SME-RJ

Alguma coisa diferente está acontecendo na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que o grande Eri já farejou.

A Educopédia começou em 2010 como um projeto de reforço escolar, mas cresceu e se transformou em material que pode ser utilizado tanto em aula pelos professores, quanto em casa pelos alunos. Mas não é só isso.

O Portal Rio Educa é uma rede que oferece email tanto para professores quanto para os alunos da rede, além de vários outros serviços.

O Programa Escolas do Amanhã, que ganhou o Prêmio Barão de Mauá há poucas semanas, busca a inclusão comunitária e a redução nos índices de violência e desigualdades sociais através da educação, com os objetivos mais específicos de reduzir a evasão e melhorar o desempenho escolar de alunos que moram em áreas conflagradas da cidade.

Um de seus pilares é a capacitação no interessante método Uerê-Mello de desbloqueio psicológico, pedagógico e cognitivo, desenvolvido por Yvonne Bezerra de Mello.

Conheça melhor a SME-RJ, a Multirio (Empresa Municipal de Multimeios) e outras ações.

Tudo isso tem sido coordenado e estimulado pela atual Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, pelo Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, Rafael Parente, pelo coordenador do Programa Escolas do Amanhã, André Ramos, por uma inspirada equipe (com a qual tenho tido a honra de conviver nestes últimos meses) e por vários parceiros, como Unesco, Fundação Telefônica (com a participação da Sônia Bertocchi) e MStech.

E todas essas ações têm se pautado em pesquisas, como as realizadas pela Oi Futuro e o Instituto Desiderata.

Tenho tido o prazer de acompanhar esse movimento de perto e de dentro, procurando colaborar em algumas dessas ações. Fique de olho! Alguma coisa diferente está acontecendo por lá e muita coisa nova deve surgir nos próximos meses.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a SME-RJ

  1. Eri disse:

    A turma do Rio de Janeiro está de parabéns. Já assisti uma aula-palestra da Claudia Costin na FIA e pude perceber o quanto ela é uma excelente gestora, com um foco muito nítido em resultados. Outro aspecto que me chamou a atenção no seu perfil de gestora é a sua capacidade para pensa de forma sistêmica, o que a permite visualizar os diversos fatores que podem impactar as demandas educacionais no Rio.
    Enfim, excelentes projetos que, como você colocou, apontam para algo direfente e bom na educação carioca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>