: Mapeando o ano no Second Life em língua portuguesa

Moderador: João Mattar (RL) Erectus Amat (SL)

Participantes:

Eliane Schlemmer (RL) Violet Ladybird (SL)
Helena Cristina Martelete Soares (RL) Saiyen Eerie (SL)
João Lima (RL) JoaoDiogo Sideways (SL)
Leonel Morgado (RL) Andabata Mandelbrot (SL)
Marcos (Archanjo) Pereira (RL) Archanjo Arcadia (SL)
Olga Cação (RL) Ocacao Vieria (SL)
Paulo Frias (RL) PalUP Ling (SL)
Rodrigo Gecelka (RL) Empreendedor Mighty (SL)

***

12:00 – meio dia (Brasília) 07 am (SL)

Academia Portucalis: Formação em SL – 3 anos de experiência consolidada e em permanente transformação

Teresa Bettencourt (RL) Cleo Bekkers (SL) e Marga Ferrer (SL)

Moderador: Fausto Carvalho (RL) Rubik Lungu (SL)

O objectivo é dar a conhecer o que a Academia fez, faz e a experiência ganha sobre as melhores formas (best practices) de formar em SL, com enfoque nas vantagens e desvantagens de diferentes estratégias e meios de formação.

***

12:30 (Brasília) 07:30 am (SL)

Do moodle ao Second Life: uma experiência no Ensino Superior a Distância

Maria de Balsamão Mendes (RL) Mysa Randt (SL)
António Quintas Mendes (RL) Ongberg Bluebird (SL)

Moderador: Augusto Abade (RL) M2life Paravane (SL)

Esta experiência foi desenhada a partir de actividades que decorriam em ambientes assíncronos como o moodle, em que foram trabalhadas matérias relevantes no domínio das Tecnologias Cognitivas e da Comunicação Mediada por Computador. Após esse trabalho os estudantes foram introduzidos ao Second Life com o objectivo de organizar um Congresso Virtual nesse ambiente. Para a realização desta experiência foi criado um ambiente virtual de aprendizagem no Second Life estruturado segundo princípios pedagógicos de uma comunidade, que incluía tipos distintos de espaços para trabalho e para lazer. ´Todo o trabalho no Second Life foi concretizado com recurso ao SLOODLE.

***

13:00 (Brasília) 08 am (SL)

Portal Educação – uma nova ilha brasileira de Educação a Distância no Second Life

Daniele Navarro (RL) Danievers Draconia (SL)

Moderadora: Daiana Trein (RL) Daiana John (SL)

Qual é a proposta da Ilha da Educação, como conseguir atrair participantes para este ambiente? Quais as parcerias e como consegui-las? Atividades que estamos programando para a Ilha.
Atividades que já foram desenvolvidas na ilha, como foram e quais foram.
Integração com o ambiente de ensino do Portal Educação, como serão as propostas para aulas dentro deste ambiente.

***

13:30 (Brasília) 08:30 am (SL)

Second Life e Ice Caverns Gallery no Mundo das Artes

Simone Queiroga (RL) Sunset Quinnell (SL)

Moderadora: Vânia de Assunção (RL) Sophialan Bandler (SL)

Propostas e premissas da galeria virtual; atividades desenvolvidas no ano de 2009, sua participação na comunidade internacional de artes e projetos artísticos inovadores.

***

14:00 (Brasília) 09 am (SL)

Jogos educacionais no Second Life

Katia Fabiola Cánepa Vega (RL) Kfcito Capalini (SL)

Moderador: Marcos (Archanjo) Pereira (RL) Archanjo Arcadia (SL)

A PUC-Rio utiliza Second Life como um ambiente de experimentação em mundos virtuais. No contexto educacional, foram prototipados dois jogos usando as possibilidades de construção 3D e programação deste mundo.

O Brinque de Teatro é um jogo educacional colaborativo desenvolvido no ambiente virtual 3D do Second Life. O Brinque de teatro possibilita a criação e encenação de histórias colaborativamente. Ele foi projetado para possibilitar que as crianças expressem sua criatividade e imaginação para “criar encenando” uma história em grupo.

TREG (Training in Requirements Engineering Game) é um jogo de treinamento em Engenharia de Requisitos criado em Second Life. O jogo gera simulações de situações especificas na técnica de Workshops. Este projeto foi uma experimentação neste mundo virtual da prototipação e combinação de técnicas para o desenvolvimento de software.

***

14:30 (Brasília) 09:30 am (SL)

Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem (LMS) em Mundos Virtuais 3D – ae3D e SLOODLE

Andrea Silva (RL) Aerdna Beaumont (SL)
Romero Tori (RL) Romano Flow (SL)
Valdinei Silva (RL) Valdinei Svoboda (SL)

Moderador: José Abilio Lima de Freitas (RL) Abilio Danick (SL)

A existência de LMS´s no Second Life é importante para ações educacionais que precisam ser mapeadas com a finalidade de cumprimento de alguns requisitos legais. O Sloodle e o ae-3D são projetos associados a LMS´s web e fornecem ferramentas úteis para os educadores
do SL.

