Mundo Virtual 3D em Plataforma Aberta como Interface para Ambientes de Aprendizagem

Daqui a pouco participo à distância da qualificação de mestrado em Engenharia do Fábio Martins do Carmo na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: Mundo Virtual 3D em Plataforma Aberta como Interface para Ambientes de Aprendizagem. Da banca participarão também seu orientador, prof. Romero Tori, e o prof. Ricardo Nakamura.

O trabalho procura integrar mundos virtuais 3D com LMSs, inserido no projeto Ae-3D, sistema híbrido que conecta o Second Life ao ambiente virtual de aprendizagem Tidia-Ae para disponibilizar no mundo virtual objetos interativos e espaços de aprendizagem. Fabio propõe a continuação e o aprimoramento do Ae-3D com o desenvolvimento de uma plataforma de código aberto baseada no Open Simulator.

Fabio deve concluir seu mestrado no início de 2012, logo mais novidades por aqui.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a Mundo Virtual 3D em Plataforma Aberta como Interface para Ambientes de Aprendizagem

  1. Me interessei pelo assunto e pesquisa. Vou aguardar noticias Prof. Mattar.

  2. Irani disse:

    Muito interessante o que está acontecendo atualmente sobre novas tecnologias no auxílio a educação. Fico me perguntando como estas mudanças serão vistas por aqueles educadores mais “conservadores” e se alguns serão capazes de se adaptarem a elas. De qualquer forma é estimulante observar que brasileiros estão trabalhando e estudando para empregar estas novas tecnologias ao ensino.

  3. Luciana disse:

    Também fico pensando em como os professores mais tradicionais vão se adaptar a essa nova era da educação. Acredito que muitos não vão se adapatar e outros, em sua minoria, vão correr atras do prejuízo. As novas tecnologias no ensino tem ajudado a desenvolver profissionais sem tempo, pessoas que querem se desenvolver e não conseguem frenquentar uma sala de aula. Gosto desta nova modalidade e estou sempre me atualizando nesse quesito.

  4. Vanderli disse:

    É com muita satisfação que acompanho o desenvolvimento que a EaD está proporcionando a tantas pessoas, e a tendência é ocorrer cada vez mais a difusão dessa modalidade de ensino e o sucesso que os profissionais estão obtendo, apesar da correria do dia-a-dia. Não posso deixar de acrescentar que a própria Educação à Distância está em constante aperfeiçoamento graças ao empenho de profissionais como o professor Mattar.

  5. Luciane Melli disse:

    Professor João Mattar,

    Sou sua aluna no curso de metodologias e gestão em educação a distância pela Anhanguera. Assisti sua aula e fiquei muito interessada em saber mais sobre o second life. Para falar a verdade, nunca o usei, mas irei começar a “brincar” nele, pois tenho intenção de falar sobre isso no tcc. Encomendei alguns de seus livros e só o que posso dizer é que estou ansiosa para começar a lê-los. Quero entender mais como utilizar essa ferramenta para melhorar a interação com meus alunos. Espero poder me comunicar sempre com o senhor, afinal, o senhor é um dos maiores ícones em EAD do Brasil.
    Sucesso sempre.
    att,
    Lumelli

  6. João Mattar disse:

    Luciane, procure na Internet publicações do grupo da Unisinos, coordenado pela professora Eliane Schlemmer. Eles são referência (não apenas no Brasil) no uso do Second Life em educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>