Acabo de entregar minha última atividade do Laureate Certificate in Teaching and Learning in Higher Education, um curso online de formação de professores para o ensino superior oferecido gratuitamente para os professores da rede (a Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Laureate).
O programa está dividido em 5 módulos:
Module I-Introduction
Explore variables that affect successful teaching, and become a successful online learner in order to complete the certificate program. Topics include processes and strategies for implementing, and evaluating successful teaching and learning; how to navigate the online classroom environment and LIU Faculty Development Learning resources; and how to successfully participate in an online course.
Module II-Student Centered Teaching
Explore pedagogy, adult learning, and the characteristics of the millennial student in order to better understand the learner and create instruction that promotes success and retention. This module exposes faculty to teaching focusing on better understanding the learner.
Module III-Teaching Tools
Introduction to effective teaching tools that foster active engagement and participation of students in the classroom.
In this module, faculty will study sample activities and identify best practices for using each activity successfully. Topics include use of lectures, problem-based learning, simulations, and other teaching tools.
Module IV-Assessment Tools
Introduction to theory, creation, and administration of effective learning assessment. This module introduces faculty to the theory, creation, and administration of effective learning assessment. Topics include formative assessment, exams and grading strategies, and how to align assessments.
Module V-Technology Tools
Introduction to clear and meaningful strategies for using technology in today’s university classroom. Faculty will explore a variety of technology tools that support collaborative learning and promote active learning. Other topics include learning how to manage technology in the classroom with limited resources, varying skill levels, and differentiated instruction.
É uma proposta muito nobre da Laureate oferecer esse (e outros cursos) gratuitamente a seus professores, reforçando inclusive a sensação de vinculação e pertencimento a uma rede internacional. Como é possível perceber, são cobertos diversos temas essenciais para a atuação de um professor, como ensino centrado no aluno, atividades para serem desenvolvida em sala de aula, avaliação, ferramentas e tecnologias.
Todos os módulos são ministrados no Blackboard, com materiais e atividades prontas, desde o início do curso, e o suporte de um instrutor. Além do uso intenso de fóruns de discussão (com a exigência de comentários de ao menos 2 postagens dos colegas), são também propostas atividades individuais – upload de arquivos em que o aluno desenvolve rápidos planos ou reflexões. Ou seja: não são utilizados como instrumentos de avaliação, a não ser esporadicamente, como atividades de autoavaliação, testes de múltipla escolha.
A estrutura muito rídiga dos módulos do Certificado da Laureate – toda aula tinha apresentação (sempre no padrão de objetivos de aprendizagem etc.), recursos (alguns ricos e interessantes, como vídeos muito bem produzidos pela Laureate ou mesmo links externos, mas muitos, produzidos pela própria Laureate, desatualizados), discussão (fórum, sempre no mesmo padrão), atividade (entrega individual) e reflexão (em geral sem a exigência de entrega), com as rubricas perfeitinhas para todas as atividades – acaba, na minha opinião impedindo o aprofundamento das discussões, atividades e reflexões. O aluno acaba sendo convidado a uma participação burocrática nos fóruns – se você colocar seu post, conforme as instruções, e responder a 2 posts dos colegas, sabe que tirará a nota máxima, então esse esquema com rubrica não incentiva o envolvimento extra dos alunos, principalmente entre eles – não foram propostos, por exemplo, trabalhos em grupo, recurso que tenho usado no Blackboard com meus alunos na Anhembi, com muito sucesso.
O feedback do instrutor, apesar de tímido (pequenos comentários visíveis ao lado das atividades, no Blackboard, aos quais você não pode dar retorno, a não ser através de email), é sempre rápido, o que é importante para manter o pique do aluno. Ao final de cada semana, o instrutor faz também um breve resumo das atividades, discussões e respostas, enviando por aviso/email, o que ajuda o aluno a se situar na contexto mais amplo da turma.
Os módulos são muito curtos (algumas semanas) e no final simplesmente saem do ar, ao contrário de tudo o que ocorre na web, que continua disponível para os alunos. Isso também gera uma sensação de vinculação frágil e temporária do aluno com o curso, muito diferente de quando utilizamos ferramentas da web 2.0 e redes sociais para registrar nossas atividades, que continuam disponíveis mesmo após o final dos cursos, e para um público mais amplo.
Um dos pontos mais interessantes da experiência foi conviver com professores de vários lugares do mundo, que dão aulas em outras universidades que fazem parte da rede Laureate. Ao mesmo tempo em que notamos algumas diferenças, percebemos que muitos dos problemas que enfrentamos por aqui são comuns em outros países e continentes.
Para um professor, é sempre bom viver a posição de aluno; e para um professor que utiliza tecnologias e trabalha com EaD, é quase uma obrigação ser simultaneamente aluno em cursos online.
Pois bem Prof. João.
Mas este curso é gratuito para IES?
Apenas para professores de IES que fazem parte da rede Laureate, Fabio.