Tutoria e Interação em Educação a Distância

No dia 31 de agosto, quarta-feira, às 16:30, lançarei em Manaus no CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância meu livro Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning), com Prefácio da querida Ana Beatriz. O livro inaugura a série “Educação e Tecnologia” – e tem muita coisa boa vindo por aí! O curso livre online baseado no livro começa em 05/09.

Já dá para curtir a capa

[photopress:Tutoria_e_Intera____o_em_EaD_Capa.jpg,full,vazio]


Release

Tutor é um personagem recente na história da educação brasileira. Institucionalizou-se não só na educação pública na Universidade Aberta do Brasil, como também em instituições de ensino superior privadas e na Educação a Distância (EaD) profissional e corporativa.

O objetivo desta obra é discutir sobre tópicos como os elementos necessários para a ação docente desse profissional, as estratégias de interação e interatividade, os princípios da docência, as diversas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem e sua convergência com as redes sociais, além da importância da avaliação e da formação dos professores – e tutores.

Escrito por um pesquisador de grande importância, Tutoria e Interação em Educação a Distância apresenta uma reflexão sobre o papel dos professores na Educação a Distância, reinterpretando a atuação do tutor como docente e, simultaneamente, oferecendo subsídios para um desempenho com qualidade e criatividade.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

87 respostas a Tutoria e Interação em Educação a Distância

  1. Cristiano Engelke disse:

    Muito interessante esta publicação, principalmente para quem já trabalha na área. Além disso estou fazendo o curso de especialização em EAD da Anhanguera (sou professor da instituição) e, assim como muitos outros, estou acompanhando o blog.
    PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO!

  2. Parabéns Prof. Mattar
    por mais essa conquista. Eu vou querer ler seu livro.
    é um assunto de especial interesse aos estudantes da EaD!
    repasse-nos o link para compra assim que possível e
    S U C E S S O ! ! !

  3. Amarildo disse:

    Professor João, parabéns por mais um desafio alcançado, necessitamos de bons materiais para fortalecer o papel do tutor.

  4. Jose Alexandre disse:

    Muito Obrigado professor pela sua dedicação e por colocar em nossas mãos esse maravilhoso trabalho!

  5. Jorceli de Barros disse:

    Olá, boa tarde!

    Atuo como tutora em EaD e confesso que temos desafios diário, já que na comunicação/interação, o papel principal é nosso. Creio que essa obra irá somar no desempenho do nosso papel.

  6. Karin Ramos disse:

    Professor Mattar,

    só me resta parabeniza-lo por mais essa publicação que o professor irá compartilhar com o grande público, disseminando assim suas experiências na educação a distância. Com certeza será material de referência para quem atua ou pretende atuar nessa modalidade de ensino.

    Ontem apresentei a proposta do blog para meus alunos (de uma disciplina presencial que ministro) e a aceitação foi muito boa, já movimentou a turma. Assim que tiver mais resultados concretos vou compartilhando (pois essa primeira semana será de ambientação dos próprios alunos, ja que muitos deles nunca entraram em blogs).

  7. João Mattar disse:

    Parabéns, Karin, compartilhe mesmo com a gente para podermos acompanhar a experiência.

  8. Professor, parabenizo pelo trabalho!
    Sou Enfermeira e Docente em Enfermagem e estou fazendo especialização em Gestão e Metodologias da Educação a Distância, e no momento estudando a disciplina apresentada por você. Tenho muito interesse no aprendizado e no trabalho com essa metodologia, somadas as experiências como professora e aluna (EaD) que já possuo e estou adquirindo. Espero futuramente fazer parte dessa equipe como tutora. O seu trabalho e experiência tem muito contribuído para orientação e atuação neste trabalho.
    OBS: A experiência com a construção do blog está sendo muito enriquecedora. Agradeço pela disponibilidade e instruções.
    Sucesso com seu trabalho!

  9. João Mattar disse:

    Juliana, quando bolei a atividade dos blogs achei mesmo que tinha ficado interessante, mas não imaginava tanto pique de vocês! Sucesso também na sua caminhada…

  10. rosana disse:

    Boa tarde, professor!

    Quero muito ler o seu livro pois para nos que trabalhamos e acreditamos na EAD, é muito importante,

    Rosana – anhanguera/dourados ms

  11. Irani disse:

    Questão muito interessante e necessária, afinal existem tutores que enfrentam dificuldades em desempenhar seu trabalho, como excesso de trabalho, baixos salário e falta de reconhecimento. É preciso que as pessoas entendam o trabalho do tutor, sua importância e assim valorizem este trabalho e os frutos dele. Parabéns!

    • Fernanda Sousa Toledo disse:

      Juliana, concordo com você que uma profissão tão pouco valorizada quando a de tutor precisa ser reconhecida, afinal ela é muito importante para compor a equipe que auxilia o aluno de EaD. O fato de estarem nascendo obras que tratem do assunto com certeza irá colaborar bastante. Desejo adquirir.