O projeto Ae-3D propõe uma interface tridimensional alternativa para interação dos estudantes com o LCMS Ae (LCMS do projeto TIDIA-Ae da FAPESP, uma extensão do LCMS Sakai), mapeando conteúdos e ferramentas de comunicação, de forma transparente para tutores e designers instrucionais. O Ae-3D propõe um ambiente de uso genérico no qual disciplinas diferentes podem ser acessadas pelos alunos, sem que o professor precise montar tal ambiente.

O SLOODLE é um plug-in livre e gratuito para o ‘Moodle’ que permite a integração entre o mesmo e o Second Life, é desenvolvido por pesquisadores da San Jose State University e patrocinado pela EDUSERV.

O projeto Sloodle fornece ao professor ferramentas que permitem que ele monte seu ambiente de forma modular.

Estamos realizando a análise de cursos utilizando as ferramentas dos dois projetos na ilha Brasil. Atualmente os cursos são ofertados utilizando o Sloodle e a partir de abril serão ofertados em ambientes que utilizam o ae-3D.

***

Haverá ainda duas apresentações em língua portuguesa, separadas dessas sessões:

12/03 – sexta

14:00 (Brasília) 09:00 am (SL) VWBPE EAST 2

Slactions in Catholic Univ Sao Paulo Brazil – Organizing a local of an international SL event Port-Slactions at PUC-SP

Grace Sigal (SL) Maria da Graca Moreira da Slva (RL)

Moderator: Renata Rivera

Presentation will report abut organizing the local chapter of the worldwide online event on SL SLactions 2009. The adaptions done, the structure planned and the results obtained.

13/03 – sábado

09:00 (Brasília) 04:00 am (SL) VWBPE NORTH

Second Life® – Ensino em Mundos Virtuais – O Estudo de Caso dos Estudantes Universitários no Programa Erasmus

Paulo Frias (RL) PalUP Ling (SL)
Ricardo Cruz (RL) Ricardo Pessoa (SL)
Ricardo Fernandes (RL), Ric Freidman (SL)

Moderador: Fernando Cassola Marques (RL) fejocama Ubble (SL)

Este projecto é uma proposta para um estudo de caso que pretende descrever e perceber os processos pedagógicos e comunicativos envolvidos no Second Life®, num contexto resultante das interacções na aprendizagem e ensino de uma segunda língua, através da modelação de aulas de português língua não materna, in-world, para alunos do projecto Erasmus, da União Europeia, que pretendem estudar na Universidade do Porto. O propósito é perceber como é que um contexto de imersão estimula a aprendizagem através do envolvimento dos estudantes numa situação de realidade virtual, em que contextos de uso da língua em situações reais são provocadas e onde rotinas de aprendizagem ‘not possible in real life’ ocorrem. Este processo experimentará as vantagens da plataforma, comparativamente com contextos de ensino e aprendizagem no mundo físico (por oposição ao virtual), uma vez que permite uma utilização síncrona de texto e voz, simultaneamente, quer pelo docente, quer pelos discentes.

Os fundamentos para esta proposta residem no facto da Universidade do Porto, em Portugal, ter uma comunidade de alunos europeus vasta que necessitam de aprender português antes de assistirem a aulas na universidade. Este estudo tenta avaliar o emprego de um mundo virtual para disponibilizar aulas de português a estes destinatários.

Ao assistir a esta apresentação, os participantes perceberão o modo como um mundo virtual pode ser utilizado para ensinar e aprender uma segunda língua. Também tomarão consciência das vantagens da utilização deste meio como um complemento ou alternativa a aulas no mundo físico. Finalmente, poderão avaliar as limitações decorrentes da plataforma virtual e as estratégias possíveis para as superar.

Por forma a envolver os participantes na discussão, iremos partilhar os resultados do nosso estudo (ainda em curso), debater a inovação em estratégias de ‘e-learning’ tornadas possíveis e verificar como é que alunos universitários Europeus, ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus, podem ser ajudados na aquisição de uma segunda língua, utilizando um mundo virtual, antes de chegarem ao país de acolhimento, onde assistirão a aulas.

O nosso objectivo é disponibilizar um modelo de ensino de língua estrangeira destinada a alunos universitários, através do SL®, que possa ser adaptado e aplicado no futuro, através da conceptualização de um curriculum próprio.

URL da apresentação que mostraremos ‘in-world’:

http://www.slideshare.net/ricardocruz/proposal-vw

***

Por fim, uma novidade. Haverá também um evento social na sexta, 15 horas (Brasília) 10 am (horário do Second Life) na ilha do Portal Educação: Brazilian Poetry and Literature. É assim que está anunciado no programa, mas na verdade será uma confraternização de cultura brasileira. O Portal fez camisetas do VWBPE, para voluntários e para participantes, quem já aparecer por lá vai recebendo. Eles criaram também numa parte da ilha praia, Cristo no morro, coqueiros, campo de futebol, estande com fotos de comidas típicas, cachaçaria, Pantanal, araras, cuia de tereré etc.

