Aula 03 (14/04) – Games em Educação no SL

Na quarta-feira da semana passada (14/04) nos encontramos novamente na ilha Educacao no Second Life para a terceira aula do curso Games em Educação no SL. Há uma categoria especial no blog para o curso, EduGames no SL 1.0, com a qual estou marcando todos os posts relacionados ao curso. Temos também um grupo para o curso no Second Life, Games em Educacao no SL 1.0, se alguém ainda não estiver inscrito me avise (Erectus Amat).

O encontro da semana passada cobriu o capítulo 2 do livro Games em Educação: como os nativos digitais aprendem, cujo título é O Uso de Games em Educação. O capítulo pode ser dividido em 3 partes: (a) introdução (que não cobri na aula, mas cobrirei no post), (b) uma lista de autores que se destacam na teoria sobre o uso de games em educação, (c) uma reflexão sobre fluxo e senso crítico.

Introdução

O vídeo abaixo explora o conceito de aprendizado tangencial, baseando-se no post The power of tangential learning:

Games lidam com o erro de uma maneira construtiva e podem contribuir com a personalização da educação.

Alguns textos exploram como os jogadores acabam funcionando simultaneamente como autores dos games:

LEHTO, Otto. The collapse and reconstitution of the cinematic narrative: interactivity vs. immersion in game worlds. In: COMPAGNO, Dario; COPPOCK; Patrick (Edited by). Computer games: between text and practice. Rivista on-line dell’Associazione Italiana di Studi Semiotici, Serie speciale, Anno III, n. 5, 2009. p. 21-18.

JUUL, Jesper. A clash between game and narrative: a thesis on computer games and interactive fiction. Versão 0.92, traduzida para o inglês, da dissertação de mestrado originalmente redigida em dinamarquês. Copenhagen, abr. 2001.

MURRAY, Janet H. Hamlet on the holodeck: the future of narrative in cyberspace. Cambridge, MA: MIT Press, 1998.

Teoria sobre uso de games em educação

Games-based Learning Theory: A synthesis of ideas to help plan, implement and assess serious games foi a palestra de David Gibson, co-autor do livro Games and Simulations in Online Learning, proferida no Second Life em 27/03/09 durante o Virtual Worlds Best Practices in Education, em que ele faz uma síntese de algumas teorias sobre o uso de games em educação.

David Shaffer explora o conceito de games epistêmicos em How computer games help children learn. No site Epistemic games: building the future of education é possível conferir alguns jogos epistêmicos desenvolvidos por Shaffer em que os jogadores assumem diversas funções profissionais, como Journalism.net (repórteres), Digital Zoo (engenheiros biomecânicos), Urban Science (planejadores urbanos), The Pandora Project (negociadores) e Escher’s World (artistas gráficos).

Clark Aldrich, autor de Learning by Doing e do blog Clark Aldrich On Simulations and Serious Games, trabalha com os conceitos de mundo virtuais, games e simulações, além de elementos de games, elementos de simulações e elementos pedagógicos.

Ian Bogost, fundador da empresa Persuasive Games, explora em Persuasive Games a ideia de games epistêmicos e retórica procedimental. Seu site é um prato cheio para quem se interessa pelo uso de games em educação.

Marc Prensky, que desenvolveu a expressão nativos digitais, é autor de Digital game-based learning e Don’t bother me, Mom, i´m learning, que tem um interessante site de apoio, GamesParentsTeachers. Seu site tem também várias informações sobre o uso de games em educação.

Por fim, James Paul Gee, autor de Why video games are good for your soul e Good video games and good learning, explora o que há de pedagógicos em games, mesmo que comerciais.

Cf. um vídeo em que ele relaciona games e aprendizagem:

e outro um vídeo em que ele explora o uso de games para avaliação:

Obviamente há vários outros autores que teorizam sobre o uso de games em educação, mas estes me parecem os mais importantes pelo conjunto da obra e pela riqueza conceitual.

Fluxo x Senso Crítico

Discutimos uma questão que tem me interessado bastante em educação e que inclusive eu já tinha explorado em um post: a relação entre imersão, fluxo e senso crítico em games. Senti (o que foi confirmado pelos alunos) que pela primeira vez no curso, usando o chat de texto do Second Life, conseguimos atingir um momento de grande colaboração e construção do conhecimento, com comentários muito ricos que nos levaram a avançar bastante no tema.

Virtual Worlds Story Project

No final do nosso encontro, fomos explorar o fantástico projeto desenvolvido pelo Marty e pela Jenaia, que aliás gentilmente nos recebeu e orientou: Virtual Worlds Story Project, que explora o potencial do Second Life para contar histórias – no caso, a história de vida de um paciente, Uncle D, que morre de AIDS. Cf. o vídeo:

Como tive que sair quando ainda havia bastante gente por lá, preciso agora saber onde cada um conseguiu chegar.

Nesta quarta (21/04) não tivemos aula por causa do feriado, mas na próxima quarta, 28/04, nos encontramos novamente na ilha do Portal Educação – junte-se a nós!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, EduGames no SL 1.0, Educação, Games. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>