Estão sendo monitorados e acompanhados

Tivemos (mais uma vez) problemas com o ENEM. No momento em que escrevo este post, uma liminar da Justiça Federal do Ceará suspendeu o exame no Brasil. A incapacidade é incrível, mas nem é disso que quero falar.

O mais incrível (se é que é possível escolher o mais incrível nessa confusão toda) é que assim que começaram a se configurar os problemas, ontem, a Assessoria de Comunicação Social do MEC, na sua conta no Twitter, em vez de informar lançou duas ameaças:

3:33 PM Alunos q já “dançaram” no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los.

[photopress:Ameaca_MEC_alunos.png,full,vazio]

3:34 PM Repórter do JC.com pode ser processado. Cometeu ato ilícito ao atentar contra as regras do certame.

[photopress:Ameaca_MEC_reporter.png,full,vazio]

A UNE (que sempre tem apoiado o governo nos últimos anos, é bom lembrar) reagiu rápido – cf. UNE pede retratação por frase publicada em Twitter do Inep e UNE e UBES criticam erros do Enem e lançam central de denúncias e reclamações no próprio site da UNE. Não sei se houve reações da imprensa.

É um descalabro que um órgão de assessoria de imprensa do MEC, em vez de informar ou orientar os alunos, principalmente num momento de problemas com o ENEM, use o Twitter para ameaçar os que “já dançaram” e um repórter. Todo educador ou instituição ligada à educação deve protestar contra essa atitude do MEC, na verdade todo cidadão deve reagir a esses tweets. Afinal, o MEC tem um Órgão de Assessoria de Comunicação Social ou um Órgão de Controle e Perseguição (pago com nossos impostos)? Vale lembrar também que o MEC fez campanha política nas últimas eleições, inclusive pelo Twitter.

As estatísticas de educação no Brasil mostram que estamos há anos praticamente patinando sem sair do lugar. Como professor, sinto-me responsável e ao mesmo tempo envergonhado. Estamos sem dúvida no caminho errado, não apenas na educação presencial, mas principalmente na Educação a Distância. Para tentar sair do lugar, precisamos de um Ministério da Educação capaz e técnico, não político e perseguidor.

Em 11/10 a Assessoria de Comunicação Social do MEC se retratou: “A Assessoria de Comunicação Social do MEC se desculpa pelos termos pouco elegantes usados na rede social durante a realização do Enem.”

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Estão sendo monitorados e acompanhados

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Estão sendo monitorados e acompanhados [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Renato disse:

    Eu pessoalmente acho o Enem um retrocesso, uma avaliação seriada como o PAS seria mais eficiente como avaliação, menos angustiante para os alunos e pouparia o MEC e o povo brasileiro de episódios lamentáveis como esse.

  3. Pedro Moreira de Godoy disse:

    João Mattar, fico muito feliz em ver que novamente você foi direto e objetivo na análise da questão. Uma coisa me choca nessa história… temos no governo federal pessoas que estão se “achando” acima do bem e do mal. Temos um governo que, no passado, clamava por liberdade e democracia… e agora, após 2 mandatos e indo para o terceiro, possui uma certa tendência a querer censurar a imprensa, a liberdade de expressão e até criar o clima de perseguição nas pessoas pelo Twitter. Isso é que me deixa surpreso.

    Não estou aqui querendo defender a ilegalidade, muito pelo contrário. Se o jornalista cometeu algum ato ilegal, processe-o! Se alguém fez algo ilegal, processe-o! Mas, vir ao Twitter e lançar notas de que está viagiando os posts do Twitter e ameaçar o jornalista pelo Twitter é um tanto quando INFANTIL. Fazem isso só para criar esse clima de “Eu sei o que vocês estão fazendo na rede”… Isso é ridículo!

    E pior… olha só o linguajar que a pessoa usou… “[...] alunos que já ‘dançaram’ [...]“. Isso vindo do mais alto escalão da Educação Brasileira. Eu fico chocado com a falta de bom senso, que estas pessoas possuem ao tentar resolver os problemas ocorridos no ENEM criando esse clima de perseguição na rede. Logo logo, vão começar a agir igual os Militares em 1967, quando instituiram o AI-5.

  4. João Mattar disse:

    Foi (tem sido) realmente um absurdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>