[photopress:cachacaria_001.jpg,full,vazio]

[photopress:cristo_001.jpg,full,vazio]

[photopress:footebol_001.jpg,full,vazio]

[photopress:pantanal.jpg,full,vazio]

[photopress:praia_001.jpg,full,vazio]

[photopress:terere_001.jpg,full,vazio]

Então, apareça vestido a caráter, e quem se candidatou a voluntário, essa é uma boa atividade para ajudar. O encontro durará 1 hora (15-16, Brasília, 10-11 SL). No programa ainda não está anunciada a slurl da ilha do Portal, que no Second Life se chama ilha Educação. Para ir direto para a parte da ilha onde será o evento, esta é a slurl. Quem quiser ajudar, procure a Daniele Navarro (RL) Danievers Draconia (SL). E, o mais importante: ajudem a divulgar!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

22 respostas a Programa Sessões em Português – Virtual Worlds Best Practices in Education

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Treinamentos pré-VWBPE no Second Life

  2. Tiamat bingyi disse:

    bacana;;; ainda estou caçando informações… não para agir como palestrante, mas para oferecer suporte.

  3. João Mattar disse:

    Tiamat, se quiser colaborar nos treinamentos antes do evento, é só enviar email para as pessoas responsáveis. Se quiser moderar alguma sessão, me avise, com seu nome completo RL e SL que a insiro no programa. O moderador apenas apresentará o palestrante e depois coordenará as perguntas e respostas, é simples.

  4. Tiamat bingyi disse:

    aliás. desculpe o Spam, mas estou deliberadamente comentando o evendo em outro blog que ajudo e linkando ao seu post, espero que me perdoe. :)
    http://www.second-news.net/

  5. Tiamat bingyi disse:

    Eu vou dar uma olhada sim João.. o que divulgaram entre os grupos de voluntários RHN era pedindo voluntários para ajudar no evento… ainda estou perdida no tiroteio, mas muito empolgada escrevendo aqui um post no blog do second news…. ha como entrarmos em contato para uma “mini- entrevista” sobre a parte da lingua portuguesa no evento? eu ja traduzi o que havia no blog do SL.. mas acho interessante comentar um pouco dos planos de mesa-redonda, palestras em português… meu msn é tiamat_dragonqueen@hotmail.com ou gtalk – mafagafa@gmail.com
    durante o dia não consigo me conectar ao SL dos pcs do escritório. obrigada! :D

  6. João Mattar disse:

    O evento será muito grande, então para as atividades que ocorrerão em inglês (a maioria), precisamos realmente de voluntários para várias coisas: moderar palestras, construir etc. No caso das atividades em português, no momento o que precisamos é de moderadores, mas isso logo deve fechar. Mande um email para mim: joaomattar@gmail.com e eu respondo o que precisar para a entrevista, ok?

  7. Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Second Life morreu? (a velha questão que não morre…)

  8. cecilialiriss Kanya disse:

    Gostaria muito de participar como Voluntária do Evento*

    tenho disponibilidade e vontade de ser util*

    grande abraço*

  9. João Mattar disse:

    Cecília, já conversamos por email, então você já está dentro, parabéns!

  10. Hamine disse:

    João faço parte de um grupo que se interessa pela utilização do sl como prática educativa.
    primeiro queria saber se há espaço para criação de mesa redonda
    segundo se ainda precisa de moderador

  11. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Por que você não pode perder o VWBPE?

  12. João Mattar disse:

    Hamine, a mesa já está fechada, na verdade é composta por quem fez apresentações em português no ano passado, e agora estaremos avaliando o que aconteceu neste ano. No programa não tem mais como criarmos agora outra mesa em português. Ainda não temos mediador para a primeira palestra, da Teresa, se quiser pode assumir. Qual é o seu grupo?

  13. Hamine disse:

    joão qual seu email de contato?

  14. Hamine disse:

    Mattar, hehe, não posso confirmar ainda a moderação. Posso ajudar no treinamento, estou divulgando para um grupo RL do qual faço parte que trabalham com uso de tecnologias na educação. Além disso faço parte de dois grupos no sl o Palavra viva ( grupo cultural voltado para poesia e literatura) e o multiverso virtual ( que disponibiliza cursos de literatura).
    Fora isso sou dos Lanternas Verdes que é um grupo de ajuda a residente.

    beijos.

  15. João Mattar disse:

    Hamine, no caso dos treinamentos, você pode entrar em contato diretamente com os responsáveis, por email. A moderação já estamos resolvendo, em último caso eu mesmo posso moderar, pois participarei de todas as atividades em português. Haverá eventos sociais com leitura de poesias em várias línguas, vocês não querem participar disso?

  16. Hamine disse:

    Sim, interessa.

  17. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Virtual Worlds Best Practices in Education 2010

  18. Pingback: Blog do Portal Educação » Blog Archive » Palestra Internacional Virtual Worlds Best Practices in Education

  19. Pingback: Blog do Portal Educação » Blog Archive » Virtual Worlds Best Practices in Education - Resumo do Evento

  20. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Retrospectiva 2010

  21. Pingback: De Mattar » Blog Archive » VWBPE 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>