Ferramentas mencionadas no capítulo 13 do livro
KAPP, Karl M.; BLAIR, Lucas; MESCH, Rich. The gamification of learning and instruction fieldbook: ideas into practice. San Francisco: Wiley, 2014.
para o desenvolvimento de games.
Ferramentas de Autoria de eLearning que não são focadas em games, mas permitem a criação de games
JelSim – gratuito e opensource, mas requer conhecimentos de Java.
Quandary – para a criação de estudos de caso interativos. Gratuito mas sem suporte.
ZebraZapps – para produção de conteúdos interativos.
1. Templates
Templates de Jogos
Bravo (C3 Softworks) – templates de tabuleiro
eLearning Brothers – games em html5 que podem ser personalizados para conteúdos diversos.
Envato (ActiveDen) – templates em flash de diversos tipos de jogos.
JeopardyLabs – crie templates para jogos no estilo Jeopardy.
Knowledge Guru – ambiente de game em que você pode adicionar suas perguntas.
Raptivity – templates para atividades interativas. Oferece também o Games Turbopack, uma ferramenta de autoria de elearning.
Templates de Personagens
CodeBaby – crie personagens para seus cursos.
CrazyTalk – Animações em 2D
Media Semantics – personagens animados.
2. Game Engines
2D
GameMaker (YoYoGames) – a versão básica é gratuita
GameSalad – cria games para iOS, Android e HTML5
Construct2 (Scirra)
Stencyl – para mobile, web e desktop
3D
ThinkingWorlds – voltado à educação
3. Outras Ferramentas
Plataformas para Gamificação
Adicionam elementos ao conteúdo, sem modificá-lo.
Axonify
Badgeville
BigDoor
Bunchball
GamEffective
Gamify
Mozzila’s Open Badges project
MindTickle
OnPoint Digital
Knowledge Guru