Mobile Learning

Ontem e hoje (22 e 23/11/13) ocorreu o IV Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT na Universidade Anhembi Morumbi, cujo tema foi Mobile Learning. Foram dois dias de imersão e reflexão intensa sobre os usos de tecnologias em educação, particularmente dispositivos móveis, dos quais com certeza os participantes saíram com várias ideias e visões. Faço a seguir um resumo do evento, que continuarei ampliando nos próximos dias.

Dei inicialmente informações gerais sobre o evento e sobre a Anhembi, incluindo o NPTE – Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e o curso de pós-graduação online Inovação em Tecnologias Educacionais. Temos uma visão em nos posicionarmos como uma referência na pesquisa e nas produções práticas no campo da tecnologia educacional.

O presidente da ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, Fernando da Silva Mota, fez a Abertura do evento apresentando a Associação e refletindo sobre o uso de tecnologias em educação.

Em seguida, fiz uma apresentação sobre O Uso de Tablets em Educação, especialmente o iPad:


João Carvalho, da Pontomobi, fez em seguida sua apresentação Mobile Business: como o mobile interfere nos negócios, que nos provocou, como educadores, a mudar a perspectiva em relação ao uso dos dispositivos móveis.

Após o almoço, Pavlos Dias, da Blackboard, fez sua apresentação Blackboard Mobile: a revolução educacional no seu celular, apresentando e demonstrando recursos como o Mosaic e o Polls.

O colombiano Martin Restrepo apresentou diversas experiências que vem realizando com a Edicacuja, como os Appiarios – Centros de Mobile Learning, projeto do qual o NPTE deve passar a participar.


Created with Haiku Deck, the free presentation app for iPad

Encerramos a sexta com uma mesa redonda comigo e Patrícia Passos, professora do curso de pós-graduação Inovação em Tecnologias Educacionais e membro do NPTE, fazendo uma reflexão sobre alguns pontos discutidos durante o dia, como a formação dos professores para o uso de tecnologias no ensino.

O sábado começou com uma mesa redonda com Lúcia Martins Barbosa e Mônica Miranda, da ABT, refletindo sobre Os Novos Desafios da Sociedade Contemporânea: utilização e prática de ferramentas tecnológicas nas salas de aula.

Em seguida, Romero Tori nos apresentou várias tecnologias interativas que tendem a modificar a educação.

Um grupo formado pelo canadense John Frederick Kennedy III, Renan Dal Aqua Ferreira e Edgard Fernandes da Rosa apresentou seu TCC, orientado na Universidade Anhembi Morumbi pelo professor Luis Fernando Aires Menegueti, em que eles produzira uma lousa digital interativa com o custo de menos de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Outro grupo, também orientado pelo professor Aires e composto por Marcelo Gonçalves Ramos, Bruno Greco, Rafael Pertile e Sandro Nannini Jr., demonstrou seu trabalhos com redes neurais que permite que o Kinect possa ser usado como tradutor de Libras.

A professora Cristiana Matttos Assumpção, que também é professora do curso de pós-graduação online Inovação em Tecnologias Educacionais e membro do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, apresentou em seguida diversas experiências que vêm sendo realizadas no Colégio Bandeirantes com o uso de tecnologia.

Um grupo de alunos do ensino médio de uma escola da rede SESI-SP, composto por Lucas Saccone, Gabriel Jorge Pedreiro, Vinicius Alves de Lima e Guilherme Rosa, emocionou a plateia apresentando um jogo que eles produziram no Minecraft, em que reproduzem o prédio da escola e propõem uma série de atividades interativas, além de seu blog Identidade Tech.

Bruno Gobbi Maia, Danilo Girello da Silveira, João Paulo Chebel, Lídice Figueiredo Guilger e Vinícius Gonçalvez apresentaram seu trabalho de TCC, orientado pelo professor Cláudio Boghi, que possibilita a integração entre Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sistemas de Gestão Acadêmica.

Por fim, Erick Liberato, Felipe Magdalena e Vinicius Dantas apresentaram seu TCC em que desenvolveram um Ambiente Virtual de Aprendizagem com a concepção de um laboratório virtual nas nuvens.

A combinação de apresentações de professores, alunos do ensino superior e ensino médio mostrou-se muito rica, e fica como sugestão para futuros eventos. Pudemos também compartilhar com o público externo algumas das pesquisas que temos realizado na Universidade Anhembi Morumbi com o uso de tecnologias na educação, que tendem a se consolidar nas linhas do NPTE – Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais.

As apresentações enviadas pelos palestrantes serão disponibilizadas no blog do evento e os Anais do Congresso incluirão artigos no número 203 (quarto trimestre de 2013) na Revista da ABT.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Mobile Learning

  1. O Evento foi muito produtivo! Fiquei muito empolgado com as propostas apresentadas. A participação dos alunos foi essencial e marcou esse evento! Parabéns prof. João pela iniciativa. Tiago Eugênio, Colégio Bandeirantes.

  2. Muito interessante o tema, professor. Porém, é necessário que o governo insira uma quantidade de dinheiro para compra de aparelhos e para capacitação dos professores, o que no país que vivemos, dificulta a aplicação. Uma pena!

  3. Zuleica Souza disse:

    Oi prof João, estou cursando pós em Docência no Ensino superior do Senac, na disciplina Novas tecnologias na educação, utilizamos o Prezi para apresentação dos nossos seminários. Uma ferramenta fácil de utilizar e o mais bacana, deixa a apresentação interessante, diferente, dispentando o interesse do receptor. Fico feliz em encontrar outros utilizando essa nova ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>