Fone na EaD

Hoje bati um papo de mais de meia hora com uma aluna do curso online de pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais por… TELEFONE!

Em época de e-mail, Skype e ligações por WhatsApp, redes sociais, webconferências por vídeo e mundos virtuais 3D, o telefone é naturalmente uma mídia subutilizada em Educação a Distância, quase um pecado tecnológico!

Mas na Florida Virtual School, p. ex., onde meu sobrinho cursa algumas disciplinas de ensino médio (obrigatórias), fazem parte do design dos cursos conversas entre o professor e o aluno, tanto para o professor se certificar de que é o aluno mesmo quem está realizando as atividades, quanto para acompanhar seu progresso, tirar dúvidas, orientá-lo nos estudos e discutir alguns aspectos das disciplinas, dentre outros objetivos. As conversas são marcadas periodicamente, com dia e horário definidos, e contam também para a avaliação.

A minha aluna, adulta, tinha questões gerais sobre o curso, e específicas sobre algumas disciplinas, além de dúvidas sobre a utilização do Blackboard e sobre como melhor se organizar para os estudos. A conversa foi ótima e tenho cada vez conversado mais por telefone com meus alunos de EaD, tanto como coordenador do curso, quanto como professor de disciplinas específicas. São conversas muito proveitosas para ambos os lados, que não teriam o mesmo sentido e resultado se realizadas de maneira assíncrona, fragmentariamente, pedaço a pedaço, distribuídos em dias distintos, em função da disponibilidade de cada um.

Para quem não mora na mesma cidade, Skype, por exemplo, é claro, é outra opção. A questão não é apenas o uso do telefone, apesar de que ele talvez traga uma sensação de segurança adicional, em um espaço meio mágico e deslocado do fluxo ininterrupto das tecnologias digitais multitarefas: a interação síncrona (e simples) um-a-um (aluno-professor) por voz tem um valor inestimável no processo de ensino e aprendizagem a distância.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Fone na EaD

  1. Gabriel Menezes disse:

    João, li seu livro “Games em educação”. Graças a ele e outras leituras como Marc Prensky e sites da internet estou com um projeto onde dou suporte para escolas para usar games em sala de aula.

    Estou precisando de sua ajuda. Em uma escola que eu fechei esse projeto estou com uma iniciativa onde utilizo jogos com alunos para o fim vocacional. Utilizamos os jogos para testar o gosto vocacional dos alunos. Já selecionei jogos como Roller Coaster e Sim City. Porém estou com uma dificuldade, não consigo achar jogos para a área de Ciências Humanas, pensei em Spore mas é muito infantil. Queria algo mais objetivo para essa área.

    Gostaria de conversar com você sobre esse projeto e uma sugestão de jogo para utilizar como game vocacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>