Cross & Dual Reality

Há quase 1 ano, li no ReadWriteWeb o post Cross Reality: When Sensors Meet Virtual Reality, que apresentava o interessante trabalho desenvolvido pelo Responsive Environments Group do MIT Media Lab com cross reality (realidade cruzada). Cf. os projetos que eles desenvolvem!

Para o Virtual World Best Practices in Education 2010, fiz contato com o laboratório do MIT e o Joshua Lifton, que iniciou o projeto de cross reality, fez gentilmente uma interessantíssima e concorrida apresentação, discutindo como a incorporação de redes de sensores e actuators no mundo real pode contribuir para aproximar o real e o virtual.

Essas experiências têm sido denominadas realidade cruzada (cross-reality), realidade-x ou realidade dual. Informações do mundo real são transmitidas por sensores para mundos virtuais, permitindo a interação mútua e integração entre os dois universos. No Responsive Environments Group do MIT Lab, por exemplo, sensores e redes ligam o espaço do laboratório real a um espaço de laboratório virtual no Second Life. Dessa convergência surge um mundo paralelo, tema de muitos livros de ficção científica, que tende a mudar a forma como as pessoas interagem, entre si e com seus ambientes, influenciando diretamente as redes sociais.

O potencial da aplicação dessas tecnologias à educação é imenso. Cf. algumas publicações:

LIFTON, J.; LAIBOWITZ, M.; HARRY, D.; GONG, N.W.; MITTAL, M.; PARADISO, J.A. Metaphor and Manifestation – Cross-Reality with Ubiquitous Sensor/Actuator Networks. IEEE Pervasive Computing: Mobile and Ubiquitous Systems, Vol. 8, No. 3, July-September 2009, pp. 24-33.

Apresenta os projetos desenvolvidos no MIT, que exploram esse espaço entre os mundos real e virtual. Informações do mundo real são visualizadas no Second Life, e eventos do mundo virtual são manifestados no espaço físico real. Visualizações 2D mais simples permitem que dispositivos móveis busquem e interajam com eficiência com dados de redes de sensores. Essas e outras áreas de aplicações tecnológicas envolvem a busca e a interação fluida com o mundo real geograficamente disperso, em um mundo virtual sem constrangimento e telepresença multiescala ubíqua.

COLEMAN, Beth. Using Sensor Inputs to Affect Virtual and Real Environments. PERVASIVE computing, IEEE CS, July–September 2009, p. 2-9.

Apresenta os projetos Eolus One, Green Phosphor e Parsec, que utilizam a tecnologia de sensor para transmitir dados de ambientes do mundo real para os virtuais. O artigo explora os princípios de design que esses três projetos utilizam, no estágio experimental do design de realidade cruzada.

LIFTON, J.; PARADISO, J.A. Dual Reality: Merging the Real and Virtual. Proceedings of the First International ICST Conference on Facets of Virtual Environments (FaVE), Berlin, Germany, 27-29 July 2009.

Propõe a convergência de redes de sensores e mundos virtuais não apenas como uma solução possível para suas respectivas limitações, mas também como o início de uma nova mídia criativa. Nesse tipo de realidade dual, tanto os mundos reais quanto virtuais são completos em si mesmos, mas são também ampliados pela habilidade de reagir, influenciarem-se mutuamente e fundirem-se, através de redes de sensores/actuators profundamente incorporadas nos ambientes do dia a dia. O artigo descreve a implementação das redes de sensores e sua associação com o Second Life.

LIFTON, Joshua Harlan. Dual Reality: An Emerging Medium. PhD thesis, Massachusetts Institute of Technology, 2007.

Tese de doutorado em que Joshua propõe a convergência entre redes de sensores e mundos virtuais. Segundo ele, como uma mídia, a realidade dual tem o potencial de elevar a criação de massa para as mesmas alturas que a televisão elevou o consumo de massa e a Internet elevou a comunicação de massa.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

5 respostas a Cross & Dual Reality

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Cross & Dual Reality [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Divulgar Site disse:

    Cara andei dando uma lida no seus posts e conteúdo e você é um crânio, muito dedicado e inteligente. Nossos parabéns e sucesso.

    Espalhando
    Agência de Publicidade Online

  3. Romero Tori disse:

    Caro Mattar.

    Interessantissimos esses experimentos do MIT. Só fico em dúvida se seria necessária a criação de uma nova denominação, uma vez que já existe o termo “mixed reality” (“realidade misturada”) que se refere justamente a esse conceito.

    Obrigado por mais um post nota 10 !!!

    Abraços.

    Romero

  4. Daiana Trein disse:

    Prof. João,

    Gostei muito do post, visitei o site do projeto e ao ler o comentário do Prof. Romero, me deparei com um questionamento semelhante que fiquei quando li o termo “realidade cruzada”: afinal, as realidades se cruzam ou elas coexistem?

    abraços,

    Daiana

  5. this disse:

    There is certainly a great deal to know about this subject.
    I really like all the points you have made.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>