18 CIAED

Já está disponível no site da ABED a Programação preliminar do 18° CIAED – Congresso Internacional ABED de EaD, que ocorrerá de 23 a 26 de Setembro em São Luis do Maranhão.

Já está confirmado que participarei das seguintes atividades (mas devo ainda coordenar apresentação de trabalhos e participar de outras atividades – atualizo depois por aqui mesmo):

24/09 – segunda-feira

16:00 – 17:30

Mesa Redonda 09
“Dos LMSs aos PLEs, SLEs e MOOCs: games, mundos virtuais 3D, web 2.0 e redes sociais em educação”

Moderação: João Mattar – TIDD/PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi
Local: Sala 101 Sul – Centro Pedagógico Paulo Freire – 1° andar

Os LMSs (Learning Management Systems) ou AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), como o Moodle, são os ambientes tradicionalmente utilizados em EaD (EaD). Entretanto, vários movimentos, como Edupunk, vêm questionando sua eficácia, e novos ambientes vêm sendo intensamente incorporados à educação, como games, mundos virtuais 3D, plataformas da web 2.0 e redes sociais. Na mesma direção, o anseio por maior personalização e colaboração no processo de ensino e aprendizagem deu origem às noções de PLE (Personal Learning Environment) e SLE (Social Learning Environment), que não são mais ambientes controlados apenas por instituições, mas pelos próprios alunos. Surgem também recentemente os MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Online Abertos Massivos), cursos interativos e colaborativos em larga escala, propostos inicialmente pelo conectivismo, como alternativa para a EaD fordista. A transição dos LMSs aos PLEs, SLEs e MOOCs pode representar uma nova fase na EaD, mais aberta e colaborativa, baseada em comunidades de aprendizagem, compartilhamento e interação. Esta mesa-redonda propõe-se a apresentar e discutir conceitos e experiências que exploram ambientes de aprendizagem e cursos alternativos em educação, especialmente em EaD, além de anunciar oficialmente o primeiro MOOC a ser realizado em língua portuguesa, em colaboração entre instituições brasileiras e portuguesas.

Primeira Apresentação: Ensinar e aprender em/na rede: formação de comunidades virtuais de aprendizagem na web
Patricia Scherer Bassani (Feevale)
Doutora em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS) e bacharel em Informática (UNISINOS). Professora titular do Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade e líder do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação na Universidade Feevale. Atua nas áreas de Informática na Educação e Educação a Distância (EaD), especialmente nos seguintes temas: interação mediada por computador, comunidades virtuais de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem com mobilidade, inclusão digital e formação de professores com tecnologias.

Resumo da Apresentação:
A Web 2.0 oportuniza diferentes possibilidades de aprendizagem online, permitindo o desenvolvimento de atividades colaborativas. As redes sociais, blogs e wikis permitem a criação e o compartilhamento de conteúdos, permitindo a customização e uma “sensação de pertencimento”. A aprendizagem baseada no paradigma de rede possibilita a formação de comunidades virtuais de aprendizagem por meio das diferentes ferramentas da web 2.0. O conceito de PLE se apoia na emergência das redes sociais e comunidades virtuais, na autoria individual/coletiva e na descentralização do conteúdo e controle. o PLE constitui um “portal para o mundo”, onde os alunos podem explorar e criar, de acordo com seus interesses e direções, interagindo com seu amigos/colegas e em diferentes comunidades. Assim, esta apresentação discute as possibilidades de agregar a arquitetura de participação da Web 2.0 no contexto da educação online, a fim de impulsionar o processo de formação de comunidades virtuais de aprendizagem.

Segunda Apresentação: Comparações entre o uso do Blackboard e do Facebook como ambientes de aprendizagem no Ensino Superior: estudo de caso
João Mattar (TIDD/PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi)
Bacharel em Letras (USP) e Filosofia (PUC), com pós-graduação lato sensu em Administração (FGV-SP), Mestrado em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutorado em Letras (USP) e Pós-Doutorado Interdisciplinar (Stanford University). Professor da Universidade Anhembi Morumbi e professor, pesquisador e orientador de doutorado no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). É autor de diversos livros, como ABC da EaD (Pearson), Games em Educação (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning) e Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning).

Resumo da Apresentação:
A Universidade Anhembi Morumbi utiliza o Blackboard como seu ambiente de aprendizagem institucional, tanto para disciplinas e cursos ministrados à distância, quanto para apoio a disciplinas presenciais. Nos últimos semestres, venho utilizando o Facebook em paralelo ao Blackboard, como apoio à disciplina Informática Aplicada, ministrada nos cursos de graduação em Engenharia. Esta apresentação detalha os resultados comparativos, tanto da perspectiva do professor quanto dos alunos, entre o uso de um LMS e um software de rede social no ensino superior. São analisados os resultados do uso dos dois ambientes e avaliadas pesquisas realizadas com centenas de alunos. Como conclusão do estudo de caso, são discutidas as vantagens e desvantagens do uso de redes sociais em educação, em comparação com ambientes virtuais de aprendizagem.

