curso online
Inscreva-se aqui.
Descrição
Reflexão e demonstração da utilização de ferramentas da Web 2.0 e Redes Sociais em educação, presencial ou à distância.
Objetivos
Gerar a compreensão de como as ferramentas da Web 2.0 e as Redes Sociais têm sido utilizadas em educação e capacitar o aluno para integrá-las adequadamente em suas atividades.
Professor
João Mattar
O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.
Público-Alvo
Alunos, pais, professores ou todos aqueles que têm interesse ou estão envolvidos com educação ou uso de tecnologias.
Duração e Dedicação
13 semanas (05 de Setembro a 05 de Dezembro de 2011)
O curso pressupõe uma dedicação média de 4 (quatro) horas por semana.
Pré-Requisito
O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.
Programa
1. Introdução
2. Conceitos: Web 2.0 e Redes Sociais
3. Aprendizagem na Web 2.0 e em Redes Sociais
4. Delicious
5. Apresentação
6. Blogs
7. Skype
8. Wikis & Wikipedia
9. Podcasts
1o. YouTube
11. Facebook
12. Ning
13. Twitter
14. Games
15. Second Life & Open Simulator
16. PLEs
17. Resultados
18. Conclusão
Atividades
Serão propostas atividades semanais colaborativas envolvendo leituras, debates e a construção de um projeto por parte do aluno.
As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.
Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas à distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.
Avaliação e Certificado
A avaliação envolverá as atividades desenvolvidas durante o curso e um projeto entregue ao final. Critérios de avaliação mais detalhados serão fornecidos no início do curso.
Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 60 (sessenta) horas, incluindo o tempo previsto para a elaboração do projeto.
Bibliografia
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MATTAR, João; VALENTE, Carlos. Second Life e web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
Estes livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los, pois será fornecido material para leitura elaborado pelos próprios professores. Outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes durante o curso.
Softwares
O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.
O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.
Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.
Valor
R$ 335,00 (Trezentos e Trinta e Cinco Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento), com desconto para pagamento à vista por depósito bancário.
[photopress:LOGO_COR_HORIZONTAL480155.jpg,full,vazio]
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Web 2.0 e redes sociais na educação a distância: cases no Brasil
MUITO BACANA O BLOG DE VOCÊS…
MUITO INTERATIVO E ESPERO QUE SEJA ÚTIL AO MEU TRABALHO DA FACUL!!
VALEU