Filosofia e Ética Profissional no iTunes

Ontem e hoje dediquei um tempinho para brincar com o iTunes, procurando podcasts sobre Filosofia e Ética Profissional para uma disciplina online que estou terminando de desenvolver. Aqui vão algumas descobertas – os podcasts estão separados pelos temas das 8 aulas da disciplina. Para facilitar, chamarei aqui de podcasts os materiais que estão disponíveis apenas como áudio, e vídeo os que apresentam imagens em movimento. Tem com certeza muito mais coisa, realmente precisamos integrar mais intensamente os podcasts na EaD.

1. Filosofia, Ética, Senso Crítico & Lógica

Philosophy for Beginners é uma série de 5 aulas de Introdução à Filosofia da Oxford University, ministradas pela professora Marianne Talbot.

Ethics Bites é uma série de entrevistas da Open University cobrindo tópicos como direitos dos animais, eutanásia, censura e tratamentos de fertilidade. As entrevistas são introduzidas por David Edmonds e as questões colocadas pelo filósofo Nigel Warburton.

Critical Reasoning for Beginners é uma série de 6 podcasts da Oxford University com aulas de Marianne Talbot, que exploram o pensamento crítico incluindo lógica, argumentos válidos e inválidos.

Logic: Deductive and Inductive é a transformação em podcasts de: READ, Carveth. Logic: Deductive and Inductive. London: Simpkin, Marshall, Hamilton, Kent & Co., 1914.

O Stephen’s Guide to the Logical Fallacies foi transformado em uma série de podcasts: Logical Fallacies.

Logical Fallacies 2 apresenta uma série de podcasts com falácias compiladas pelo Dr. Michael C. Labossiere.

2. História da Filosofia

Philosophy 25A: Ancient Philosophy apresenta podcasts de um curso sobre Filosofia Antiga ministrado por David B. Ebrey na UC Berkeley em 2008.

OCW Ancient Medievel Philosophy inclui uma série de vídeos da University of Notre Dame com aulas de David O’Connor, que exploram filosofia antiga e medieval.

General Philosophy é um conjunto de podcasts da Oxford University com aulas de Peter Millican, que exploram a filosofia moderna.

3. Comunicação e Filosofia da Linguagem

Philosophy of language and mind (1:27:55) é um podcast do curso Philosophy for Beginners da Oxford University em que Marianne Talbot explora os campos da filosofia da linguagem e da mente.

4. Liderança, Visão e Missão das empresas

Leadership Character: Five Influential Attributes (4:56) é um podcast da série Ethics & Leadership do Center for Creative Leadership que apresenta 5 influentes traços dos líderes: coragem, cuidado, otimismo, autocontrole e comunicação. A transcrição do podcast está disponível online.

5. Responsabilidade Social das Empresas e Ética Ambiental

Business Ethics (16:32) é um podcast da série Ethics Bites da Open University em que Alex Olive explora o universo da ética na administração. As empresas deveriam levar em consideração apenas seus stakeholders?

Business ethics (11:43) é um podcast do curso Ethics in real life da Open University em que Anya Shaefer discute a ética nos negócios, comparando a visão da maximização dos lucros com o modelo de responsabilidade social corporativa.

Ethics and Corporate Responsibility, da Georgia State University, apresenta diversos podcasts de apresentações que discutem como indivíduos e corporações devem operar eticamente e com responsabilidade.

Stakeholder Responsibility (16:06) e Stakeholder Theory (49:18) são vídeos da série Business Ethics da University of Virginia Darden School of Business que discutem as teorias dos stakeholders.

Climate Change (15:45) é um podcast da série Ethics Bites da Open University em que James Garvey discute as mudanças climáticas e questiona a nossa responsabilidade em relação ao aquecimento global.

Environmental Values (31:24) é um podcast do curso Philosophy and the Human Situation da Open University em que Chris Belshaw discute filosofia ambiental e como valores podem ser associados a aspectos do ambiente.

Environmental Ethics, curso da Open University, apresenta curtos vídeos de diferentes profissionais, com argumentos a favor e contra a modificação genética da natureza para aumentar a produção e combater a pobreza.

6. Filosofia Política

The History of Political Philosophy: from Plato to Rothbard é uma série de 10 podcasts com David Gordon, que explora a história da filosofia política de Platão até Murray Rothbard.

7. Propriedade Intelectual

Copyright (14:56) é um podcast da série Ethics Bites da Open University em que Richard Posner explora o universo dos direitos autorais e as fronteiras entre inspiração e plágio.

Plagiarism and copyright law (17:56) é um podcast do curso Ethics in real life da Open University em que a autora Maureen Duffy explora a ética do plagiarismo e dos direitos autorais.

8. Ética Profissional e Códigos de Ética

Codes of ethics (16:51) é um podcast do curso Ethics in real life da Open University em que o filósofo Onora O’Neil discute as vantagens e desvantagens de códigos de ética.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Filosofia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Filosofia e Ética Profissional no iTunes

  1. Valdecy disse:

    Vc está convidado a ler matéria em meu blog sobre como deve ser uma pessoa ideal, conforme Aristóteles e Nietzsche formularam. Como é o ser humano atual comparado com a formulação de cada um dos filósofos? Vc se encaixa nas formulações? Ler em: http://www.valdecyalves.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>