  12. Ivonete Fiatkoski disse:

    Com certeza esse livro vai ser tão impolgante quanto seu modulo na especialização, adorei suas aulas e o desafio então , barbaridade quanta novidade e isso so vem para resaltar que nunca temos nada de novo para aprendermos…e a troca entre os blogs é riquissima e tem contribuido e muito para meu crescimento como Tutora e Professora.

  13. Renato disse:

    Caro profº Mattar estou grato com a sua iniciativa prática para a conciliação e compatilhamento desta ações. Estou me especializando neste conhecimento e seus conceitos são estruturantes . Quando o livro estiver disponível por favor nos avise. Não poderei estar em Manaus, parabéns por poder participar deste diálogo.Grato

  14. Geani disse:

    Prof. Mattar.

    Inicialmente parabéns pelo livro, quando estiver disponível para venda nos avise, com certeza irei comprá-lo. Assim como outros colegas estou cursando a especialização em EAD da Anhanguera ,também já atuo como tutora . Devo confessar que tem sido um grande desafio exercer o papel de aluna EAD, muito mais do que tutora. Não há como negar que inicialmente há uma sensação de solidão, mas logo foi extinta diante da interatividade dos fóruns e blog. Falando em blog, adorei sua proposta, um desafio fantástico para quebrar todo e qualquer bloqueio quanto a expor nossas idéias e promover a interatividade. Adorei a materia.

    Abraço,

    Geani – Anhanguera Campinas/SP

  15. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Tutoria e Interação em EaD à venda

  16. Precisamos abordar com total dedicação todos esses temas novos que entraram em cena com a ascensão da EaD. O papel, as estratégias e a docência do Professor Tutor a distância merece ser estudado e desenvolvido. Parabéns pela pesquisa e que surjam outras pesquisas abordando esse tema!

  17. Prof. Francisley Ferreira disse:

    Professor Mattar, estou a estudar EaD, confesso surpreso com as reflexões que a todo momento sinto motivado em fazer, realmente é um tema envolvente e desafiador para a cultura brasileira.

    Iniciado com uma visão capitalista, dando sequência com inovações tecnológicas e limitado por uma visão de sociabilização, como o senhor visualisa em suprir, essa falta do contato na EaD no Brasil ?

    Desde já parabéns pelos trabalhos desenvolvidos, estou me alimentando de tudo isso. Parabéns mesmo.

  18. João Mattar disse:

    Francisley, há realmente uma questão social que precisa ser debatida quando falamos de EaD, não podemos nos restringir aos aspectos pedagógicos e tecnológicos. A campanha do Serviço Social, nesse sentido, é importante.

    • Boa tarde, professor!!
      Muito oportuno o tema e suas aulas são muito interessantes.
      O que me chamou atenção no post da colega foi a palavra, socialização. Hoje, acredito que ainda vivemos um grande problema no cenário EAD, que é o conceito de barata ou gratuito, ser fácil, e para que possamos em pouco tempo ter o tão sonhado e necessário.
      Karla Natário
      Prof Tutor da Anhanguera em Uberlândia MG

  19. João Paulo disse:

    Muito interessante essa publicação sobre a tutoria em EAD, pois se trata de um novo e fundamental elemento nessa modalidade de educação. É muito importante que se discuta os aspectos necessários para a atuação do tutor; como ele pode/deve interagir com os alunos e quais ferramentas utilizar para isso; e principalmente, avaliação e formação desses profissionais, visto que, sempre a principal preocupação deve ser a qualidade do ensino.

  20. FABIO P. disse:

    Caro Prof. Mattar quero aproveitar a oportunidade e parabenizá-lo por mais esta obra na literatura em EaD. A tutoria em EaD é um assunto muito oportuno no atual contexto desta modalidade de ensino que tem crescido dia a dia na história da educação brasileira. Muitos professores, e eu me incluo nesse grupo, tem despertado para a importância e a grande contribuição que a EaD pode trazer para o trabalho docente e para o ensino e aprendizado do aluno. Esta área, a EaD, nos apresenta um novo mundo de possibilidades para a Educação e tantas outras atividades do dia a dia das pessoas.

  21. Iraci V. Zorzenon disse:

    O tutor é muito importante na EaD, cabe a ele motivar os alunos, utilizando os recursos disponíveis na sala de aula.Necessita ter postura, competência e habilidades adequadas ao atual contexto.
    Um dos grandes desafios do tutor é ser capaz de diminuir a distância entre a “educação formal” ( do físico ao virtual). Visto que, cada vez mais, as práticas educativas combinarão cursos presenciais com virtuais.

  22. É um prazer fazer parte da Anhanguera Educacional e contar com as oportunidades modernas de avanços na carreira profissional. Ler seus documentos tem ampliado meus horizontes como educadora. Tinha muitas dificuldades no início, mas estou ficando cada dia mais “apaixonada” por esse saber tecnológico.
    Parabéns por seus estudos e pela incansável busca por recursos cada vez mais disponíveis a todos que procuram se aperfeiçoar nas carreiras profissionais.
    Gisela Cantelli

  23. Maria Elisabeth Milczarek Sayão disse:

    Penso que na atualidade o ensino a distância é de fundamental importancia, pois é uma oportunidade dos indivíduos estarem inseridos na sociedade, ou melhor no mercado de trabalho.