Terceira Apresentação: Ambientes de Aprendizagem – Social vs Pessoal
Paulo Simões (Força Aérea – Portugal)
Membro do Steering Committee do NAP (Network of Academics and Professionals) da EDEN (European Elearning Distance Network), Pós Graduado em Pedagogia do E-Learning (Universidade Aberta – Portugal) e Oficial do Quadro Permanente da Força Aérea Portuguesa.
Um dos mais influentes utilizadores mundiais do Twitter, na área do eLearning e das tecnologias educativas em rede. Investigador “informal” no contexto dos “Personal Learning Environments”.

Resumo da Apresentação:
Os termos PLE e LMS são, muitas vezes, vistos como opostos ou incompatíveis. Na verdade não parece adequado utilizar duas designações que, apesar de parecerem contraditórias, podem ser vistas como complementares. Por outro lado, o termo SLE (Social Learning Environment) pode apresentar-se, esse sim, como uma designação antagônica a LMS. De uma aprendizagem dentro de um espaço confinado estamos a passar para aprendizagens em espaços abertos, utilizando ferramentas sociais, que permitem criar espaços sociais de aprendizagem. Esta apresentação pretende apontar caminhos para a criação de espaços sociais de aprendizagem, criados pelas instituições, dos quais os alunos se apropriem para facilmente otimizarem o seu ambiente pessoal de aprendizagem.

24/09 – segunda-feira

18:00 – 19:30
Mesa Redonda 04
“Educação e Cultura Digital nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu”

Moderação: Eliane Schlemmer – UNISINOS
Apresentações:
Ana Beatriz Gomes Carvalho – UFPE
Eliane Schlemmer - UNISINOS- GPe-dU e RICESU
João Mattar – TIDD/PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi
Local: Mini Auditório 2 – Centro Pedagógico Paulo Freire – Térreo

A sociedade atual cada vez mais se constitui e é constituída pelo uso de diferentes Tecnologias Digitais, (TD) em rede, o que tem provocado transformações profundas – na forma de pensar, agir, interagir, se comunicar, aprender, trabalhar e, enfim, de viver e conviver na contemporaneidade. Essas transformações trazem consequências importantes, representando significativos desafios para os processos de ensinar e de aprender, tanto nos contextos formais, quanto nos contextos não formais de educação. Constatações como essas nos instigam a pensar sobre como a Educação e a Cultura Digital, incluindo a modalidade de educação online, tem contribuído para repensar a forma como os processos de ensino e de aprendizagem são desenvolvidos também no âmbito da pós-graduação stricto sensu, bem como a forma como esses professores-pesquisadores em formação, tem se apropriado dessas tecnologias. Assim, considerando os desafios atuais presentes na formação de mestres e doutores para a contemporaneidade, é que propomos essa mesa, que objetiva o compartilhamento de pesquisas e projetos de desenvolvimento e aplicação na área, a fim de fornecer elementos para reflexão e discussão entre os participantes.

24/09 – segunda-feira

18:00 – 19:30 (quer dizer, no mesmo dia e horário, pelo menos temporariamente)
Sala 108 N – Centro Pedagógico Paulo Freire – 1° andar
O Ensino de Filosofia na modalidade a distância no Brasil – entraves e avanços
Moderação: Joaires Ribeiro – UEMA
Leila Amum Alles Barbosa – UEMA João Mattar – TIDD – PUC-SP / Anhembi Morumbi
Vânia Sofia – UEMA

25/09 – terça-feira

14:00 – 15:30
Encontro dos Professores e Tutores de EaD – 1ª. parte
Coordenação: João Mattar – TIDD/PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi
Local: Mini Auditório 1 – Centro Pedagógico Paulo Freire – Térreo

16:00 – 17:30
Encontro dos Professores e Tutores de EaD – 2ª. parte
Coordenação: João Mattar – TIDD/PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi
Local: Mini Auditório 1 – Centro Pedagógico Paulo Freire – Térreo

18:00 – 19:30
Encontro dos Professores e Tutores de EaD – 3ª. parte
Coordenação: João Mattar – TIDD/PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi
Local: Mini Auditório 1 – Centro Pedagógico Paulo Freire – Térreo

26/09 – quarta-feira

13:30 – 16:00

SESSÃO PLENÁRIA
Filipe Amaral José Amone – African Distance & E_Learning Network – ADEN – “Cenário da EaD na África: Uma avaliação da Rede de EaD em Moçambique
Paulo Guilherme Domingos Ferreira Simões – Força Aérea – Portugal – “Ambientes pessoais de aprendizagem
Ryon Braga – Grupo Hoper – Brasil – “O impacto das metodologias da EaD na reconfiguração do ensino presencial
Presidente de Mesa: João Mattar – TIDD – PUC-SP / Anhembi Morumbi

16:00 – 17:30
SESSÃO PLENÁRIA
CERIMÔNIA OFICIAL DE ENCERRAMENTO
Fredric Michael Litto – ABED
Natalino Salgado Filho – UFMA
SORTEIOS

Depois do trabalho, Lençóis Maranhenses!

Nos vemos por lá?

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>