Guia de Educação a Distância

Já está disponível o meu novo livro Guia de Educação a Distância, publicado pela Cengage Learning.

É um livro de bolso com 116 páginas, dedicado aos meus queridos amigos Marco Silva, Eliane Schlemmer, Susane Garrido e Fernando Gianinni.

PREFÁCIO

Atuar, viver, respirar a Educação a Distância é algo viciante e contagiante. Os anseios, sonhos e expectativas de quem atua nesse meio se repetem e se encontram de forma constante sem prévio aviso, ponto de encontro ou hora marcada.

Foi assim que conheci João Mattar, o meio uniu nossos trabalhos, ideias e expectativas. Nosso primeiro encontro presencial foi em um restaurante onde o prato principal foi a Educação a Distância (EaD).

Bastou uma rápida conversa com o João para perceber o visionário que é. Um pensador prático, ousado e fiel às suas crenças. Seus livros são leitura obrigatória para aqueles que desejam navegar no universo da educação tendo suas naves de inovação e tecnologia como aliadas, e sendo o professor o capitão primordial dessa grande aventura.

Este guia, no qual tenho a honra de escrever o prefácio, é um grande diário de bordo para quem deseja se aventurar nesse universo de possibilidades, em que a imaginação e a criatividade não têm limites para a Educação.

Sem limites e sem distância. É isso que os avanços tecnológicos e a inovação constante proporcionam à Educação a Distância. Os avanços vieram, mas o grande maestro, o grande capitão dessa nave, continua sendo o professor. Ter professores com competências, atitudes e habilidades para conhecer e aplicar essa mudança de paradigma é essencial para a evolução do ensino-aprendizagem.

Atualmente, os estudantes não leem manual de instruções, aprendem jogando, são inquietos, críticos, fazem comentários, geram conteúdos, interagem, questionam, concordam, discordam, protestam, denunciam, expõem seu ponto de vista. A centralização do poder foi derrubada pela democratização da informação, e, também, o professor que ainda não refez seus conceitos.

Em poucas páginas o leitor entenderá rapidamente a história da EaD, o conceito de ambientes virtuais de aprendizagem, mídias, formas de avaliação em EaD, antipirataria, professor e produção de conteúdo, currículos flexíveis, mundos virtuais, games, mobile learning, work-based learning, livros eletrônicos, entre diversos assuntos abordados por Mattar. Assim, passo a questionar se realmente é um simples guia, por tão completa abordagem das imensas possibilidades da Educação a Distância.

Parabéns João, sempre um prazer viajarmos na mesma nave!

Ricardo F. Nantes
Presidente do Portal Educação
Mestre em Saúde Coletiva
Pós-graduado em Educação a Distância (EAD)
Pós-graduando em MBA Executivo em Gestão Empresarial
Comendador da República Brasileira

Onde Comprar?

relativa.com.br

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Guia de Educação a Distância

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Guia de Educação a Distância [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Prof. Mattar,

    Sem dúvida mais um título para nossa biblioteca.

    Abs do seguidor,

    Flávio Patrono

    http://www.linkedin.com/in/brasil

  3. Tatiana disse:

    Olá,

    Trabalho em uma empresa de Comunicação e Marketing e gostaria de te propor uma colaboração para uma campanha de publicidade em Blogs, cuja temática é justamente educação.

    Por favor, caso esteja interessado, entre em contato comigo no e-mail: tatiana.segala@gmail.com

    Atenciosamente,
    Tatiana A Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>