  24. Luciane Marostegan disse:

    Acredito que agora a perspectiva é encontrar novas metodologias e estratégias que favoreçam a formação de tutores para uma educação de qualidade.

  25. Fernando César Fontana disse:

    Prof. João Mattar parabéns pela publicação. Sou Prof Ead da Anhanguera educacional e seus trabalhos tem ajudado muito a nos capacitar ainda mais no sistema.
    Abraço

  26. Professor João Mattar, quero em primeiro lugar agradecer pela disponibilização dessa incrível ferramenta. Sou professor tutor presencial da Universidade Anhanguera Uniderp e recentemente comecei a cursar Pós em Metodologias e Gestão para Educação a Distância. Tenho certeza que a integração com os profissionais da nossa área agregará muito conhecimento para o nosso trabalho.
    At.

  27. Milton Coutinho Barbosa disse:

    Sou seu aluno no curso de pós-graduação Metodologia e Gestão em Educação a Distância, promovido pela Anhanguera Educacional. Este é meu primeiro contato com o tema, visto que não atuo na área da educação. Meu propósito é utilizar os conhecimentos e a experiência adquirida neste curso, na EaD corporativa. No pouco contato que tive, através de suas aulas e material disponibilizado para o curso, vi que existe muito material disponível para consulta e agora teremos mais uma obra sua que com certeza será de grande utilidade neste aprendizado.

  28. Prof. João Mattar, Parabéns pelo excelente artigo. Sou aluno da pós em EAD da Universidade Anhanguera e estou fascinado pelo mundo da educação à Distãncia. Acredito tratar-se de uma importante ferramenta para democratização da educação em nosso país.
    abraços

  29. Marcos Rodrigues dos Santos disse:

    Prof. João Mattar, parabéns pela publicação do artigo, sou Prof. Tutor da Anhanguera Educacional, e comecei recentemente a Pós em Metodologias e Gestão para Educação a Distância. Suas publicações nos tem motivado muito, e tem sido de suma importãncia para nossa capacitação, diante de tantas informações e ferramentas , vejo que ainda estou engatinhando neste novo mundo virtual.

  30. Professor João Mattar,

    Sou seu Aluno na Pós Graduação em Metodologia e Gestão para Educação a Distância, de fato essa metodologia veio para revolucionar o aprendizado. Vejo que temos que preparar pessoas para isso, pois o campo de mercado é grande.

    Abraços,

  31. Professor Mattar, Em Julho de 2009 iniciei minhas atividades institucionais como professor tutor à distância, responsável pelas disciplinas de Gestão da produção Industrial e Logística. Recentemente ingressei no curso de Pós-Graduação especialização EAD em Metodologias e Gestão para Educação a Distância.
    Qual a opinião do professor em relação aos cursos de Especialização EAD no Brasil?

  32. Elaine Ramos de Jesus disse:

    Parabéns Prof. Mattar,
    Neste exato momento deve estar acontecendo o lançamento do seu livro, que Deus de sua benção para que seja um sucesso. Sou Profª. Tutora do Curso Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP e gostaria de ter este livro, pois acredito que será de grande ajuda para a minha profissão.

  33. Joyce T. Rosa disse:

    Prof. Mattar,
    Estou cursando Pós em Metodologias e Gestão para Educação a Distância e com certeza este livro será muito interessante para mim. Parabéns e Sucesso!

  34. Marisol N. Ferreira disse:

    A Educação a Distância eu vejo como uma evolução e avanço do ensino, hoje tudo gira em torno da tecnologia e da internet, o computador é indispensável na vida das pessoas. Mas infelizmente ainda existem o preconceito de pessoas e empresas desenformadas que alegam que o aluno formado em EaD não está apto para o mercado de trabalho. Sou graduada em Serviço Social pela EaD na Universidade Anhanguera Uniderp e agora estou tendo a oportunidade de estudar Pós-Graduação em Gestão de Metodologia em Educação a Distância na Anhanguera e a EaD vem crescendo muito e não apenas no Brasil, mas em outros paises também.
    Parabéns e muito sucesso profº. João Mattar

  35. Antonio Gonzalez Verissimo Fonseca disse:

    Prof. Mattar
    Parabéns por mais uma trabalho, vou procurar o livro, pois acredito que será muito importante para o conhecimento da tutoria em EAD.
    Sucesso

  36. Caro Prof. Mattar aproveito a oportunidade para parabenizá-lo por este trabalho importante em EaD. Sem dúvida a tutoria em EaD, é novidade para mim. O professor tutor é um profissional de extrema importância, pois os alunos esperam muito dele. Seguir seu blog tem me ajudado muito como aluna de pós em EaD. Muito agradecida, Ana Maria

