Andei fuçando nestes dias na Internet e achei muitos clássicos de Filosofia da Educação disponíveis online (vou continuar atualizando o post, com o que mais for encontrando):
PLATÃO. Mênon.
É possível ler e ouvir o diálogo em inglês, junto com todos os outros de Platão, na 3. ed. da tradução de B. Jowett pela Oxford University Press. O Mênons discute conceitos como ensino e aprendizagem.
Como complemento:
GODOY JUNIOR, Valdy José. Ensina-se a virtude? conexões do Mênon de Platão com o ensino de valores na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005.
Procura relacionar o ensino a virtude (aretê) em Platão com o ensino dos valores nas escolas de hoje.
LOCKE, John. Some Thoughts Concerning Education (1962). edição original escaneada no Google Books,
versão html em partes Harvard Classics e versão tela inteira no Modern History Sourcebook.
Vale a pena checar, tem até orientação para personalizar o ensino em função dos estilos de aprendizagem (não com essa expressão) dos alunos.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação (1762).
É possível ler o clássico de Rousseau que foi queimado e rasgado em Paris quando publicado, em versão em francês e inglês e espanhol.
DEWEY, John. Democracy and Education: an introduction to the philosophy of education.
Clássico lançado em 1916, está disponível em 3 versões: html, wiki e Projeto Gutenberg (diversos formatos).
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968.
Lançado originalmente em 1937, explora a teoria e prática da filosofia da educação de Dewey. Há muitos outros livros de Anísio Teixeira disponíveis no site.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (publicado originalmente em 1986).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 (publicado originalmente em 1970).
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. Sao Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989 (publicado originalmente em 1982).
Na Biblioteca Digital Paulo Freire, é possível ler vários outros livros, além de acessar textos, áudios e vídeos de e sobre Paulo Freire.
ILLICH, Ivan. La sociedad desescolarizada. Joaquín Mortiz: México, 1985.
Uma crítica mordaz à escola, bom para reforçar a crítica ao fordismo e à taylorização e fayolização na EaD.
“Educação Como Prática da Liberdade” de Paulo Freire.