Bibliografia EaD

Neste final de semana, caminhando para terminar meu novo livro sobre redes sociais em educação, revisei alguns textos interessantes e recentes, que achei que valia a pena registrar por aqui, como dicas de leitura.

El Proyecto Facebook y la Posuniversidad é um projeto muito interessante, realizado na Argentina, que resultou, dentre outras coisas, em um pdf (2010) que vale a pena baixar e ler.

A pedagogy of abundance (2011) é um artigo de Martin Weller (do CREET da Open University) que procura nos ajudar a tentar responder à questão: como fica a educação com tanto conteúdo disponível online? Gerou uma conversa interessante no Facebook, registrada (no seu início) pelo Paulo Simões:

Ora aqui está “A” pergunta.
Obrigado Joao Mattar por nos ires fazendo refletir.

Web 2.0-Based E-Learning: Applying Social Informatics for Tertiary Teaching (2011) é um livro genial que está disponível online, com capítulos de autores de diversos países, que explora conceitos como web 2.0, pedagogia 2.0, design, PLEs, blogs, wikis, podcasts etc., além de vários cases. Uma leitura e tanto!

Use of E-learning in the Developing of the Key Competences (2011) é um livro (também disponível na íntegra online) que traz uma visão da EaD da Polônica, República Checa, Áustria, Hungria e Cazaquistão, com capítulos muito interessantes.

Por fim, uma visão da EaD vinda do Marrocos: o artigo Impact of Technological Advancement on Pedagogy (2012) está publicado no Turkish Online Journal of Distance Education. Mounia Abik e Rachida Ajhoun apresentam o caminho do d-learning, e-learning, m-learning e p-learning até a pervasive-network, e o papel que o conectivismo desempenha nesse novo cenário. “Precisamos de uma nova abordagem pedagógica p o p-learning?”, perguntam as autoras.

Enfim, dá para se divertir bastante, com tanta diversidade de fontes!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>