  37. Lúcia Salmazio disse:

    Olá professor Mattar,

    Sou sua aluna na Anhanguera e a cada dia fico mais motivada a buscar novos caminhos e respostas em EaD. Para mim, falar em educação é algo maravilhoso e com pessoas que contribuem para a construção coletiva de saberes é ainda melhor. Parabéns por partilhar seus conhecimentos de forma pontual e comprometida!! Espero que muitas outras pessoas sigam o seu exemplo de compromisso com a educação e com os brasileiros.
    Lúcia

  38. A publicação de um livro sobre tutoria acontece num período bastante fecundo, gostaria de parabenizá-lo pela autoria. Sou professora-tutora a distância, no entanto, até agora minha educação foi presencial. Confesso que no período de graduação e mestrado tinha algumas dúvidas em relação à qualidade do Ensino a Distância. Com o tempo, passei a conhecer pessoas se formando por essa modalidade, as quais se destacavam em seus campos de trabalho. Nesse ano, quando comecei a trabalhar com EaD, compreendi um pouco mais da dimensão e da importância de várias pessoas terem acesso ao Ensino Superior a distância. Depois de perceber que tenho alunos com bastante potencialidade de aprendizado e produção em sua graduação, me vi como aluna da especialização Metodologia e Gestão para Educação a Distância. Como acadêmica dessa pós-graduação tive uma nova dimensão, pois o aprender por esse método é muito proveitoso, é possível assistir as aulas mais de uma vez, ler os textos e ter uma resposta rápida das questões que respondemos, ainda, somos instigados a ir além, no campo das possibilidades. Realmente é um privilégio fazer parte desse universo que está crescendo cada dia mais.

    • Boa tarde!

      Cara colega, interessante sua abordagem e relato de sua experiência.
      Sinto-me previlegiada por estar estudando e trabalhando no EAD. Sou formada em administração e acredito que este, seja um segmento próspero onde poderemos investir nossa carreria. Por conseguinte, acredito também, que o perfil dos alunos vão sendo apromirados para conseguirem suprir a oferta de empregos.
      Hoje com a agilidade de informações e a necessidade de capacitação quase que instantâneas precisamos criar uma metodologia que atenda ao mercado e que desenvolva o indivíduo.
      EAD é o futuro!!

      Abraços

  39. rosana disse:

    seus artigos postados em relação a EaD tem sido de bastante contribuição para aqueles que buscam em tal modalidade novos aprendizados.

  40. Ligia de Oliveira disse:

    Professor Mattar,

    Sou aluna do curso de Metodologias e Gestão para Eduacação a Distância na Anhanguera Educacional e me sinto muito bem porque sei que escolhi a instituição certa para realizar meus cursos. Tenho acompanhado Blogs de Educação a distância e tenho percebido que o MEC tem intervido em algumas instituições por achá-las inadequadas em suas estruturas para ministrar cursos de EAD. Conheço a Anhanguera por ter feito outros cursos e me sinto segura em estar nesta instituição.
    Aproveito para parabenizar suas aulas e o material didático que nos são postados, eles são altamente didáticos e instrutivo!

  41. ALEXANDRE CESAR disse:

    LIGIA CONCORDO COM VOCÊ, E TAMBÉM GOSTARIA DE REGISTRAR AQUI OS MEUS CUMPRIMENTOS AO PROF JOÃO MATTAR , JÁ FIZ OUTROS CURSOS A DISTÂNCIA , MUITOS PELA REDE DO SABER DO ESTADO DE SÃO PAULO, MAS ESSE DA ANHANGUERA ESTÁ MUITO BEM FORMATADO E SÓ TENHO A AGRADECER A TODA EQUIPE DA EAD ANHANGUERA.
    ABRAÇOS

  42. Ari Silva disse:

    Prezado Mattar,

    parabens por mais esta grande obra, tive a oportunidade de ler alguns capitulos, ja que peguei o seu livroemprestado de uma amiga, pelo pouco que vi ja tenho certeza que é uma grande obra de ajuda fundamental a disseminação da EAD, modalidade de indiscutivel expansão mundial e a plena vapor no Brasil, é com muito orgulho e grandeprazer pessoal que faço parte desta equipe que neste momento contribui para tal processo, grande abraço.

