Avaliação Trienal Capes 2010

Na semana passada foram divulgados os resultados da última Avaliação Trienal da Capes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil.

Um relatório geral informa que foram avaliados dados de 2.178 programas, de 2007 a 2009. As notas variam de 1 a 7, sendo que 1 e 2 (2,7% do total) indicam o descredenciamento do programa, e 6 e 7 (10,9% do total) indicam desempenho de referência e de inserção internacional. No caso de programas que possuam apenas mestrado, a nota máxima é 5.

É possível acessar um Resultado Geral e por Área de Avaliação, e uma lista com os Programas Novos, além de várias outras tabelas.

A USP destaca-se com 33 programas com nota 7. A Unicamp e a UFRJ têm 14, a UFRGS 10 e a UFMG 9. Possuem ainda programas com nota 7: FGV, PUC-RJ, UCAM – Universidade Cândido Mendes, UERJ, UFBA, UFF, UFPEL, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, UFV – Universidade Federal de Viçosa, UnB – Universidade de Brasília e UNESP, dentre outras.

Devo continuar a analisar os resultados neste post, mas aqui vai uma análise inicial breve.

3 programas têm nota máxima em Educação: PUC-RJ, UERJ e UFMG.

Também 3 programas possuem nota máxima em História: UFF, USP e Unicamp.

2 programas possuem nota máxima em Linguística: USP e Unicamp.

Também apenas 2 programas possuem nota máxima em Psicologia: UFRGS e USP

Só 1 programa possui nota máxima em Literatura – Literatura Brasileira na USP.

Também apenas 1 programa possui nota máxima em Administração, também na USP.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>