Tutoria em EaD

Hoje no Twitter e no Facebook coloquei as seguintes questões:

Que temas você gostaria de ler em um livro sobre tutoria em EaD?

Há algum livro que você já leu sobre o tema que recomenda?

Gostaria de ampliá-las aqui:

Que temas você gostaria que fossem trabalhados em um curso ou workshop sobre tutoria em EaD?

Quais atividades e ferramentas você gostaria que fossem cobertas nesse curso/workshop?

Indique algum curso, currículo, artigo, vídeo, site etc. (pode inclusive ser seu) que trate do tema da tutoria em EaD e que você considere interessante.

Quais são as competências que um tutor deve ter para trabalhar com EaD?

Enfim, quero provocar uma conversa para saber como as pessoas veem a tutoria em EaD no Brasil, o que acham importante etc.

Vc pode, é claro, responder por aqui.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

9 respostas a Tutoria em EaD

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Tutoria em EaD [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Gislaine disse:

    Sou coordenadora de Tutoria no CSTGP / IFSC, certamente o debate quanto a profissionalização desta categoria é um excelente assunto. O sistema de bolsas torna a gestão complicada, há uma alta rotatividade na equipe, enfim, há a necssidade do reconhecimento do tutor enquanto profissional.
    Abs

  3. Bem, penso que um tutor precisa ser muito bem preparado pois, tutoriar é diferente de dar aula, ministrar cursos ou orientar. Para mim o tutor é uma mistura de todos, porém com competências múltiplas, sobre tudo no que se refere ao assunto/disciplina que está tutoriando.
    Gostaria de ver abordado em um curso/workshop exatamente isso. “A postura do tutor, sua formação e suas funções”.

  4. Andrea Correa disse:

    Prof. Mattar estou preparando um curso de tutoria e reunindo muito material por conta disso. Precisamos conversar.
    Abraços

  5. Olá João Mattar,

    Primeiramente, parabéns pela abordagem deste tema! Sou “recém-tutor” (comecei esta prática em 2010, onde tive duas turmas), na tutoria de um curso sobre “Desenvolvimento de Conteúdos para EAD (Design Instrucional)”, na USCS. Seguem 4 pontos que, acredito, seriam bem interessantes a serem discutidos em um livro sobre o tema:

    1) Professor = Tutor no EAD? Os alunos nos reconhecem desta forma, no entanto, quando falamos com algumas pessoas: “ministro aula a distância”, dizem: Ah, você faz “tutoria” (muitas vezes, de forma pejorativa, como se fosse apenas um “suporte” de dúvidas técnicas). Entendo que, assim como um professor do ensino presencial, o tutor também aplica estratégias didáticas para facilitar a aprendizagem dos alunos, o que muda é a “distância transacional” (Michael Moore).
    2) Família dos Tutores na CBO: da mesma forma que o Designer Educacional, que foi reconhecido pela Classificação Brasileira das Ocupações (CBO) em 2008, acho que os tutores deveriam fazer parte da familia “2394″ da CBO – Programadores, avaliadores e orientadores de ensino. Esta é uma opinião;
    3) Tecnologia para Tutoria: hoje, temos várias ferramentas para comunicação síncrona (MSN, Skype, Second Life) e assíncrona (fóruns, e-mails, blogs). Quais as melhores práticas para utilizar estes recursos na tutoria?
    4) Gestão de Turmas: no LMS que utilizo para ministrar o curso, tenho diversas formas de obter relatórios. No entanto, nenhum se comparou a um “simples excel” que produzi para ver, de forma imediata e geral, quem realizou as atividades, a pontuação aplicada, etc. Ou seja, uma abordagem sobre melhores práticas para acompanhamento das turmas seria interessante.

    Se tiver mais sugestões, lhe envio!

    Abraços,

  6. T disse:

    olá, com atraso mas nem tanto respondo ao seu pedido de indicação de um livro; não é uma “recomendação, embora nada tenha contra, é um livro que ganhei durante o exercício da minha tutoria, agora , se foi “base”.. e agora procuram-se novas fontes, eu não sei.

    “Aprendizagem em rede na educção a Distância: estudos e recursos para formação de professores
    Org: Rosane A Nevado, Marie Jane Carvalho, Crediné Menezes
    Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007

  7. Mattar, o que vejo como necessário para a formação do tutor, coloquei em minha dissertação. Especificamente a responsabilidade e desafio que o tutor tem: fomentar a interação entre os alunos…

    http://fernandoscpimentel.blogspot.com/p/dissertacao.html

    Um abraço.
    Fernando

  8. Renato disse:

    Bem, vejo um grande ênfase no que o tutor deve fazer pelo aluno, mas sinto falta de uma definição clara de até que ponto o tutor deve ajudar e até que ponto ele deve “ensinar o aluno a pescar”. Outra, já que os AVAs oferecem tantos dados sobre os alunos já existem pesquisas ou mesmo algum consenso entre pesquisadores estabelecendo os números máximos de alunos/tutor?

  9. João Mattar disse:

    Alguns trabalhos no exterior falam em número ao redor de 20 por aluno, acho que há uma orientação do MEC para 50, em alguns casos aqui no Brasil o tutor tem mais de 1.000!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>