18 CIAED

Já está disponível a programação preliminar do 18 CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que ocorrerá em São Luís (MA), de 23 a 26 de Setembro de 2012.

Além de provavelmente coordenar mesas de apresentações de trabalhos e participar de outras atividades, coordenarei novamente o Encontro de Tutores e Professores de EaD, moderarei uma mesa-redonda e participarei de outra:

Mesa-Redonda: Educação e Cultura Digital nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

A sociedade atual cada vez mais se constitui e é constituída pelo uso de diferentes Tecnologias Digitais, (TD) em rede, o que tem provocado transformações profundas – na forma de pensar, agir, interagir, se comunicar, aprender, trabalhar e, enfim, de viver e conviver na contemporaneidade. Essas transformações trazem consequências importantes, representando significativos desafios para os processos de ensinar e de aprender, tanto nos contextos formais, quanto nos contextos não formais de educação. Constatações como essas nos instigam a pensar sobre como a Educação e a Cultura Digital, incluindo a modalidade de educação online, tem contribuído para repensar a forma como os processos de ensino e de aprendizagem são desenvolvidos também no âmbito da pós-graduação stricto sensu, bem como a forma como esses professores-pesquisadores em formação, tem se apropriado dessas tecnologias. Assim, considerando os desafios atuais presentes na formação de mestres e doutores para a contemporaneidade, é que propomos essa mesa, que objetiva o compartilhamento de pesquisas e projetos de desenvolvimento e aplicação na área, a fim de fornecer elementos para reflexão e discussão entre os participantes.

Moderação: Eliane Schlemmer

Ana Beatriz Gomes Carvalho – UFPE
Eliane Schlemmer – UNISINOS- GPe-dU e RICESU
João Matar – PUCSP – TIDD

Mesa-Redonda: Dos LMSs aos PLEs, SLEs e MOOCs: games, mundos virtuais 3D, web 2.0 e redes sociais em educação

Os LMSs (Learning Management Systems) ou AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), como o Moodle, são os ambientes tradicionalmente utilizados em Educação a Distância (EaD). Entretanto, vários movimentos, como Edupunk, vêm questionando sua eficácia, e novos ambientes vêm sendo intensamente incorporados à educação, como games, mundos virtuais 3D, plataformas da web 2.0 e redes sociais. Na mesma direção, o anseio por maior personalização e colaboração no processo de ensino e aprendizagem deu origem às noções de PLE (Personal Learning Environment) e SLE (Social Learning Environment), que não são mais ambientes controlados apenas por instituições, mas pelos próprios alunos. Surgem também recentemente os MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Online Abertos Massivos), cursos interativos e colaborativos em larga escala, propostos inicialmente pelo conectivismo, como alternativa para a EaD fordista. A transição dos LMSs aos PLEs, SLEs e MOOCs pode representar uma nova fase na EaD, mais aberta e colaborativa, baseada em comunidades de aprendizagem, compartilhamento e interação. Esta mesa-redonda propõe-se a apresentar e discutir conceitos e experiências que exploram ambientes de aprendizagem e cursos alternativos em educação, especialmente em EaD, além de anunciar oficialmente o primeiro MOOC a ser realizado em língua portuguesa, em colaboração entre instituições brasileiras e portuguesas.

Moderação: João Mattar
João Mattar – TIDD – PUC/SP
Patricia Scherer Bassani – Feevale
Paulo Simões – Força Aérea – Portugal

As inscrições para o CIAED até 15 de Julho têm desconto. Já estou inscrito – cf. os inscritos.

O CIAED termina numa quarta; no resto da semana, o passeio é nos Lençóis Maranhenses.


fonte: Photo Collection

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>