Games & TIDD na Revista da ABT

Estão no ar os 2 últimos números da Revista ABT (198 – Novas Tecnologias e Games em Educação e 199 – com trabalhos desenvolvidos no TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP). Com esses 2 números, a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional encerra as publicações em 2012, mas vem aí um número especial e colaborativo no primeiro trimestre de 2013 – o número 200!

Editorial do Número 198

Este número da Revista ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional é dedicado à utilização de novas tecnologias em educação, com ênfase no uso de games. Alguns artigos foram apresentados na trilha Cultura do SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, realizado em novembro de 2011 em Salvador, após passarem por um rigoroso processo de avaliação e seleção. Para esta publicação, esses trabalhos foram alterados, levando em consideração as normas e o público-alvo da Revista, e atualizados em função dos progressos nas pesquisas e nos projetos.

Em “Aprendizagem na Era Digital – o Papel da Tecnologia no Contexto Escolar”, Cíntia Rabello aborda os processos de ensino e aprendizagem na era digital, baseando-se no conceito de nativos digitais desenvolvido por Mark Prensky.

Em “Uma Experiência no Ensino de Novas Tecnologias em Curso de Design Instrucional a Distância”, Romero Tori discute os resultados de uma disciplina de pósgraduação a distância sobre novas tecnologias, que utilizou redes sociais e outros recursos da Web 2.0.

Em “Imersão e Narrativa como Elementos Motivacionais em Serious Games”, Pollyana Mustaro e Raphael Mendonça apresentam dois elementos para motivar a interação dos alunos com serious games: imersão e narrativa, propondo uma rubrica para para o desenvolvimento e/ou avaliação do Documento de Design de Serious Game (DDSG).

Em “Um Estudo Empírico sobre Sistemas Focados no Auxílio ao Ensino de Programação”, Túlio Costa e Frederico Bublitz apresentam um estudo empírico sobre sistemas para auxílio ao ensino de programação, procurando identificar as principais características dos sistemas e classificá-los quanto às reais necessidades dos usuários.

Finalmente, em “Avaliação de Videogames e o Ensino de Matemática”, Filomena Moita, Achiles Luciano e Aline Costa apresentam uma avaliação preliminar do game Angry Birds Rio, basendo-se nos pressupostos de James Paul Gee.

O objetivo deste número da Revista da ABT é oferecer uma valiosa contribuição para o debate sobre a incorporação de novas tecnologias, especialmente os games, à educação, oferecendo ao leitor uma diversificada bibliografia, desenvolvida por vi diferentes grupos de pesquisa no país, que incentive o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas.

Boa leitura!

Conselho editorial.

Editorial do número 199

Este número da Revista ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – contém artigos produzidos como resultado da disciplina ‘Seminário de Doutorado sobre Aprendizagem e Semiótica Cognitiva’, ministrada no segundo semestre de 2012 no TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. O Seminário procurou explorar o estado da arte nas pesquisas sobre aprendizagem em ambientes virtuais.

Em ‘Tecnologia Educacional de uma Perspectiva Multi e Interdisciplinar’, João Mattar apresenta o TIDD, suas linhas de pesquisa e a sublinha de pesquisa à qual a disciplina que deu origem a esses artigos está vinculada, fazendo uma reflexão sobre a inserção da Tecnologia Educacional em programas de pós-graduação stricto sensu.

Em ‘A Evolução das Tecnologias Midiáticas e seus Efeitos nos Espaços, Cognição e Lógica’, Adelino Gala faz uma exploração teórica da evolução e dos impactos das tecnologias midiáticas, utilizando diversas diversos conceitos e autores que são referências para o programa do TIDD.

Em ‘Experiência no Uso da TI na Disciplina de TI em um Curso de Administração’, Roberto Padula aborda o uso da Tecnologia da Informação (TI) em uma disciplina para alunos de graduação em Administração, discutindo a utilização da TI como ferramenta na aplicação de algumas teorias da aprendizagem.

Em ‘A Aplicabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Busca da Construção de Aprendizagem para os Surdos’, Gilcifran de Sousa apresenta novas metodologias na implantação de ambientes virtuais de aprendizagem para crianças surdas.

Em ‘Utilização do Facebook com Graduandos: Relato de Experiência’, Maria Cristina Bento explora a utilização do Facebook por alunos de pedagogia, registrando suas falas e opiniões sobre o uso de redes sociais em educação.

Finalmente em ‘Personalização da aprendizagem e Design Educacional em Cursos Massivos de EaD’, Luciana Santos e Patrícia Passos discutem as possibilidades de interação em MOOCS (Massive Open Online Courses), que permitam personalizar e customizar conteúdos e atividades para os alunos.

Este número da Revista da ABT oferece uma valiosa contribuição para se repensar um novo espaço multi e interdisciplinar para a área da Tecnologia Educacional, servindo como inspiração para novas pesquisas e para sua inserção em cursos de pós-graduação stricto sensu.

Boa Leitura!

Conselho Editorial.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Games. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>