  43. Muito propício esse trabalho, entendo que a tutoria e ou mediação, deva ser objeto de grande atençao no atual estágio em que se encontra o Ensino a Distância, em face de abundância em tecnologia. Conceitualmente na EaD, tem-se que o tutor é um guia, um orientador que apoia os estudos e pesquisas dos discentes, já o saber básico do professor sustenta-se no conhecimento pedagógico, curricular, conteudista, assuntos diversos no contexto educacional bem como da sua aplicabilidade.
    Sou tutor à quase três anos na Anhanguera Educacional, assumi uma turma desde o inicio do curso, portanto, hoje no 6ª. semestre. No processo adotado pela Anhaguera, a presencialidade ocorre duas vezes por semana, e nesses encontros, preciso estar tão bem preparado quando o professor conteudista ou autor, uma vez que nossos alunos não possuindo autonomia suficiente ficariam a mercê da propria sorte, até por conta da cultura arraigada do ensino presencial, neste caso, mais do que estímulos verbais para que estudem é preciso por as mãos na massa e fazer junto.
    Logo, mesmo ciente de que minha função como tutor não é o ensino com todos os seus predicados implícitos no ofício de professor, preciso invariavelmente sentar-me com os alunos e discurtir o assunto mostrando-lhes “o caminho das pedras”, só que para isso acontecer preciso ter pleno conhecimento do assunto, o que me remete as atribuições básicas de um professor de fato e de direito. Que tenha esses conhecimentos então! Dirá alguém inadvertidamente.
    Existem grades curriculares no curso de Bacharel em Administração com mais de 40 diferentes disciplinas, terá o tutor presencial domínio total sobre cada uma delas? Claro que não! Mas, como tutor, tenho pavor só de pensar em entrar na sala de aula sem o domínio do assunto (e isso as vezes acontece). Talvez seja o caso das instituições formarem tutores com “cabeça de tutor” (mas, acho que não funcionaria), pois, a minha e de tantos outros colegas são “cabeças de professores mesmo” e como tal estamos expostos a essa dinãmica em constante polvorosa da EaD.
    Finalizando, cada vez mais me conscientizo de que nossa maior missão enquanto tutores, é ajudar no desenvolvimento dos alunos quanto a sua capacidade de autonomia, mas, para isso preciso mais do que nunca manter a mente, corpo e alma na docência. Tal qual “professor conteudista”, “professor mediador a distancia”, nós outros cá ponta, sejamos reconhecidademente envolvidos “PROFESSOR TUTOR LOCAL”. Todos juntos em prol de uma organização autopoiética.

  44. Regina Rodrigues disse:

    Mattar, você acha que por EAD ser uma quebra de paradigma, dificulta a aceitação e o entendimento de sua importância?

  45. Milene Silva disse:

    Prezado Prof. Mattar

    Esse assunto sobre a tutoria EAD é muito pertinente. No Congresso da ABED em Manaus neste ano de 2011 foi o assunto mais discutido nas comunicações orais. Inclusive fizemos um trabalho que foi apresentado no evento sobre o papel do tutor e verificamos que muitos ainda nao tem definido esse papel.
    As leiturasque temos feito nesse campo é muito bom para o nosso trabalho e suas indicações tem facilitado esse processo.
    Abraços
    Prof. MIlene

  46. João Mattar disse:

    Regina, talvez já tenhamos passado um pouco do momento de quebra de paradigmas, acho que o problema principal agora é acertarmos nos modelos de EaD, pois nem todos são adequados para educar.

  47. Prof. Mattar

    Também entendo que os paradigmas não são mais o grande problema da EAD e sim os modelos do ensino qual encontramos prevalente nos dias de hoje, ainda fundamentados na aprendizagem passiva por parte do aluno. Faz-se necessário que os profissionais que atuam em EAD (professores, tutores, instituições e designers Instrucionais) percebam a necessidade de mudança frente a modelos que permitam que o aluno tenha uma postura mais ativa do seu aprendizado e como gerar interação e interatividade com as diversas tecnologias hoje existentes. O livro vem de encontro a essa realidade. Parabéns!

  48. Parabéns, prof. Mattar
    Seu livro chega em um momento propício para nós, professores ávidos por trazer tantas inovações para nossas aulas, a fim de torná-las mais interessantes, significativas e produtivas. As grandes revoluções tecnológicas estão aí à nossa disposição. O desafio é aprendermos a lidar com elas, explorá-las ao nosso favor e em favor de nossos alunos, ajudando-os a serem críticos e a desempenharem um papel mais ativo na construção de sua própria aprendizagem.

  49. Professor Mattar,
    A educação a distância (EaD), por meio de inúmeros recursos didáticos e tecnológicos, possibilita o acesso a educação para milhares de pessoas, antes excluídas do processo educacional, bem como permitir a formação continuada de profissionais em serviço. Na modalidade a distância, o processo de ensino e de aprendizagem não está centrado no professor ou no aluno. Diferentes sujeitos participam e estão envolvidos, qual a opinião do professor a respeito?

  50. Faço pós em EAD pela Unianhanguera.Estou na docência faz muitos anos,pois iniciei como professora primária,após ter concluído o magistério.
    Desde 1998 estou no ensino superior e confesso que ainda estou me familiarizando com esta revolução tecnológica.

    • O EaD é algo fascinante, face aos desfaios e às novidades que oferece, considerando as formas/estruturas de nosso ensino tradicional. Estou como participante do Ensino a Distância desde 13 de fevereiro de 2009, quando comecei, pela hoje Anahanguera Educacional (era UNIDERP) como Prof.Local { hoje se chama Tutor Presencial} de Gestão de Recursos Humanos e Logística. A partir de 01/08/2010, passei a ser Coordenador Acadêmico do Polo de Americana-SP.
      Estou fazendo Pós-Graduação em “Metodologias e Gestão para Educação a Distância.”
      O que acho marcante na minha atividade e no EaD,em geral é a participação ativa dos estudantes, o que não vê muito na Faculdade presencial.
      Qual é a sua opinião sobre isto ?

