Introdução à Filosofia – Apresentação

[photopress:intro_filosofia.jpg,full,vazio]

MATTAR, João. Introdução à filosofia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Apresentação

O objetivo principal deste livro é conduzi-lo ao maravilhoso universo da filosofia. Faremos juntos uma viagem por autores, obras e ideias fascinantes que marcaram a nossa civilização.

Há inúmeros livros de introdução à filosofia com excelente qualidade, tanto em português quanto em outras línguas, alguns deles considerados clássicos. Uma das crenças deste livro é que é possível estudar filosofia e filosofar não somente lendo textos escritos por filósofos, mas de várias outras maneiras, como por exemplo: apreciando obras de arte e literatura, ouvindo música, assistindo a um filme, surfando na Web e jogando games. Livros como Philosophy through film, Philosophy goes to the movies: an introduction to philosophy, Movies and the meaning of life: philosophers take on Hollywood e Philosophy through video games, que serão utilizados neste texto e estão indicados nas referências, têm essa mesma crença.

Portanto, durante nossa viagem serão feitas referências não somente a textos de filosofia, mas também a vários artigos de jornal, quadros, poemas, romances, músicas, filmes, sites, blogs, comunidades no Orkut, vídeos no YouTube, redes sociais e games. No caso de filmes, por exemplo, procurei privilegiar aqueles que estão disponíveis em grandes redes de locação, para que você possa assisti-los se desejar.

Sem dúvida, deixei de mencionar ou explorar com profundidade vários pensadores importantes na história da filosofia: tive que fazer escolhas, e espero corrigir os erros e as injustiças nas próximas edições.

O livro está dividido em cinco partes:

• Parte I: discute o significado da filosofia e apresenta uma experiência de filosofar sobre a morte, seguida de uma entrevista com o psiquiatra e filósofo Adalberto Tripicchio. O objetivo é introduzi-lo livremente ao exercício da filosofia.

• Parte II: faz um percurso pela história da filosofia ocidental, desde antes da Grécia Antiga até a filosofia contemporânea. Aqui você terá contato com vários filósofos e conhecerá diversos movimentos.

• Parte III: apresenta as principais divisões da filosofia, como metafísica, teoria do conhecimento, lógica e ética.

• Parte IV: explora filosofias ‘alternativas’, como as orientais, incluindo um capítulo especial sobre a filosofia no Brasil.

• Parte V: funciona como o fechamento do livro.

Há ainda uma longa lista de referências bibliográficas, que inclui não apenas as fontes que são citadas durante o livro, mas também aquelas que, mesmo sem aparecer no texto, foram essenciais para sua elaboração. Um índice remissivo encerra o livro.

O livro conta também com um site exclusivo, o Companion Website, em que você poderá acessar materiais adicionais que exploram com mais detalhes e profundidade alguns temas em alguns filósofos. Lá você encontrará, por exemplo, um capítulo completo sobre a filosofia latinoamericana, entrevistas com filósofos e análises de Diálogos de Platão, dentre outros materiais. Além disso, apresentações em PowerPoint estão disponíveis para os professores.

Pronto para a viagem?

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Filosofia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a Introdução à Filosofia – Apresentação

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Introdução à Filosofia - Apresentação [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. João Mattar disse:

    Aliás, você aparece por lá!

  3. Renato disse:

    Ótima capa, já vai para minha lista de compras quando voltar.

  4. Gilvan do Amaral Ferreira disse:

    Sou professor e gostei muito de seu livro, possui um excelente conteúdo e uma linguagem clara e simples, facilitando o aprendizado,parabéns!!!

  5. João Mattar disse:

    Valeu, Gilvan. Creio que como professor você consiga com a editora um exemplar gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>