No dia 12/10/15 fiz a Conferência de Abertura da COIED 2015.
Este foi o e-mail enviado pela Coordenação para todos os inscritos, resumindo o primeiro dia do evento.
***
Ontem o dia 1 da COIED3 trouxe-nos as chamadas “butterflies in stomach”.Apesar da nossa quase veterania, abrir a cortina do palco e começar o espetáculo tem sempre disto. E ainda bem. É sinal que estamos a tentar dar o melhor, sabendo que nem sempre as coisas correm bem. “Break a leg”, diriam os amigos se de teatro se tratasse.
O nosso tema de abertura “Ser professor digital – transformando migrantes em residentes” foi o mote para que o Professor João Mattar nos levasse a revisitar os conceitos de nativo e emigrante digital. De facto, nunca é demais lembrar que os meninos e jovens de hoje vivem num mundo digital, onde aprendem muito numa abordagem informal, mas com informação e práticas nem sempre estruturadas e orientadas.
Um dos papéis do professor digital de hoje acaba por ser, também, o de promover a passagem das destrezas e competências informais, normalmente reduzidas, para algo mais sólido, no caminho da inclusão digital de nível superior e naturalmente para a inclusão social de todos.
Estão os professores preparados? Alguns sim outros não, mas é uma evidência que a formação contínua nesta área é fundamental.
Estão os alunos à altura de uma cidadania digital? Sim, estarão, se forem também eles ensinados e orientados para um uso das tecnologias digitais para além da facilitação das comunicações nas redes sociais.
O futuro começou ontem e nós, cidadãos, encontramo-nos no centro de um processo de migração contínua para contextos constantemente renovados.
13 de outubro 2015
CO da COIED