Aulas 04 (28/04), 05 (05/05) & 06 (12/05) – Games em Educação no SL

No dia 28/04 nos encontramos novamente na ilha Educacao no Second Life para a quarta aula do curso Games em Educação no SL. Na aula exploramos o capítulo 3 do livro Games em Educação: como os nativos digitais aprendem, cujo título é Novo Design Instrucional para os Nativos Digitais. A discussão (que avança um pouco em relação às ideias apresentadas no livro) foi muito interessante, com intensa participação de todos, e acabei preparando, em função da aula, os slides para a minha apresentação no VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas:

Aliás, fiz uma cobertura extensa do evento em VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.

Em 05/05 nos encontramos novamente para a quinta aula, e como na semana anterior não tínhamos feito nenhuma exploração, já que a discussão tomou as 2 horas da aula, reservamos o encontro para conhecer 3 lugares: a área Brasil na ilha Educação, a Ivory Tower of Primitives (com tutoriais para a construção de objetos no Second Life) e as ilhas Galápagos, onde refizemos em vários barquinhos a viagem do Darwin a bordo do Beagle.

Na semana passada, nos encontramos novamente para a sexta aula. Introduzi rapidamente a importância do módulo de avaliação em games educacionais (um dos temas do cap. 4 do livro), exploramos alguns games educacionais internacionais (e as estatísticas que mostram os resultados positivos de seu uso para o aprendizado, tema do capítulo 5, que continuaremos na aula da semana que entra), e por fim, como surgiu na aula o tema de uso de RPG no Second Life, fomos conhecer a ilha de Esparta, onde fomos recepcionados e fizemos um belo tour. Surgiu, aliás, a ideia de representarmos o julgamento de Sócrates em um dos locais da ilha.

Nesta semana, vamos começar um wiki sobre games educacionais.

Na próxima quarta, 19/05, nos encontramos novamente às 14 horas (horário de Brasília) na ilha Educacao para explorarmos mais games educacionais e espaços no Second Life, junte-se a nós!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, EduGames no SL 1.0, Games. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Aulas 04 (28/04), 05 (05/05) & 06 (12/05) – Games em Educação no SL

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Aulas 04 (28/04), 05 (05/05) & 06 (12/05) - Games em Educação no SL [joaomattar.com] on Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>