Esse foi o tema de um projeto de iniciação científica que desenvolvi na Universidade Anhembi Morumbi com alunos do curso de Bacharelado em Design de Games. O projeto durou de 2016 a 2017 e gerou várias publicações (e ainda deve gerar mais). Vou atualizando por aqui. A lista inclui algumas publicações não vinculadas ao grupo de pesquisa, mas sobre o mesmo tema.
Estratégias do Design de Games que podem ser incorporadas à Educação a Distância
artigo publicado na RIED: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 2, 2016
Gaming Against Plagiarism: análise de três games para a conscientização sobre plágio
artigo publicado na Revista Tecnologia Educacional, Edição Especial, Docente, 2016
Gamificação como um novo componente da indústria cultural
artigo publicado na Revista Intersaberes, v. 12, n. 25, 2017
Games para o ensino de metodologia científica: revisão de literatura e boas práticas
artigo publicado na Revista Educação, Formação & Tecnologias, v. 10, n. 1, 2017
O jogo do método: jogos de tabuleiro como suporte ao ensino da disciplina Metodologia Científica
artigo publicado na Revista Research, Society and Development, v. 6, n. 2, p. 148-170, out. 2017
O Jogo da Pesquisa: proposta de um game para o suporte ao ensino de metodologia científica
artigo aprovado para publicação na Revista Fafire
Gamificação no Ensino de Metodologia Científica
artigo aprovado para publicação na Revista Sapere, da FATEC – Tatuí
Gamificação do ensino da metodologia da pesquisa científica: revisão de literatura e boas práticas
capítulo publicado no livro: Novas Tecnologias Digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento
Gamificação: Conceito, Críticas e Aplicação a Áreas de Conhecimento
capítulo publicado no livro: RAMOS, Daniela Karine; CRUZ, Dulce Márcia (Org.). Jogos digitais em contextos educacionais. São Paulo: CRV, 2018.
Gamificação em educação: revisão de literatura
Capítulo aprovado para publicação no livro Gamificação em Debate, organizado pela professora Lúcia Santaella.