      Hoje estou muitoconvencido sobre a eficácia da EaD

    • Ola Sílvia,
      Seja bem vinda, atuamos na mesma instituição e pelo visto somos companheiras de curso. Quero parabenizá-la por estar aqui, continuando a aprender e re-vendo maneiras de se fazer educação. Com essa experiência profissional com certeza você tem também muito o que ensinar e amor pela docência.

  51. João Mattar disse:

    Antônio, em muitos casos na EaD os alunos participam ativamente, mas nem sempre, e é importante lembrar que em cursos presenciais interessantes e bem bolados, os alunos também participam ativamente. Não acho que isso seja um privilégio da EaD, mas de cursos com design adequados.

  52. Laís Ossuna disse:

    Parabéns professor por mais esta obra sobre a EaD, também por compartilhar e disseminar assim suas experiência na educação a distância tenho certeza esse livro vai ser tão empolgante quanto o outro que estou lendo o ABC da EaD. Sou acadêmica do curso de Metodologias e Gestão para Educação a Distância, aproveito para parabenizar, pois os materiais didáticos são altamente instrutivos e atualizados.

  53. Renata Reis disse:

    que bom professor, a EaD necessita mesmo deste impulso, quanto mais se escrever sobre o assunto mais se deterá os tabus que a envolve.

  54. Nivaldo C. Barbosa disse:

    Olá Professor mais uma conquista, parabéns pela obra e por colocar no mercado livros tão importante tratando de um assunto também muito importante que é a EaD ressalto que tua obra e muito importante para pessoas que assim como eu se interessou por este mundo da EaD digamos muito fascinante e poucos norte para seguir parabéns por mais um material de qualidade.

  55. Boa tarde!

    Porfessor, gostaria de aproveitar a oportunidade para questionar a sua opinião e a dos demais colegas, frente à duas situações que muito me “acabrunha”.
    Sou prof tutora na Anhanguera e também tutora de um curso de pos graduação em EAD da UFU – Uberlândia.
    A situações é a seguinte:
    1- Vejo muitos alunos do curso em que sou tutora na Anhanguera não terem base para estarem em uma faculdade. Acho que isto é uma questao geral, ou seja, não do ensino à distância. Mas como desenvolver o estudo autônomo em indivíduos sem a base do ensino fundamental?
    1 – Outra situação semelhante é como fazer com que alunos que estão à 20 anos sem estudar entendam a metologia e se auto motivem para “correr atrás do prejuízo”? Comento esta última, porque nas minhas salas, ainda, boa parte dos meus alunos são pessoas maduras.

    Abraços

    • João Mattar disse:

      Karla, desculpe a demora em responder. Os problemas que você lista são cada vez mais comuns no presencial em em EaD, mas concordo que para desenvolver o estudo autônomo em alunos menos preparados é um desafio ainda maior do que em EaD. Penso que, como professores, não estamos sendo preparados para lidar com esses alunos, apenas com alunos ideias, que existem cada vez menos.

  56. Tiago Monteiro Veloso disse:

    Primeiramente parabéns pela obra, será de grande uso para todos da educação a distância.
    É importante termos uma obra como está para podermos basear nossas funções e idéias do profissional que atua como professor tutor a distância, a importância deste no processo do ensino a distância.

  57. Janaína Sanches Santos disse:

    Parabéns Profº Mattar, pelo excelente trabalho, e o material utilizado que será de grande valia para todos os interessados em conhecer e entender a educação a distância.

  58. Professor Mattar, Parabéns!

    Sou aluna da Pós da Anhanguera em Metodologia e Gestão em Educação a Distância, os conhecimentos adquiridos até o momento tem sido de grande valia para minha prática.
    Atuo como Coordenadora no polo Manaus da Anhaguera, a algum tempo pedíamos por um a pós graduação na área da EaD. Nossos pedidos foram atendidos e da melhor forma possível!

    Seu material é fantástico!

    O lançamento em questão vem em ótima hora. A cada contratação que fazemos percebemos que mesmo após capacitações, conversas e tempo de trabalho muitos tutores não sabem de fato qual a sua “função”, como agir diante dos questionamentos e comparações por parte dos alunos com o ensino presencial.
    Acredito que somente após muitos estudos, debates e tempo a prática do tutor poderá se tornar mais clara.

    Pela minha vivência, creio que o tutor presencial é a peça fundamental para o dia-a-dia do aluno da modalidade EaD. Ele faz o “corpo a corpo” com o aluno, ouve, compreende, debate. Como vimos nos conteúdos de aula, a figura do professor passa por uma transformação, de dono do saber a motivador, desce do pedestal e vira “colega”, interessado e engajado no sucesso individual e do grupo.

