Congresso PeopleNET in Education

Ontem foi realizado o Congresso PeopleNET in Education – Redes Sociais na Educação, no campus Vila Olímipia da Universidade Anhembi Morumbi.

Infelizmente, perdi as palestras da Martha Gabriel e do Carlos Valente.

Além das demais apresentações – os slides da minha estão aqui:

às 20:07 recebi a seguinte msg:

Redes Sociais em EaD” is being tweeted more than anything else on SlideShare right now. So we’ve put it on the homepage of SlideShare.net (in the “Hot on Twitter” section).

Well done!

- SlideShare Team

acompanhei também as discussões no Twitter e mediei a mesa final, que durou mais de 1 h.

Uma questão colocada no Twitter foi que o evento teria falado mais sobre ferramentas e menos sobre educação, cultura e pessoas. Pelo que assisti, não concordo, mas de qualquer maneira tenho defendido que um discurso mais genérico, sobre redes como conexão de pessoas, apesar de legítimo, não é suficiente para nosso trabalho como educadores. Precisamos de um discurso de tecnologia educacional, sem medo de dizer: trata-se (também) de tecnologia, não apenas de pessoas e educação (sem tecnologia). Trata-se, justamente, de maneiras de aplicar adequadamente a tecnologia à educação. Trabalhei esta questão em detalhes no capítulo “Technological Minimalism versus Second Life: Time for Content Minimalism”, no livro Virtual Worlds and Metaverse Platforms: New Communication and Identity Paradigms.

Uma das questões recorrentes, tanto no Twitter quanto nas enviadas à mesa, foi sobre os resultados de aprendizado que temos com o uso de redes sociais em educação. É sem dúvida também uma questão legítima, mas acho que é possível relativizá-la de pelo menos duas maneiras.

Em primeiro lugar, o que exatamente queremos medir? Na pesquisa para meu livro Games em Educação: como os nativos digitais aprendem, deparei-me com estudos que mostravam que, logo após uma disciplina ou curso, não havia diferenças significativas entre os resultados dos alunos que usaram e não usaram games; mas, quando uma avaliação era repetida algum tempo depois, os alunos que utilizaram games tinham desempenho melhor, o que demonstrava que os games afetam o poder de retenção. Usar mídias sociais e procurar medir os “resultados” com provas tradicionais não parece fazer muito sentido. Teríamos que medir como elas ajudaram a formar um profissional mais criativo, mais antenado com o seu tempo, mais comunicativo, mais preparado para mudar de profissão no futuro, à vontade para utilizar justamente as mídias sociais etc. etc., o que não é muito simples de fazer.

Além disso, não me parece que a integração de redes sociais ao ensino precise necessariamente passar por uma comprovação de que elas afetam positivamente o aprendizado. As redes sociais são o habitat da geração que recebemos nas escolas e nas universidades, então incorporar redes sociais à sua educação parece-me um passo natural para mantermos contato com nossos alunos. Elas são parte de nosso cotidiano, então não faz sentido bani-las da educação. E como estamos no início deste processo, mensurações de resultados podem inclusive ser afetadas por ainda estarmos acertando os ponteiros.

De qualquer maneira, estou trabalhando numa publicação para coletar e avaliar os resultados que já temos com o uso de redes sociais na educação – o post seguinte é sobre isso.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

5 respostas a Congresso PeopleNET in Education

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Redes Sociais em Educação - resultados

  2. Adriana disse:

    João, acho que vc tocou extamente no ponto: ” Teríamos que medir como elas ajudaram a formar um profissional mais criativo, mais antenado com o seu tempo, mais comunicativo, mais preparado para mudar de profissão no futuro, à vontade para utilizar justamente as mídias sociais etc. etc., o que não é muito simples de fazer.”
    Essa é a tarefa!!!! :-)

  3. Silvia Nery disse:

    Querido João, sou professora de matemática formada pela Uepa pelo seu primeiro curso EAD estou me especializando em EAD também pela Uepa, fiquei super feliz em encontrar seu blog, pois quando entrei na especialização uma das primeiras idéias de tema de minha monografia foi e ainda é as redes sociais como ferramenta de interação tutor/aluno na Ead.Logo tive muitas criticas sobre o uso das redes sociais na educação. Você está de parabéns pelo seu blog é muito bom saber que já existem defensores dessa idéia.

  4. João Mattar disse:

    Silvia, o tema está em alta, é um momento muito adequado para desenvolvê-lo.

  5. neuza silva disse:

    Gostaria de entrara em contato para agendar palestra para Canal educativo RCE.
    Aguardo um contato no e-mail disponibilizado.
    Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>