Revista Dirigida n.12 nov/2010

O número 12 (11/2010) da Revista Dirigida já está disponível online.

Nela você encontrará um Guia Nacional de cursos superiores a distância no Brasil, uma pesquisa da FGV sobre o impacto na empregabilidade e nos salários comparando cursos a distância e presenciais, e uma matéria sobre a EaD na Ricesu.

Na matéria Parabéns pra a Internet! E para todos nós… há várias falas minhas (p. 49-50), que reproduzo abaixo:

“Hoje, com a Web 2.0, até esses ambientes [LMSs] passaram a ser questionados, pois é possível fazer praticamente o que fazemos com eles em ferramentas como Blogs, Wikis, PodCasts, Vídeos, Twitter, Facebook etc. Além disso, a internet passou a ser utilizada em apoio à educação presencial. Alunos de diversas idades pesquisam material na internet, professores (e instituições) e alunos se comunicam, atividades são realizadas online etc.”, pontuou o professor João Mattar, autor de livros, pesquisador e blogueiro especializado em tecnologia na educação.

Autor de diversos artigos e livros, como “Metodologia Científica na Era da Informática”, “ABC da EAD”, “Second Life e Web 2.0 na Educação” e “Guia de Educação a Distância”, o professor da Universidade Anhembi Morumbi acredita que o acesso mais democrático e fácil à informação e ao conhecimento, agora com os ebooks, também é um trunfo do uso da internet em educação. Mattar ainda lembra que alguns autores consideram que a combinação entre comunicação por satélite e internet seria a revolução do momento, enquanto muitos outros defendem que a internet é mais do que suficiente como ambiente para a educação.

“Mesmo o potencial pedagógico da televisão digital tem sido questionado, em função do crescimento do acesso à internet e das suas possibilidades interativas. Não por acaso, a banda larga foi tema importante no debate à sucessão presidencial. Entretanto, ao que parece, estamos ainda muito distantes do que já foi realizado em outros países, em que o acesso à internet já é bem mais difundido”, disse João Mattar.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>