Formigas, Abelhas e Aranhas – Francis Bacon

Aqueles que lidaram com as ciências, ou foram homens de experimentos, ou homens de dogmas. Os homens de experimentos são como as formigas, só coletam e usam o que coletaram; os pensadores lembram aranhas, que constroem teias com sua própria substância. A abelha, no entanto, toma um caminho do meio: coleta seu material das flores do jardim e do campo, mas o transforma e o digere por um poder próprio. Não diferentemente, este é o verdadeiro negócio da filosofia; pois ela nem depende exclusiva ou principalmente dos poderes da mente, nem aloja a matéria que coleta da história natural e dos experimentos mecânicos por inteiro na memória, como a encontra, mas a aloja no intelecto alterada e digerida. Portanto, a partir de uma liga mais estreita e pura entre essas duas faculdades, a experimental e a racional (como ainda nunca foi feito), muito pode ser esperado.

Francis Bacon, Novum Organum, Book One, XCV

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Filosofia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

7 respostas a Formigas, Abelhas e Aranhas – Francis Bacon

  1. Daisy Grisolia disse:

    Grande pedida para este final de ano, vai para a minha lista de questóes para levar a sério no próximo ano!

    Bom trabalho, João, bom trabalho!!!

  2. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Formigas, Abelhas e Aranhas - Francis Bacon [joaomattar.com] on Topsy.com

  3. Abelhas viraram filósofas????

  4. Ferdinand disse:

    De Mattar
    Bela construção.
    Perfeita para conceituar as diferenças de ação e resultados, tanto em um como no outro domínio.

    Mas isto é só o começo.
    A mente humana é absolutamente complexa.
    Em granularidades mais finas, já não mais poderia acompanhar.

  5. João Mattar disse:

    Em granularidades mais finas, já estamos no nível das pequenas percepções inconscientes, de que fala o Leibniz. Talvez não possamos abarcar tudo, mas dá para penetrar bem mais nos mistérios da mente.

  6. Partilharei com outros esse excelente ponto de partida para raciocínios que poderão melhor esclarecer o aquém e dar suporte ao além, nas questões do pensamento em favor da inteligência produtiva.

  7. Souza disse:

    Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>