Transformando migrantes em residentes

No dia 12/10/15 fiz a Conferência de Abertura da COIED 2015.

Este foi o e-mail enviado pela Coordenação para todos os inscritos, resumindo o primeiro dia do evento.

***

Ontem o dia 1 da COIED3 trouxe-nos as chamadas “butterflies in stomach”.Apesar da nossa quase veterania, abrir a cortina do palco e começar o espetáculo tem sempre disto. E ainda bem. É sinal que estamos a tentar dar o melhor, sabendo que nem sempre as coisas correm bem. “Break a leg”, diriam os amigos se de teatro se tratasse.

O nosso tema de abertura “Ser professor digital – transformando migrantes em residentes” foi o mote para que o Professor João Mattar nos levasse a revisitar os conceitos de nativo e emigrante digital. De facto, nunca é demais lembrar que os meninos e jovens de hoje vivem num mundo digital, onde aprendem muito numa abordagem informal, mas com informação e práticas nem sempre estruturadas e orientadas.

Um dos papéis do professor digital de hoje acaba por ser, também, o de promover a passagem das destrezas e competências informais, normalmente reduzidas, para algo mais sólido, no caminho da inclusão digital de nível superior e naturalmente para a inclusão social de todos.

Estão os professores preparados? Alguns sim outros não, mas é uma evidência que a formação contínua nesta área é fundamental.

Estão os alunos à altura de uma cidadania digital? Sim, estarão, se forem também eles ensinados e orientados para um uso das tecnologias digitais para além da facilitação das comunicações nas redes sociais.
O futuro começou ontem e nós, cidadãos, encontramo-nos no centro de um processo de migração contínua para contextos constantemente renovados.

13 de outubro 2015

CO da COIED

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>