Web 2 e Redes Sociais na Educação: Prefácio

Meu novo livro, Web 2.0 e Redes Sociais na Educação, será lançado no CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância em Setembro de 2013 em Salvador. Para vocês já começarem a se divertir, uma nuvem de palavras e o Prefácio do querido Paulo Simões.

PREFÁCIO

Escrever um prefácio de um livro é sempre uma grande honra. Especialmente quando o fazemos a pedido de uma pessoa que muito estimamos e consideramos.

A minha relação com João Mattar é o paradigma perfeito para compreendermos as novas dinâmicas das relações na rede. Tudo começou no Twitter, em especial quando começamos a participar na “famosa” hashtag #eadsunday. Rapidamente, passamos para o Facebook e depois para os diversos espaços de rede.

O nosso encontro pessoal aconteceu, finalmente, no Brasil, em São Luiz do Maranhão. O João foi o grande responsável pelo convite que a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) me fez para estar presente, no ano de 2012, no 18ºCIAED.

Este livro é um relato extremamente interessante sobre a utilização das tecnologias web 2.0 em contexto educativo. A extensa lista de exemplos constitui um documento valioso para compreender um fenómeno recente e que deixa, ainda, alguns educadores desconfiados acerca do potencial das ferramentas web 2.0 e das chamadas “redes sociais”.

João Mattar passa em revista desde as teorias mais clássicas do EaD até às mais recentes, e elabora, com a ajuda de mais alguns importantes “web-educadores”, um vasto referencial de utilização das ferramentas web nos novos contextos on-line, nomeadamente Blogs, Vídeo, Podcasts, Wikis, Twitter, Facebook, Games, terminando no inevitável, pelo menos para mim, conceito de PLE (Personal Learning Environment).

Merecem também destaque o capítulo dedicado à avaliação e o Apêndice sobre o “nosso” MOOCEaD.

Muitas questões se levantam hoje sobre a utilização das ferramentas web 2.0, em geral, e das redes sociais, em particular:

- Será legítimo um professor, em contexto formal, usar um espaço informal nas redes sociais como forma de “estender” a sua sala de aula?

- A quem pertencem os recursos educacionais produzidos pelos alunos, disponíveis nas plataformas web? Quem os deverá preservar? Como reconstituir um percurso formativo disperso por espaços tão diferenciados?

- Irão, por exemplo, os MOOC obrigar as instituições educativas a repensar toda a sua estratégia pedagógica?

- Estão todos os agentes educativos preparados para um mundo “verdadeiramente” aberto?

Neste livro, João Mattar apesar de não responder explicitamente a algumas destas questões, pretende que o leitor explore o seu próprio caminho, para que possa tomar consciência de todas as vantagens e problemas inerentes a um mundo cada vez mais “social”.

Leia, reflita, aplique e partilhe connosco todas as suas experiencias.

Estaremos, por aí, em qualquer espaço na rede. ;)

Paulo Simões
Membro do Steering Committee do NAP (Network of Academics and Professionals) da EDEN (European Elearning Distance Network), Mestre em Pedagogia do E-Learning (Universidade Aberta – Portugal) e Oficial do Quadro Permanente da Força Aérea Portuguesa. Um dos mais influentes utilizadores mundiais do Twitter, na área do eLearning e das tecnologias educativas em rede. Investigador “informal” no contexto dos “Personal Learning Environments”.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Web 2 e Redes Sociais na Educação: Prefácio

  1. Prof João Mattar,

    Estou sem palavras para parabenizá-lo por mais esta publicação. Um professor a frente do seu tempo e sempre nos presenteando com belíssimos e atuais textos sobre educação. Obrigada professor :) Grande abraço, Cristiane Koehler.

  2. Paula Ugalde disse:

    #MegaParabéns por mais este sensacional livro Professor João! Será (já está sendo muito útil para o ofício. E agora, iniciando o curso para reler juntos ‘nossa’, será tudo de bom!

    Estou lá e cá e adorando o curso que como não poderia deixar de ser: traz excelência e novidades! #recomendo!

    Quando iniciei a leitura ‘estranhei’ pois até o momento não tinha pensado no assunto: as diferenças (e semelhanças) entre os conceitos de web 2.0 e RS, não que usasse exatamente a ambos como sinônimos mas ‘me apertei’ para pensar o que seria a web 2.0 sem as RS. :)

    Paulo Simões, instigante teu Prefácio, bom trabalho! O autor ‘passa em revista’ mesmo! E o ‘vasto referencial de utilização das ferramentas web nos novos contextos on-line’ é supimpa!

    Estava curiosa para ler o capítulo sobre o “nosso” MOOCEaD” que tanto apreciei!

    Partilho que há um tempinho atrás dissociava completamente espaços informal & informais mas hoje considero imprescindíveis para uma boa interação em sala.

    Grande questão “A quem pertencem os recursos educacionais produzidos pelos alunos, disponíveis nas plataformas web? Quem os deverá preservar? Como reconstituir um percurso formativo disperso por espaços tão diferenciados?
    Desde o primeiro curso EaD que reflito isso e sempre achei que deveria ser combinado de início e ficar disponível para os alunos tanto fazerem uso, em reflexões individuais e para consultas futuras. Em avas, a rotatividade de cursos posteriores não permite mas opino que seria importante o material ser migrado para outro espaço web ou mesmo ser transformado em um book das narrativas. Claro que isso só é possível para cursos com Professores autores, que não replicam o mesmo, à exemplo do Professor João.

    e-abs!! e #sucesso no nosso curso! ;)

  3. Estive no Congresso da ABED e ganhei o livro. Que presente!
    Este livro colaborou com a maiêutica que eu precisava para formalizar ideias concebendo ações.
    Estou fazendo o curso para com conhecer mais.
    Obrigada e Parabéns professor. Sou sua fã!
    Telma Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>