    Porém, os tutores nos relatam diversas situações onde os alunos ainda não entendem o perfil a ser assumido por ele: pesquisador, autônomo e didâmico. Desta forma muitas vezes acabam exigindo do tutor um professor, com todo o saber das disciplinas.
    Ainda demandara tempo para que as escolas formem de fato alunos autônomos, pesquisadores e dinâmicos mais preparados para aprender a aprender.

    Professor, como sensibilizar os alunos para a diferença da prática do tutor e do professor?

    Terei a oportunidade de participar da I Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. Este livro recém lançado estará disponível para compra e autógrafo?

  59. Ronaldo Bezerra Leite disse:

    Prof. Mattar, primeiramente parabéns pela obra!

    Pelos comentários postados e após ler a resenha produzida sobre a tradução do livro de Michael Moore não tenho dúvidas que este seu recente trabalho vem como uma luva para todos que atuam ou desejam atuar na educação à distância no Brasil, área em que há muito a se aprender e desenvolver.

    Tenho pós-graduação na área da educação, mas sou ‘calouro’ em EaD e ainda estou me familiarizando com o assunto, e meu interessse cresceu à medida que me voluntariei para ser tutor do primeiro curso à distância implementado pela instituição pública em que trabalho (para a área em que atuo), ao mesmo tempo em que me matriculei em um curso à distância de formação de tutores em EaD.

    Embora novo no assunto, realmente já sinto certa ‘solidão’ quanto ao real papel do tutor e o que encontrei nos ‘posts’ anteriores já serviu para ampliar meus conhecimentos. Com um pouco de experiência em cursos presenciais já consigo distinguir que o tutor de EaD tem papel diferenciado de um professor tradicional, enquanto este dissemina conhecimento aquele orienta sua busca (me corrija se estiver errado, pois sou novo na área).

    Que bom encontrar em seu blog um apoio para que eu possa ampliar meus parcos conhecimentos. Mais uma vez, parabéns!!

  60. Olá Professor,

    Parabens pelo trabalho, o conteúdo apresentado é agregador aos interessados no assunto.

    Abraços,

    Samuel M Tonetto

  61. Adriana Alves Moreira dos Santos disse:

    O livro é excelente! Para quem trabalha com EaD eu recomendo que leia!

  62. Bernadeth Santana disse:

    Professor Mattar, Parabéns!
    Estou fazendo a da Pós Graduação da Anhanguera em Metodologia e Gestão em Educação a Distância, os conhecimentos compartilhados tem enriquecido a minha prática.
    Sua publicação servirá de arcabouço teórico para todos que trabalham e desejam trabalhar com a EaD. A necessidade de se elucidar essa temática se faz presente no dia a dia dos polos presenciais uma vez que os acadêmicos ainda estão muito enraizados com o ensino presencial. O tutor diante dessas inquietações trazidas pelos alunos ainda se encontra de forma fragilizada, construindo o seu papel a publicação vem em busca de sanar essa demanda.
    Recomendo portanto a leitura!

  63. Antonio Rocha disse:

    Professor Mattar,

    Primeiramente gostaria de dar os Parabéns pelo Livro.
    Estou começando agora na EAD, e vejo que é possível fazer uma nova forma de educação. No inicio a EAD era procurada por pessoas que tinha pouco tempo e não podia freqüentar um curso presencial, hoje o panorama é bem diferente, eu sou um exemplo, estou fazendo a Pós Metodologia e Gestão em Educação a Distância, e o aproveitamento vem sendo bastante positivo. Estou satisfeito e procuro sempre divulgar para aquelas pessoas que ainda tem receio com a EAD, defendo que a Educação a Distância acaba explorando mais do acadêmico, com isso há um envolvimento maior no aprendizado.

  64. Luiz Rafael disse:

    Parabéns pelo ótimo trabalho professor, um professor meu me recomendou o livro para estudo pessoal, pois estamos desenvolvendo um trabalho colaborativo no qual elaboraremos um livro com diversas ferramentas educacionais de vários tipos, e que possam abranger inúmeras áreas de conhecimento.

    Comecei a ler o livro e logo fui seduzido pelo mesmo, o qual é muito bom, com muitas informações de qualidade a respeito do tema abordado, com bastante exemplificações e até mesmo com uma linguagem de fácil compreensão.
    Saudações.

  65. João Mattar disse:

    Obrigado pelas palavras, Luiz. Tenho procurado realmente alcançar esse tom: sem ser superficial, mas sem usar uma linguagem excessivamente rebuscada e acadêmica.

  66. jair disse:

    estou cursando pós em EAD tecnogias educacionais, de uma universidade renomada. Me interessei em tuturia, mediação em EAD, quero saber qual o caminho que devo trilhar para entrar nessa função?

  67. Cristian Hambsch Borges disse:

    Olá Jair.
    Trabalho como tutor presencial numa universidade e o processo que segui foi o seguinte, creio que é o mesmo que em todos os locais:
    - Preenchimento de cadastro no site;
    - Entrevista;
    - Avaliação do Lates.

