Viagem Europa

Fiz uma viagem maravilhosa para a Europa entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, que durou 47 dias e vou tentar resumir dinamicamente por aqui. Viajei representando o Centro Universitário Internacional Uninter, onde leciono no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias, e a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

09/01 participei de um LE@D´Talk na UAb (Universidade Aberta de Portugal), coordenado pela querida Lina Morgado, falando sobre os Desafios Atuais da Educação a Distância. Os LE@D´Talks são coordenados pelo Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D) da UAb.

De 10 a 11/01 participei do VIII Congresso Internacional de Tecnología, Ciencia y Sociedad na Universidade Nova de Lisboa. Apresentei 2 trabalhos:
- Gamificação da disciplina Metodologia da Pesquisa no ensino superior no Brasil: estudo de caso, resultado de pesquisa com minha aluna de Mestrado na Uninter Patrícia da Silva Tristão
- A educação a distância no ensino superior no Brasil, resultado de pesquisa com minhas alunas de Mestrado na Uninter Francieli Carvalho Castro e Oriana Gaio.

12/01 conduzi (manhã e tarde) o workshop BYOD Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, a convite da querida Ana Loureiro, coordenadora do Mestrado em Recursos Digitais em Educação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

14/01 ministrei a palestra Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância na Universidade de Coimbra, a convite da querida Teresa Pessoa, em um evento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação chamado de Partilha de Práticas Pedagógicas Inovadoras, promovido em conjunto com a Faculdade de Economia.

15/01 reunião com o grupo de e-learning da Universidade de Coimbra.

19/01 participei do encont[RA]r – Encontro Internacional de Tecnologia de Realidade Aumentada na Educação, na Escola Secundária Tomaz Pelayo em Santo Tirso, coordenado por Ricardo Monteiro, Manuel Flores António e os queridos Quintas-Mendes e Teresa Cardoso.

21/01 reunião com João Filipe Matos, Nuno Ricardo Oliveira e equipe da Reitoria da Universidade de Lisboa sobre possíveis parcerias em Educação a Distância e Tecnologia Educacional.

De 23 a 26/01 participei da Bett Show em Londres, onde assisti por exemplo à apresentação do Mitchel Resnick, do Media Lab do MIT, Lifelong kindergarten: cultivating creativity through projects, passion, peers and play,

29/01 almocei com o reitor da Universidade Aberta de Portugal, Paulo Dias, para falar sobre Educação a Distância, parcerias e a participação de instituições de ensino brasileiras na Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, constituída por iniciativa da Universidade Aberta de Portugal com patrocínio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Depois do almoço tive uma reunião com equipe de investigadores do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D) da Universidade Aberta de Portugal – coordenadora científica, Doutora Lina Morgado, Doutora Lúcia Amante, Doutor António Quintas, Doutora Maria do Carmo T. Pinto e Doutora Claúdia Neves – para o stabelecimento de parcerias, na área da pesquisa científica em Educação a Distância, entre o LE@D, a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância do Brasil e a Uninter.

30/01 conduzi o Workshop Metodologias Ativas, gamificação e bLearning em contextos práticos, no Lab Aberto Fab Lab em Torres Vedas, a convite do querido António Gonçalves.

De 31/01 a 01/02 participei do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal, com os seguintes trabalhos apresentados:
- “A contradição do tempo na educação à distância – flexibilidade ou dificuldade? Um estudo com alunos
brasileiros”
- “Produção de material didático para a educação a distância no Brasil”, por minha orientanda na PUC-SP, Viviane Marques Goi
e apresentei o trabalho
- “A contribuição dos MOOCs para a educação não formal”, produzido em conjunto com minhas orientandas na PUC-SP Josiane Laurentino e Rosimeire Vizentim e meu aluno Mauro Berimbau.

01/02 assinei com o reitor Paulo Dias importante acordo de cooperação entre a UAb (Universidade Aberta de Portugal) e a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Destaco a visão e o trabalho da Daniela Melaré Vieira Barros e do António Moreira Teixeira para que o convênio fosse assinado.

04/02 foi um dia agitado na viagem. Assinei convênio entre a Uninter e o Instituto Politécnico de Santarém (com o apoio da Ana Loureiro) e convênios entre Instituto Politécnico de Leiria (com o apoio da professora Isabel Pereira), a Uninter e a ABED. No final de tarde, reunião na Universidade de Aveiro com membros do DeCA (Departamento de Comunicação e Arte) – seu Diretor, Rui Raposo, e os professores Fernando Manuel dos Santos Ramos, Carlos Manuel das Neves Santos e Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro, para projetar possíveis parcerias de pesquisa. E de noite o conversas2.BEER, organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte DeCA da Universidade de Aveiro, com muita gente bacana para discutir Games, Gamificação e Aprendizagem.

05/02 participei da comissão organizadora do I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias (ELBET), atividade do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Da Universidade participaram também da organização os professores Rui Marques Vieira, António Moreira e Luis Pedro. Tive os seguintes trabalhos apresentados:
- A percepção dos estudantes sobre o uso de tecnologias no blended learning, resultado da pesquisa de Nathália Savione Machado na Uninter
- Design de um MOOC para Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, resultado da pesquisa de Francieli Castro e Oriana Gaio também na Uninter
- Docência orientada em um curso online: relato de experiência, resultado da pesquisa de Wanderlucy Czeszak e Oriana Gaio na Uninter e na Artesanato Educacional
Fiz também uma abertura com uma Síntese da Investigação do grupo do Brasil e uma síntese final com o professor António Moreira.

06/02 participei de 2 bancas (júris, em Portugal) na Universidade do Porto, a convite do querido Leonel Morgado. De tarde fiz uma visita à unidade de e-learning e inovação pedagógica do Politécnico do Porto, conduzida pela querida Paula Peres, e nos reunimos também na reitoria para discutir parcerias com a ABED e a Uninter.

E para fechar, entre 07 e 08/02 participei de 2 eventos.
Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior, na Universidade do Minho em Braga, com os seguintes trabalhos apresentados:
- Avaliação na educação à distância e possíveis correlações: estudo em um curso a distância de extensão ofertado no Brasil
- Autoavaliação como uma Estratégia Pedagógica em um Curso Online de Formação de Professores: estudo de caso, em parceria com Wanderlucy Czeszak
- Universidade do Minho, Instituto de Educação
Centro de Investigação em Estudos da Criança, resultado da pesquisa de Viviane Marques Goi na PUC-SP
V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019), no Instituto Politécnico de Bragança, com os seguintes trabalhos apresentados:
- Desafios que influenciam na implementação do blended learning, resultado da pesquisa da Nathália Machado na Uninter
- MOOC para formação de gestores de polos de educação a distância, resultado da pesquisa de Oriana Gaio e Francieli Castro na Uninter

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Games, Gastronomia, Música, Teatro, Viagens. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>