Curso Livre Online
início: 12 de Maio de 2014
Descrição
Games têm sido continuamente incorporados à educação, presencial e a distância. As ricas pesquisas e experiências que vêm sendo realizadas mostram que o uso de jogos eletrônicos pode oferecer uma importante contribuição para a aprendizagem. Os games tendem, assim, a se tornar uma tecnologia educacional utilizada naturalmente no processo de ensino e aprendizagem por alunos e professores, tanto em sala de aula quanto em educação a distância. Mais recentemente, passou a ser utilizado o conceito de gamificação, que na verdade não é sinônimo de utilizar games.
Objetivos
Apresentar e discutir os principais conceitos e explorar casos práticos do uso de games em educação.
Professor
O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.
Público-Alvo
Designers de games, designers digitais, designers instrucionais e educacionais, professores (presenciais ou à distância), pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, alunos, pais e todos aqueles que se interessam por ensino, aprendizagem e games.
Duração e Dedicação
7 semanas (12 de Maio a 30 de Junho de 2014)
O curso prevê uma dedicação média de 5 (cinco) horas por semana.
Pré-Requisito
O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.
Programa
- Introdução
- Estilos de aprendizagem dos nativos digitais
- O uso de games em educação
- Design educacional para os nativos digitais
- Design e produção de games educacionais
- Experiências no exterior
- O cenário no Brasil
- O conceito de gamificação
- Conclusão
Atividades
Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras, jogos e debates.
As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá- las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.
Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.
O aluno poderá também desenvolver um projeto durante o curso para aplicar o que for estudado.
Avaliação e Certificado
A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração do projeto.
Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 40 (quarenta) horas, incluindo o tempo previsto para a elaboração do projeto.
Bibliografia
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010.
Esse livro será a bibliografia básica do curso, mas vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos e games serão indicados como fontes de consulta durante o curso.
MENDES, Cláudio Lúcio. Jogos eletrônicos: diversão, poder e subjetivação. Campinas, SP: Papirus, 2006.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac-SP, 2012.
SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna (Org.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
VERAS, Marcelo (Org.). Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. São Paulo: Atlas, 2011.
Software
O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.
O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.
Serão utilizadas também games e algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicados durante o curso.
Valor
R$ 225,00 (Duzentos e Vinte e Cinco Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros – Visa e Mastercard)
ou com desconto de mais de 10% - R$ 200,00 (Duzentos Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.
Boa noite,
Fiz minha inscrição para o curso livre “Games e Gamificação em Educação”. Efetuei o pagamento através do cartão de crédito e gostaria de saber qual deve ser o procedimento agora. Vamos receber um e-mail com o endereço da plataforma Moodle, bem como login e senha?
Desde já agradeço e aguardo retorno,
Lívia Tafuri Giusti
Olá,
Gostaria de saber quando terá início nova turma do curso.
obrigada,
Gostaria de saber quando será a nova turma, pois tenho interesse.
abs
Quando haverá novo curso? Tenho interesse em fazê-lo.
Obrigada.
Bom dia,
Fiz o pagamento do curso via paypal, mas não havia local para incluir meus dados para inscrição. Como receberei o login e senha para acessar o curso uma vez que não informei estes dados?
Grata pela atenção.
Marize, creio que isso já foi resolvido.
GOSTARIA DE FAZER ESSE CURSO.
ESTAMOS DESENVOLVENDO TREINAMENTO EM EAD NA MINHA EMPRESA E GOSTARÍAMOS DE INTRODUZIR GAMES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PARA OS CURSOS FICAREM MAIS INTERATIVOS.
HÁ PREVISÃO DE UMA NOVA TURMA/DATA ?
AGUARDO