    Para trabalhar com mediação, ou tutoria a distancia (ao menos na instituição que trabalho) é necessário ter a pós concluida.

  68. Boa tarde João.

    Sou Tutor da rede Senasp do programa Pronasci do Ministério da Justiça, com certeza vou adquirir e ler o seu livro, pois já me familiarizei e muito com o que li através da rede.

    Além de elogiar o seu trabalho e pesquisa, gostaria de lhe fazer uma pergunta:

    “Com a nossa educação pública em processo terminal, onde professores são agredidos em sala de aula, seria uma solução, um novo modelo de educação pública, com Telecentros ao invés de escolas, e professores tutores administrando tais aulas ?”

    Me desculpe se fui muito visionário, ok.

    Meus parabéns pelo seu trabalho e sucesso, espero participar mais ativamente do blog.

    Adson A. veloni.

    • João Mattar disse:

      Adson, eu precisaria entender um pouco melhor o que você quer dizer com telecentros, como os concebe etc. Também teria que entender sua visão sobre como trabalhariam esses tutores. Penso que há situações muito diferentes e, por consequência, soluções também distintas.

      • Professor Mattar, vou tentar te explicar.

        A médio prazo, se qualificariam os atuais professores das redes públicas, em seus segmentos de ensino (Potuguês, Matemática, etc…), para que os mesmos pudessem administrar e tutoriar seus cursos e alunos.

        As atuais escolas, seriam transformadas em centros digitais de ensino, ou centros de apoio ao aluno, com toda infraestrutura de um Polo EAD, onde os alunos poderiam assistir suas matérias, e interagir com seus tutores (professores), tendo também a opção de interagir a partir de sua residência.

        Esse novo modelo de educação digital, teria de ser pensado a longo prazo, pois demanda grande infra-estrutura em áreas periféricas, e grandes investimentos em tecnologias.

        Sonho com um modelo de educação igualitário, e com acesso a novas oportunidades para todos. por sustentar esse sonho, muitas vezes passo a ser um pouco visionário.

        Obrigado professor, pela interação.

        Adson

        • Shirley Maria da Costa de Araujo disse:

          Adson, bom dia

          Faço um curso de Gestão e Metodologia em EaD e achei sua proposta sobre ensino digital muito interessante.
          Pode funcionar, mas penso que para isso, mais do que um trabalho de infraestrutura, será necessário um trabalho de aceitação e principalmente, uma base completa de concientização para os alunos e pais de alunos, pois EaD exige acima de tudo, comprometimento e esforçlo pessoal.
          E nossa educação base está muito longe disso, infelizmente.
          Mas para um futuro (torço por isso) essa idéia será realidade.
          Parabéns pelo seu trabalho.
          Shirley

          • Boa noite Shirley.

            Também acredito que a longo prazo, as coisas possam caminhar para esse patamar digital, e que principalmente a qualidade do ensino, seja de qualidade.

            Se o prefessor Mattar me permitir, deixarei meu blog, que tem a finalidade academica:
            adsonveloni.blogspot.com.br
            Mattar e Shirley, me façam uma visita.

            Grande abraço.

            Adson

        • João Mattar disse:

          Sem dúvida, como você mesmo diz, é muito interessante e demanda tempo e recursos.

  69. Maria da Conceição de S R A Dalmeida disse:

    Boa tarde Professor Mattar! Estou estudando EaD e a cada dia, mais motivada eu fico, é muito prazeroso e muito bom saber que ainda nos dias atuais, é grande a associação da educação ao aluno-professor. Neste contexto, a tutoria se torna uma função muito importante para o processo formativo da EAD. Na perspectiva do ensino a distância, o tutor precisa organizar e utilizar bem o seu tempo, nas oportunidades deve oferecer atendimento e dar respostas alunos e no risco, que consiste na possível perda do aluno caso não aproveite a oportunidade.
    O tutor atua como mediador do processo de aprendizagem que ocorre entre os atores (professor-aluno e aluno-aluno), significando que “mais do que ensinar, tratá-se de fazer aprender” (Perrenoud, 2000).
    Parabens pelo o artigo tem sido de grande aprendizado para mim.

  70. Shirley disse:

    Bom dia Porfessor João.
    Suas matérias tem sido base para meu aprendizado sobre EaD, e seguindo seus passos estou iniciando meu blog para o curso de Metodologia e Gestão em EaD, e não podia deixar de agradecer sua contribuição.

    Shirley

  71. Cleonice de Oliveria Reis disse:

    Bom dia professor,

    Muitas informações de qualidade e claras para o nosso aprendizado, a perspectiva do ensino a distância, é uma iniciativa diferente que ajuda os tutores e aos que buscam o conhecimento. Suas matérias e links foram uma contribuição importantíssima de experiências e conhecimentos. Agradeço pela oportunidade.
    Parabéns!

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>