Já tinha colocado por aqui um post sobre minhas atividades no GPe-dU & TIDD. No TIDD, coordeno a sublinha de pesquisa Interação e Aprendizagem em Ambientes Virtuais (resumida a seguir), subordinada à linha Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. Outras linhas do programa são Design digital e Inteligência Coletiva e Modelagem de Sistemas de Software, com várias sublinhas interessantes.
Interação e Aprendizagem em Ambientes Virtuais
O projeto se propõe a pesquisar as influências da interação e da interatividade no processo de aprendizagem em ambientes virtuais.
Os objetivos do projeto de pesquisa são:
a) realizar uma revisão bibliográfica sobre interação e interatividade em ambientes virtuais;
b) estudar práticas de interação adotadas em atividades de aprendizagem ou cursos em ambientes virtuais;
c) propor um modelo tanto para a avaliação de interações em ambientes virtuais quanto para a elaboração de atividades de aprendizagem interativas;
d) avaliar os efeitos que a interação e a interatividade provocam no processo de aprendizagem em ambientes virtuais.
A pesquisa fundamenta-se em dois campos teóricos a princípio distintos: um que parte da cibercultura, da teoria da comunicação e da complexidade, dentre outros referenciais epistemológicos e sociológicos, para refletir sobre a interatividade na educação (inclusive a educação online) de uma maneira ampla (SILVA, 2010); e outro que parte de Moore (1989) para mapear especificamente os tipos de interação utilizados em educação a distância.
A revisão bibliográfica procurará, dentre outros objetivos, avaliar até que ponto essas perspectivas são complementares ou irreconciliáveis. O estudo prático, por sua vez, procurará observar as práticas de interação adotadas em diferentes ambientes virtuais. A teoria e os dados colhidos servirão então para a elaboração de um modelo, que deverá ser flexível tanto para dar conta da diversidade de práticas interativas e ambientes virtuais em que pode ocorrer aprendizagem, quanto para ser alterado e atualizado em funções de novos resultados das pesquisas. O modelo, portanto, será uma elaboração teórica a partir dos dados coletados pela pesquisa.
Já avaliação das influências da interação e da interatividade na aprendizagem em ambientes virtuais utilizará outra metodologia. O projeto elaborará instrumentos para pesquisa e análise de dados, a fim de determinar se é possível observar ou mensurar diferenças na aprendizagem em funções dos tipos de atividades interativas desenvolvidas em ambientes virtuais.
Espera-se com o projeto colher dados suficientes para, juntamente com a fundamentação teórica e epistemológica também desenvolvida durante a pesquisa, gerar contribuições significativas para o design de atividades de aprendizagem, cursos e projetos em ambientes virtuais, especialmente na área de educação a distância.
Referências
MOORE, Michael. Three types of interaction. American Journal of Distance Education, v. 3, n. 2, p. 1-6, 1989.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
Gostei muito!
amo isso! o livro do Profº Marco Silva é divino, durante o adquiri um exemplar durante o ótimo dia do professor – EAD o futuro da arte. Preciso me dedicar a leitura do exemplar referenciado do Moore.