Goal analysis: back to the basics

MELLON, Constance A. Goal analysis: back to the basics. TechTrends, v. 42 n. 5, p. 38-42, Oct. 1997. Resenha de João Mattar.

Mellon é (ou era, quando escreveu o artigo) professora na East Carolina University, onde coordenava o mestrado em tecnologia instrucional. No artigo, ela procura destacar a importância e a dificuldade em analisar objetivos instrucionais, baseando-se no modelo de Dick e Carey:

Dick, W. & Carey, L. The systematic design of instruction. 4th ed. New York: Harper Collins, 1996.

Mellon aponta a relação entre formular objetivos e planejar avaliação, e como a atividade de definir objetivos é longa e trabalhosa. São apresentados diagramas e todas aquelas divisões típicas do DI tradicional, além de exemplos de alunos exercitando a formulação de objetivos instrucionais. Em seguida, é demonstrado como os objetivos devem ser quebrados em subitens e a atenção então se voltar a habilidades subordinadas.

Ela alerta que os professores acabam abordando a análise dos objetivos não com a questão “quais são os passos para atingir este objetivo?” mas “como vou ensinar este objetivo?”, focando portanto no conteúdo e ignorando os passos, muitas vezes pequenos, necessários para completar o objetivo.

Há, por fim, uma rápida discussão em relação ao construtivismo. Os DIs construtivistas enfatizariam o design de ambientes de aprendizagem em vez de sequência instrucionais:

Jonassen, D.H. (1994). Thinking technology: Toward a constructivist design model. Educational Technology, 34(4), 34-37.

e também a importância de tarefas autênticas:

Willis, J. (1995). A recursive, reflective instructional design model based on constructivist-interpretivist theory. Educational Technology, 30(6), 5-23.

Mas segundo Mellon, o construtivismo não oferece um ponto de partida claro para o design da instrução.

Enfim, uma curta defesa da complexidade e da importância do trabalho com objetivos de aprendizagem no DI, que, no meu modo de ver, não acrescenta muita coisa à discussão.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Edtech503, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>